o noivo está batendo

"Eu abri ao meu amado, mas já o meu amado tinha se retirado, e tinha ido; a minha alma desfaleceu quando ele falou; busquei-o e não o achei, chamei-o e não me respondeu."   Ct 5.6

       Nos escritos do novo testamento lemos a comparação do noivado de Cristo e a igreja mostrando o conceito de relacionamento intimo ele não vem apenas do Novo testamento, mas também está presente no Velho testamento. No livro de Cantares está relatado o amor entre Salomão e a Sulamita, alguns estudiosos acham que o livro contém um apelo sexual muito grande dentro da bíblia. Mas, nos seus capítulos podemos tirar lições importantes para os nossos dias.
      Em cantares podemos ver a demonstração de amor tanto da parte do noivo como da noiva a relação contida dentro do livro, as frases de amor e as declarações apaixonadas de um para com o outro está presente durante todo o livro. O capítulo cinco esconde uma realidade da vida atual da noiva (igreja), ao se deparar diante do chamado do noivo. O amor que a noiva diz ter pelo noivo e demonstrada dentro do livro é nesse ponto que vamos tirar algumas lições para a nossa vida.

1 - Situação da igreja.

      No versículo um podemos observar como a noiva estava ela já possuía bena que não dependia mais da espera do noivo “ comi o meu favor com mel mel, bebi o meu vinho com leite. A noiva estava farta de nada pudera ter falta. Muitas igrejas (cristãos) estão como a Sulamita estão fartas com os prazeres e as novas que se pode oferecer, riquezas e as demais atrações que o mundo para de oferecer. O perigo da Sulamita não estava apenas no seu bem prazer, ela também dormiu cansou de esperar o seu noivo. Me lembrei da passagem das dez virgens onde todas dormiram enquanto esperavam o noivo. O versículo seguinte agrava ainda mais ao escutar a voz do seu noivo as perguntas do versículo 3 me preocupa "Já despi as minhas vestes; como as tornarei a vestir? Já lavei os meus pes; como os tornarei a sujar?". Essa é a pergunta que muito crentes fazem hoje em dia, sinais mostram a vinda de nosso noivo, mas a pergunta da maioria é: Me sujarei? Vou atrás de vidas? Vou evangelizar, orar e fazer a vontade de Deus? É triste de se pensar que muitos de nós estão agindo dessa forma, desprezando o chamado do noivo. Está conformada e descansada com aquilo que ele pode conseguir com o mundo. Líderes religiosos querem fama, status, dinheiro, reconhecimento, poder no meio político da sociedade, mas, esquecendo daquilo que Deus nos separou para fazermos (Mc 16.15).

2- O noivo passou.

      Mas é essa última esperança quando ele põe a mão pela brecha da porta e o cheiro de seu perfume exala, enche todo o quarto é que a noiva se dá conta, o noivo está batendo, ele está aqui. Nesse pequeno intervalo de tempo a noiva toma a atitude de se levantar e se depara com uma triste notícia o noivo se foi. É comum quando perdemos algo ficarmos triste e até mesmo ter a reação igual ao da Sulamita de sair correndo atrás daquilo que perdemos. Será que nos daremos conta da visitação do nosso noivo? Mt 24.26 nos da a advertência de como devemos estar esperando a volta do noivo. Sim muitos de nós estamos dormindo. Nós esquecemos da promessa que ele nos fez, o versículo 6 encerra com a frase "busquei-o e não o achei; chamei-o, e ele não respondeu". No livro de Is 55.6 diz "buscai ao senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto". Temos perdido o desejo de buscar a Deus e de invocar a sua presença, a nossa intimidade com o noivo esta sendo deixada de lado.
     Estamos mais preocupados com nossos afazeres do dia-a-dia do que com as coisas do alto. Cada dia que passa agindo como Marta enquanto bom era estarmos iguais a Maria aos pés de Jesus escutando a sua doce voz. O como será o dia de sua vinda? Será que Deus vai encontrar-nos de que jeito? Pode parecer palavras duras, mas cada palavra ver ferir o meu coração ao escrever esse texto e vem tocar o fundo da minha alma primeiramente. Mas, quanto tempo nós estamos dando para Deus? Será que estamos agindo como a Sulamita, feita em nossa cama e não querendo mais abrir a porta para o nosso amado?
"Eis que venho sem demora; guarda o que tenspara que ninguém tome a tua coroa."  Ap 3.11
      Estejamos alerta, voltemos ao primeiro amor que deixamos um dia para trás. Não é somente a pessoas que se afastou que precisa voltar ao primeiro amor, mas, principalmente aqueles que estão firmes na sua fé. Sim, depois disso possamos dizer em alta voz.

MARANATA. VEM JESUS
Shalom a todos.




"Passou a sega, findou o verão, e nós não estamos salvos."                 Jeremias 8.20







Um comentário

César disse...

Tremenda a mensagem... Glória a Deus pela sua vida! Me edificou e ajudou muito em meu estudo...

Tecnologia do Blogger.