O tempo da promessa


"Agora, pois, dá-me este monte de que o SENHOR falou aquele dia; pois naquele dia tu ouviste que estavam ali os anaquins, e grandes e fortes cidades. Porventura o SENHOR será comigo, para os expulsar, como o SENHOR disse.
E Josué o abençoou, e deu a Calebe, filho de Jefoné, a Hebrom em herança."
                                                                                                                    Js 14.12-13

Vejamos para entender a passagem precisamos voltar na história a exatamente 45 anos antes desta conversa entre Calebe e Josué Nm 13.1-6.
Calebe escolhido para espiar à terra que Deus tinha prometido para o povo de Israel, entre dez homens valentes lá estava Calebe. Ele não sabia o que ia encontrar pela frente, apenas, obedeceu há uma ordem do servo de Deus chamado Moisés de expiar à terra, que segundo a promessa feita para Abraão seu pai a mais de quinhentos anos. Quanta fé, de um povo que nunca conheceu seu pai, não tinha uma vida de comunhão com o Deus de seus pais (Abraão, Isaque e Jacó). Calebe expiou à terra durante 40 dias, comprovou das maravilhas(Nm 13.21-26), provou do fruto, observou todas as dificuldades que eles iam enfrentar, para conquista-lá toda. Chegando ao arraial Calebe teve duas opções de seguir o que seus companheiros diziam ou ser diferente. Para isso vamos separar em duas partes.

1 A covardia de seus companheiros


Nm 13.31-33 "Porém, os homens que com eles subiram disseram. Não poderemos subir contra aquele povo, porque é mais forte do que nós.

E infamaram à terra que tinham espiado, dizendo aos filhos de Israel: À terra, pela qual passamos a espiá-la, é terra que consome os seus moradores; e todo o povo que vimos nela são homens de grande estatura.

Também vimos ali gigantes, filhos de Anaque, descendentes dos gigantes; e éramos aos nossos olhos como gafanhotos, e assim também éramos aos seus olhos”.


Após verem e contemplarem à terra e ver que era boa (Nm 13.27) não olharam para as bênçãos e sim para as dificuldades. Mas o que esperar de um povo nascido e criado como escravo do Egito?
Um povo acostumado a ver, os milagres que Deus realizara no meio do seu povo, se recusou de possuir à terra por causa dos homens e o seu grande poder. As pessoas responsáveis para trazer notícias boas para o povo fora os primeiros a desanimar todo o arraial ate mesmo os seus líderes religiosos (Moisés e Arão). Calebe poderia agir da mesma forma que seus companheiros, mas devido a dificuldades ele viu além daquilo que os outros viram.

2 A convicção de Calebe

Nm 14.6-9

"E Josué, filho de Num, e Calebe filho de Jefoné, dos que espiaram a terra, rasgaram as suas vestes.

E falaram a toda a congregação dos filhos de Israel, dizendo: A terra pela qual passamos a espiar é terra muito boa.

Se o SENHOR se agradar de nós, então nos porá nesta terra, e no-la dará; terra que mana leite e mel.

Tão-somente não sejais rebeldes contra o SENHOR, e não temais o povo dessa terra, porquanto são eles nosso pão; retirou-se deles o seu amparo, e o SENHOR é conosco; não os temais."


Calebe observou a terra toda, provou de seu fruto viu que à terra era, terra de gigantes, mas, confiou em Deus. Ora que exemplo de fé para todos nos hoje em dia. Calebe se fez diferente para com os seus companheiros, demonstrando que dava para conquistar a terra. O povo de Israel pensava que fossem encontrar uma terra aonde eles não tivessem que batalhar por ela, pensavam que Deus fossem resolver tudo por eles, meu irmão lembre-se: Deus não faz aquilo que você pode fazer.
Então ele resolveu se diferente de seus comapnheiros e animar o povo. Não, não escutem eles podem sim conquistar esta terra, podemos vencer qualquer inimigo que estiver na nossa frente, temos um Deus que guerreia por nos ao nosso lado (Nm 14.6-9). Se confiarmos nele, nos venceremos.

Conclusão

E hoje em dia muitos desistem no meio do caminho e se esquecem do que Deus já fez na sua vida, os exemplos que ele deixou para nos. Os seus sinais e prodígios realizados ao longo da história da humanidade, Deus já demonstrou o seu poder de todas as formas possíveis. Mas enfim a sua promessa para que se cumpra em sua vida depende de você conquistar, lute, combata não desista nunca, faca como Calebe e Josué mesmo depois de 45 anos Calebe conseguiu a sua promessa a sua possessão na terra prometida. Nao faça como os companheiros de Josué e Calebe, olhando as dificuldades, Deus te prometeu vá em frente não desista.

"TODA PROMESSA PASSA PELO TESTE DO TEMPO"

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.