O cristão e a águia

“Mas os que esperam no SENHOR renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão.” Isaias 40.31

Águia um animal que a bíblia compara com os servos fieis de Deus. Se pararmos para comparar a vida do cristão com as águias encontramos muitas semelhanças. Por que Deus compararia os seus filhos como este animal.

A vida da águia

A águia e uma das aves que tem maior longevidade da espécie, 70 anos, a bíblia diz que a vida do homem e de aproximadamente setenta anos de idade após isso e canseira e enfado Sl 90.10 (Os dias da nossa vida chegam a setenta anos, e se alguns, pela sua robustez, chegam a oitenta anos, o orgulho deles é canseira e enfado, pois cedo se corta e vamos voando.). Logo na longevidade da águia podemos fazer uma pequena comparacao com a vida de um ser humano. A águia e tida como uma animal que representa poder liberdade, muitos paises nos dias de hoje vêem na águia com o simbolo de liberdade e poder, uma das maiores potências mundial, tem com simbolo este lindo e belo animal.
A águia é monogamica, tendo apenas um parceiro nao muito diferente do mandato de Deus para o homem. Gn 2.24. Deus criou uma mulher uma adjuntora par ao homem, águia e monoganica fiel, a aguia ajuda a sua companheira na alimentacao de seus filhotes, cada águia tem um filho por ano. Ora o fato da coincidência na procriação entre a águia e o homem pode ser apenas a mais pura semelhança, enfim varios outros animais, também sao monogamicos.
Um dos fatos mas interessante na vida da águia e a chamada metamorfose que acontece com o animal. Alguns acreditam ser apenas uma lenda, ao se aproximar dos quarenta anos a águia voa para uma montanha mais alta e ela ela sofre uma transformação e um renovo, seu bico, suas garras suas penas sao trocadas e no final do tempo de 150 dias a águia se joga do alto da montanha em um voo de encontro ao chao, para perder as suas ultimas penas velhas, e ter o renovo de suas penas e estar pronta para viver mais trinta anos da sua vida.
Nas suas mediçoes a águia e muito menor que o corpo humano, mas ela alcança altura que o corpo humano não coensegue chegar, a águia e uma das poucas aves que alcança as maiores alturas na atimosfera, a sua visão e de 360 graus, ele consegue enchegar sua presa a uma altura de 50 km de distãncia, calculo de distância perfeito e poucas as vezes uma vitima consegue escapar de seu bote.


A grande comparação

Após conhecer e analisar um pouco sobre o comportamente e a forma de vida a aguia, podemos chegar a uma conclusao, obvia, não existe outro animal melhor par aser comparado com o cristão. A força da águia e a sua supremacia no ar e completamente infinita. Ela busca as suas forças nas correntes do ar, conseguindo passar horas apenas no movimento das correntes do ar.
A vida do cristão também está nas mais altas alturas, além do limite da águia o cristão consegue ir além. O cristão atraves da oração consegue chegar ao trono da presença de Deus, ao santuario do altíssimo. A fonte de toda a força da vida cristã, está nas alturas aonde a força e o nosso principal alimento se encontra.
Passaria horas e horas falando apenas sobre a fortaleza do cristão, mas em Isaias diz: Mas os que esperam no SENHOR renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão (Isaias 40.31) A passagem de Isaias esta muito além de uma comparação, envolve o cotidiano do cristão.
A metamorfose que águia passa é muito dolorosa, a águia arranca o seu velho bico batendo contra os rochedo, em um ato de dor insuportável arrancando aos pouco e esperando nascer outro bico para poder continuar a sua metamorfose, suas garras sao arrancadas com o seu novo bico uma por uma, e suas penas sao arrancadas com seu bico e com suas garras. O período de metamorfose da águia leva 150 dias cinco meses para poder estar pronta, nesse periodo a águia fica completamente indefesa fragilizada, mas mesmo assim ele insiste em seguir a sua transformação para viver.
O cristao, também passa por transformações, quantas dificuldades e lutas nos passamos que ser para nos transforma em um ser melhor, a metamorfose da águia ser para ele crescer, assim como os nossos problemas e desafios também servem para isso. Temos muitos exemplos na biblia de homens que passaram por grandes transformações em sua vida. Gosto muito do grande exemplo de Jó.

O exemplo de uma águia chamada Jó

Jó, para entender um pouco dessa águia (homem), precisariamos apenas de um versiculo do livro com o mesmo nome Jó 1.1. “HAVIA um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó; e era este homem íntegro, reto e temente a Deus e desviava-se do mal.”
No primeiro versiculo do livro nos podemos reparar suas qualidades. Primeiro integro, segundo reto, terceiro reto e quarto temente a Deus. Uma águia exemplar para Deus, mas que foi preciso passar por uma grande transformação. Em Jó 1.6-22, podemos ver a grande luta que Jó passou, era um homem rico, perdeu seus filhos seus bens, seus gados tudo porque precisava passar por uma metamorfose.
Ao lermos o livro de Jó procuramos tentar compreender qual era o motivo que levou Jó a ser provado daquela maneira, nao conseguimos encontrar uma boa explicação para o seu sofrimento todo. Assim como nos nao conseguimos compreender o motivo da águia leva a se automutilar, para poder renovar-se.
Jó assim como a águia teria muitos motivos para querer a morte (Jó 2.9-10). Mas as duas atitudes de Jó e da águia sao completamente diferentes eles preferem enfrentar a dura prova e dificuldade do que se entregar aos primeiros obstáculos.
Após o seu grande tempo de metamorfose Jó conseguiu entender o que levou ele a experimentar todo o seu sofrimento. Jó foi abençoado e reconheceu que realmente a vida que ele tinha com Deus era uma vida de aparencia. Para Jó a metamorfose fez com que ele reconhecesse a soberania de Deus em sua vida. Jó 42.5

Os Exemplos de duas águias chamadas Josué e Calebe

Uma outra águia(homem), de grande exemplo na bíblia sem sombra de duvida é Josué. O grande feito desta grande águia da bíblia está em sua visão de águia, que juntamente com seu companheiro Calebe, fizeram a difernça e conseguiram atingir os seus objetivos.
No livro de Numeros capitulo 13, Josué e seu companheiro sao enviados para expiar a terra, que o Senhor tinha prometido para o seu povo. Apos passar quarenta dias expiando a terra eles voltam contando as novas para Moises, dos dez enviado a expiar a terra, oito ficaram com medo e colocaram dificuldades para conquistar a terra (Nm 13.31-33). Josué e Calebe tambem poderiam ter a mesmo visão de seus companheiros, tendo uma visao limitada, um olhar superficial, nao conseguindo ver o q relamente Deus tinha entregues nas suas mãos. A visao de Josué e Calebe foi igual a visao de águia, a visao de 360 graus. Eles não olharam apenas para as dificuldades que eles iriam encontrar na terra, mas eles tambem olharam para as recompensa o que havia de bom na terra que foi prometida para eles. Após alguns anos de peregrinação. Josué e Calebe sao so dois unicos de sua geração que conseguiu entrar na terra prometida.

Conclusão

Comparaçoes entre homens e águias fica evidente a cada historia a cada paso que você ler a bíblia, e se apaixona pela historia de vida de cada pessoa. Deus e realmente sábio nao existiria outro animal melhor para nós cristão sermos comparados.
Então termino com a seguinte frase; Você é uma águia, forte e vencedora.


Uma outra forma que podemos ver a águia.A águia e Deus.

21 comentários

Anônimo disse...

nossa amei esse estudo muito profundo cresci muito através dele muito bom

Deus é fiel disse...

que nos possamos seguir este exemplo deste animal a qual Deus tem nos comparado, quando vier sobre nos o desànimo, as lutas,a vontade de desistir, lembre-se que atraves da fé voce pode voar mais alto que a águia chegar ao trono de Deus e pdir a ele renovo espiritual.nao desista fique firme ja estamos na reta final, Cristo esá voltando : COMENTARIO DO PASTOR PAULO CESAR CHAVES DA IGEJA ASSEMBLEIA DE DEUS EM ROSA DOS VENTOS NOVA ÍGUAÇÚ RJ P.R PRESIDENTE GIDEON CÉSAR LEMOS: MEU MSN. paulo.pastorchaves@hotmail.com FIQUE COMDEUS A PAZ DO SENHOR JESUS. EM 18 /07/2010

Deus é fiel disse...

que nos possamos seguir este exemplo deste animal a qual Deus tem nos comparado, quando vier sobre nos o desànimo, as lutas,a vontade de desistir, lembre-se que atraves da fé voce pode voar mais alto que a águia chegar ao trono de Deus e pdir a ele renovo espiritual.nao desista fique firme ja estamos na reta final, Cristo esá voltando : COMENTARIO DO PASTOR PAULO CESAR CHAVES DA IGEJA ASSEMBLEIA DE DEUS EM ROSA DOS VENTOS NOVA ÍGUAÇÚ RJ P.R PRESIDENTE GIDEON CÉSAR LEMOS: MEU MSN. paulo.pastorchaves@hotmail.com FIQUE COMDEUS A PAZ DO SENHOR JESUS. EM 18 /07/2010

Unknown disse...

Louvado seja Deus ..muito bom mesmo ...a fe vem do ouvir a palavra mas tambem ler a palavra de de DEUS .....MINHA FE. FOI RENOVADA NESSA MANHA.......

TRACK ENTRETENIMENTO ; DJ FÁBIO C disse...

Louvado seja o nosso Senhor Jesus Cristo.

Anônimo disse...

BOA NOITE. ESTOU PASSANDO POR VARIAS LUTAS, E COM ELA VEM O DESANIMO TOTAL,COLOQUEI MEU JOELHO NO CHÃO E COMECEI A ORAR, LER A BÍBLIA E LOUVAR CONSTANTEMENTE E DIARIAMENTE.ESTOU COM MUINTA FÉ QUE TUDO VAI MUDAR,EU CREIO NO MEU DEUS.ESSA COMPARAÇÃO DO CRISTÃO COM A ÁGUIA TEM A VER. FIQUEI FELIZ COM ESSE ESTUDO. FIQUE NA PAZ DO SENHOR. OBRIGADA.

Unknown disse...

A ÁGUIA CAÇA PARA COMER SÓ COME O QUE TÊM VIDA.NUNCA O QUE ESTÁ MORTO.A ÁGUIA SÓ MORA NA MONTANHA.A ÁGUIA SÓ CAÇA NA LUZ.

Enoque Júnior disse...

Amém, Deus seja louvado pela sua magnífica sabedoria. Como Cristãos devemos ter uma visão de fé, pensarmos positivo, pois maior é o que nos chamou, ELe Mesmo, nos fortalecerá com a sua graça. Deus o abençoe Pastor, por mais este aprendizado.

Anderson Bitencourt 88 disse...

A águia, sempre me identifiquei com este animal, a muito tempo venho passando por lutas, sou bipolar, doença que me eclodiu no quartel, mas o interessante que em minhas alucinações eu falava que tinha olhos como a águia que podia ver coisas que pessoas comuns não viam de fato vi algumas coisas do mundo espiritual antes mesmo de ter aceitado Jesus, hoje estável tomando medicações, más oras sou pego pela depressão, mas Deus tenho um chamado na minha vida, já fui revelado que serei pastor, mais não um pregador comum um pregado que faça a diferença, tenho facilidade em identificar simbologias, muitas das coisas que consumimos são oferecidas ao inimigo para vender mais, quero abrir aos olhos do irmãos, principalmente no que se refere a desenhos aminados, pois nossa crianças são contaminadas por essa aberrações. Por ora é isso, que aqui agradecer o irmão que fez este estudo, quero lhe dizer que é muito edificante esta postagem.

A paz do Senhor seja convosco! Amém

Unknown disse...

Ao buscar um versiculotsobre a águia encontrei esse maravilhoso texto, cheio de sabedoria e inspiração. Amei!

Unknown disse...

Amém

Lilineguinha disse...

Sempre me comparei com a águia,sigo um alvo, não me deixo fracassar. Ainda que enfrente as lutas eu sei que posso ir além, passei por tantas lutas. Tempestades horrendas. Pensei em desistir mas como sou uma águia. Não Caio, enfrentei com dor mas minha Vitória chegou.
Aleluia

Unknown disse...

O Glória a Deus,muito bom aprendi bastante com o estudo da águia.

Unknown disse...

O Glória a Deus,muito bom aprendi bastante com o estudo da águia.

Unknown disse...

Deus seja louvado, ensino maravilhoso

Unknown disse...

Tudo que o irmão falou é verdade sobre alimentos oferecido temos que orar antes de comer qualquer coisa.

Caroline Oliveira disse...

Glórias a Deus!

Daniel guilherme disse...

gostei era o que estava precisando para minha mensagem.estou a sua espera no watss 84 9 98501564 quero saber mais da bíblia.

Unknown disse...

Aleluia aleluia aleluia na paz do senhor, nós seres humanos temos que ser igual a águia fortes e não temermos nada que for impossível de superar, olha a gente enfrenta tanta coisa no nosso dia a dia tanta pressão que se fomos igual a águia venceremos todas as barreiras em nossos caminhos. assim como a águia vooa mais alto que seus problemas nós também podemos voar alto sem problema algum...por isso temos que ser fortes e firme na fé com DEUS... o glórias a DEUS aleluia senhor...

Anônimo disse...

Estudo muito rico e edificante!

Unknown disse...

Estudo maravilhoso, sempre me identifiquei com a águia,tanto que tenho ela como meu perfil no Facebook, sempre procurei saber o significado desta linda encantadora ave e descobri oquanto ela é forte e interessante, e por isso somos comparados a ela na palavra de Deus, louvado seja nosso senhor Jesus Cristo!🙏🙌

Tecnologia do Blogger.