Moises mil e quinhentos anos de espera (Parte 3)

5 Moisés e o seu exemplo para:

5.1. Judeus

Moises para os judeus não foi simplesmente um homem usado por Deus. Moises foi o grande libertador que transformou Israel em uma nação independente e livre das mãos do Egito. Se os judeus soubessem o local exato da morte de Moisés provavelmente eles adorariam a Moisés esqueceriam do verdadeiro Deus que os livrou das garras de Faraó. Podemos observar que povo de Israel era um povo que deixa se levar facilmente pelos povos a sua volta, assim como Israel adoravam a Neustã (A serpente de bronze que foi levantada no deserto) eles também adorariam a Moisés.

5.2 Cristãos

Para nos Moises não pode ser considerado simplesmente uma pessoa qualquer deve ser uma pessoa a ser imitada por todos. A comunhão que Moisés tinha com Deus era para cada filho de Deus, ter a mesma comunhão. Moises não era, melhor que ninguém para ter uma boa comunhão com Deus, e verdade que na época de Moises Deus escolhia as pessoas, e nos dias de hoje que Deus alcançou as nossas vidas. Jesus nos deu livre acesso ao pai nos dando a liberdade necessária para se ter acesso direto.

6 Moisés e o seu pedido para Deus

Para um líder escolhido por Deus não é fácil, todos os grandes lideres foram provados grandemente, com Moisés não poderia ser diferente. Ao ir receber das mãos de Deus as primeiras tabuas da lei, por causa da demora de quarenta dias, o povo que tinha terminado de sair do Egito, se corrompeu, ou melhor se esqueceu das maravilhas que Deus tinha feito no meio deles, e queriam ter uma vida de idolatria volta para imagens de escultura. Moisés deve ter ficado muito triste e chateado com a atitude do povo quando Deus disse para ele que o seu povo tinha se contaminado diante de um bezerro de ouro.
Moises, ao ver toma atitude uma boa atitude de líder e manda matar a todos os que tinham levado a Israel se contaminar diante de Deus. A intercessão de Moises como líder, pelos pecado do povo mais uma vez foi posta em prova. A fidelidade e comunhão com Deus, Moises poderia estar chateado com o povo mas ele se colocou em um posição de servo perante a face do Senhor. A atitude de intercessão de Moises tocou por varias vezes o coração de Deus, ao falar para Moises que a presença dEle não ia no meio de Israel, levou Moises a um ato desesperado para conseguir chamar a atenção de Deus para si.
Em Êxodo 32 e 33 relata uma historia lindas de comunhão com Deus o pedido ousado de Moises em querer ver a glória de Deus, a resposta creio q Moises deva ter ficado um pouco triste de não poder ver o rosto de Deus, mas sentir a gloria de Deus diante da vida de Moises eu creio que para ele foi a melhor coisa que poderia acontecer.
E certo que Moises morreu com 10 anos sem ver a face de Deus, apenas as costas de Deus. Mas o grande pedido não poderia ficar por ai, mesmo que passa-se mil e quinhentos anos. Deus iria cumprir e Moises veria a face de Deus. Voltamos para o começo para a passagem de Mateus 17. Aonde vemos Moises diante da face de Deus conversando com o próprio Deus em pessoa. È certo q este encontro possa ter sido apenas uma visão dos discípulos, possa ser também que não tenha sido Moises e Elias diante de Jesus. Mas a vida de um grande líder é marcada por um grande marco.

Conclusão

Falar da vida de Moises poderia levar, várias páginas vários livro e nunca seria repetitivo, a vida de um grande homem escolhido por Deus, para resgatar um povo da escravidão do Egito. Uma figura de Cristo no antigo testamento de grande importância até os dias de hoje para a nação de Israel. É certo que ficou várias coisa a respeito de Moises de fora, mas a mensagem de uma vida de intimidade com Deus, é o grande exemplo para a vida de todos.



Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.