Onde está firmada a sua casa?

"Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelha-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha."Mt 7.24

             A palavra de Deus deve ser o nosso maior alicerce principalmente nos momentos difíceis da nossa vida. Jesus nunca disse que teríamos uma vida fácil após o aceitar, mas, ele disse "no mundo tereis aflições"(Jo 16.33) e o que nós fazemos diariamente? Esquecemos das suas palavras e queremos o que ele pode nos dar de material, mas ele nos deu algo melhor, se entregou para nos dar a redenção. Jesus compara a nossa vida como uma casa construída sobre dois alicerces completamente diferente a rocha e a areia, o que elas têm de especial para nós proporcionar?

1 - O fundamento da casa.

        Todo bom construtor sabe que para nós começarmos uma casa temos que fazer o alicerce que vai servir de todo o sustento da obra. Assim, também é a nossa vida espiritual tem que começar sendo bem estruturada, muitas vezes o apóstolo Paulo quis dar outro tipo de alimento para os seus discípulos, mas, ele conhecia a situação de cada uma de suas diversas igrejas a quais ele fundou. 
       Em Corinto não foi muito diferente ele quisera dar um alimento mais sólido e os seus discípulos não estavam aptos para comer (I Co 3.2). Será quen vamos ficar se alimentando apenas de um leite quente dado a bebês? Avida humana é dividida em fases: nascemos,  crescemos, reproduzimos e morrermos.A vida espiritual não é muito diferente a nossa fé tem ser alimentada todos os dias e sustentada para que não possamos morrer nessa caminhada. 

2 - O exemplo da areia.

      Me lembrei de umamúsica infantil: "Não, não construa sua casa na areia. Não, não construa na beira do mar. Mesmoque pareça chique é impossível que ela fique. A tempestade a vai derrubar". É exatamente a fragilidade de uma casa sem um bom alicerce que sofre o risco de demolir. A vida espiritual pode ser definida pelo apóstolo Paulo em sua carta aos Coríntios (ICo 6.19)” ou não sabeis que o vosso corpo éo templo do Espírito Santo, que habita em vós". As palavras de Paulo vêm de encontro com a nossa vida e a forma como estamos vivendo. Onde está o nosso alicerce? Será que a nossa vida espiritual está realmente firmada na rocha? Ou jogada na areia? Onde ventos de doutrina pode nos afastar da realidade?
      Estamos vivendo dias em que os assim chamados cristãos estão sofrendo de uma crise de identidade, não podendo ser chamados a atenção que se ofendem e procuram outros ares para se congregar ou procuram um lugar que os agradem. Sou de uma época em que os crentes podiam enfrentar o que fosse, mas, eles estavam conscientes em quem eles criam e não importava o que acontecesse estavam firmes na palavra de Deus, o Justo Juiz e Senhor dos senhores.

3 - Oexemplo da rocha

       Jesus tinha a plena certeza de que não podia ter outra comparação melhor para representar a vida espiritual do crente do que as duas construções. Em muitas passagens da bíblia vemos o Messias como a rocha, o centro da fé e em muitos casos esquecemos desse pequeno e grande detalhe ao mesmo tempo.  Vivemos atarefados durante o nosso dia, cercados de problemas com a família, trabalho, relacionamentos e convivência com o próximo e várias outras coisas que servem para nos afastar da presença de Deus. A minha fé está firmada em Cristo autor e consumado da minha fé, ao meditarmos dentro das sagradas escrituras podemos observar que todos os heróis da fé estavam consciente e tinham a certeza de onde estava a sua fortaleza. Jó E um dos grandes exemplos disso (Jó 42.2), teve todos os motivos para esquecer de sua rocha, mas ele não desistiu sempre esteve firme pois, sabia que o seu Redentor estava vivo (Jó 19.25) e por isso ele confiou até o fim e recebeu o seu galardão.

Conclusão

      Quero perguntar a você onde está a sua fé? Onde você está construindo a sua casa? Na rocha ou na areia? Essa resposta pode ser a grande diferença em toda a sua vida. Jó ao saber em quem confiava e onde estava seu rochedo confiou e permaneceu firme em suas afirmações mesmo que seus amigos todos estivessem contra ele. A diferença do acreditar e confiar está nessa linha de pensamento de Jó, pois, após o seu grande sofrimento ele pode contemplar e ver que com os seus olhos a salvação do Senhor (Jó 42.5).
      Que a cada dia possamos colocar a nossa vida firmada na rocha, pois, somente firmados na rocha que é Cristo podemos estar seguros. Pois assim como Paulo possamos dizer: "Por cuja causa padeço também isto, mas não me envergonho; porque eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que é poderoso para guardar o meu depósito até àquele dia" II Tm 1.12.

Shalom.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.