Segurança no Pai

"Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos."
Sl 91.11


      Quando nascemos, temos que ter duas coisas: o bom leite materno é a segurança junto com a proteção de nossos pais. Os primeiros anos da nossa vida são os mais frágeis. É neste momento em que todo o ser humano precisa de alguém para estar perto dele para guardar e dar todo o conforto.
      E pensando desta forma que podemos ter a principal relação criador e criação. Deus nos criou conforme a sua imagem e semelhança, a glória da sua criação fomos criados para governar o mundo, feitos amigos de Deus. Ao lermos o capítulo 3 de Gênesis notamos que a comunhão entre Adão e Deus era continua ao ponto de Deus visitar sua criação na viração do dia.
      O pecado veio e destruiu toda a relação de intimidade, e o homem começou a deixar o seu criador passou a crescer e esquecer a proteção de Deus. Ao longo da história da humanidade vemos tentativa de buscar uma aproximação. Enos foi o primeiro homem citado a invocar o nome de Deus, Enoque foi o primeiro homem a voltar a ter uma intima comunhão com o Pai. E interessante a comparação entre a paternidade e a relação Deus/homem. Muitos filhos esperam um abraço ou até mesmo um carinho de seu pai, o número de rejeição a recém-nascidos vem aumentando constantemente e deixamos uma parte da vida destas crianças joga a pura sorte. O profeta Isaías escreveu: "Porventura pode uma mulher esquecer-se tanto de seu filho que cria, que não se compadeça dele, do filho do seu ventre? Mas ainda que está se esquecesse dele, contudo eu não me esquecerei de ti." (Is 49.15). 

1 - Proteção no caminho.

      O salmista expressa a sua confiança em Deus de uma forma bela, para te guardar em todos os teus caminhos. O Salmista tinha a plena convicção que somente por meio da proteção divina ele poderia ser guardado e protegido. O relacionamento entre homem e Deus aos poucos vinha sendo restaurado e sendo posto em prática, a fim de que o nosso Eterno Pai, estivesse presente em todos os momentos da nossa vida. A proteção divina é aquilo que nos faz acreditar que Ele seja real e isso acontece somente através da fé. O que é fé? O escritor do livro de Hebreus (alguns dizem que foi Paulo e outros Barnabé). Escreveu em Hb 11.1 que a fé é o fundamento daquilo que nós esperamos; cremos que o nosso pai Eterno está sempre ao nosso redor nos guardando e protegendo de todo o mal. Ora, mas por que então um justo ou um chamado filho de Deus sofre? Se pararmos para analisamos nossas vidas, só conseguimos buscar a presença de Deus como pai realmente quando estamos passando por momentos de provação. E fácil dizermos que Deus é o nosso pai quando estamos com bolso cheio de dinheiro, temos saúde, comida em nossa despeça, um bom emprego e várias outras coisas. Paulo em Fl 4.12. Paulo vem e afirma que mesmo ele tendo muitos bens ou não tendo nada em sua vida, ele confiava em Deus, pois o mesmo é a fonte de segurança. Estar firmado em Cristo é o melhor meio de enfrentarmos todas as situações do nosso dia a dia.

2 - O senhor que não falta

     Ora falar de segurança do Pai não poderia ficar de maneira nenhuma um dos maiores reis de Israel, David em seu Salmo mais famoso ele faz uma declaração bela a respeito da confiança e a segurança que ele tinha em Adonay. O Senhor é meu pastor e nada me faltará Sl 23.1, chegar a ser contraditório esse versículo dentro da realidade de alguns filhos de Deus que passam por provações, quantas pessoas nesse momento estão em um leito de hospital, sem ter o alimento, quantos estão desempregados sem esperança de conseguir um trabalho para poder se sustentar? O que me lembra o exemplo de Jó, ele também passou por momentos de dificuldades, mas, ele teve a certeza de que aquilo iria passar, Jó 19.25 bem sei que meu Redentor vive, palavras de Jó para seus amigos que o acusavam de não ser fiel e de não ter a proteção divina. E essa mesma confiança que está posta no Salmo 23, nos escritos originais não se tem a ligação da palavra "nada" pois David sabia que ele iria passar por problemas e dificuldades em sua vida. Vamos ver dentro da Tanach como seria a melhor interpretação para esse versículo: "O Senhor meu pastor não me falta" essa era a certeza que Davi tinha para com o nosso Deus.

     Me pergunto, será que nós temos realmente a Deus como Pai? Será que a nossa fé nos move da forma correta para que Deus esteja a nos proteger. Que possamos nós lembrar que nesses momentos difíceis e bons da nossa vida nos temos um Pai que está nos céus sempre pronto a nos proteger e nos livrar de todo o mal.
Shalom! Que Deus vos abençoe.



BLOG ATUALIZADO

A VERDADEIRA PROSPERIDADE




Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.