A quem você tem?

"A quem tenho eu no céu senão a ti? e na terra não há quem eu deseje além de ti." Sl 73.25.

     Hoje uma das perguntas mais comuns é quem nos temos? A quem podemos recorrer nos momentos mais difíceis das nossas vidas? A quem pedimos dinheiro quando estamos precisando? A quem pediu auxílio nos momentos de enfermidades? Poderia colocar diversas perguntas e a respostas para cada uma deles poderiam ser diferentes ou até a mesma pessoa, mas, quantos de nós iriamos recorrer a Deus? Diversas pessoas recorreram a mesma pessoa nos seus momentos mais frágeis de suas vidas.

1 - Moisés, o líder

      Sim um dos grande profetas das bíblia foi um dos maiores campeões de pedir auxilio. Ora como não poderia deixar de ser? Enfrentou a pressão do povo pedindo alimento, Deus deu o maná. Enfrentou a pressão da sede a rocha deu água. Enfrentou a pressão da falta de carne, Deus deu cordonizes para o povo todo durante um mês todo (Nm 11.20). A quem ele recorria era capaz de fazer todas as coisas. Fez o mar se abrir diante do povo e destruiu os seus inimigos, falou em cima do Monte Sinai com o seu povo o qual foi rejeitado por eles. O mesmo que o alimentou durante dois períodos de quarenta dias em cima de um monte e quando desceu o seu rosto estava brilhando com um pouco da sua glória. 
      A verdadeira comunhão e a intimidade sincera com Deus fazia de Moisés uma pessoa que sabia quem ele tinha. Nos piores momentos de sua vida ele recorreu ao Senhor o qual estava prontamente para o socorrer e estender a sua mão. Ele sabia a grande importância de ter alguém que ele pudesse contar sempre. Ex 33.15 "Se tu mesmo não fores conosco, não nos faças subir daqui." Esse era a certeza de quem tinha provado o poder de uma pessoa a quem ele pudesse contar. 

2 - Jó, o perdedor que tinha tudo.

      Ele não era o único, é fácil nos termos alguém que sempre nos ajuda e estar pronto para estender a sua mão, mas, quando é ao contrário? Jó e o grande exemplo disso, em seu livro logo no primeiro capítulo temos quatro características de Jó: Reto, Integro, Temente a Deus e Desvia-se do mal (Jó 1.1) e podemos acrescentar era um intercessor (Jó 1.5). Ora mas ele não era igual a Moisés, ele não tinha intimidade com Deus. Apenas o temor e todo o respeito pela pessoa de Deus. A sua história é indecisa enquanto ao tempo em que ele tenha vivido, alguns dizem que foi na época de Jacó e outros na época dos reis e até mesmo que ele nunca existiu sendo apenas um conto israelita. Ele perdeu tudo, filhos, gado, bens materiais, servos e até mesmo a sua saúde.
      Jó aprendeu da pior maneira o que era estar no meio de um guerra espiritual entre Deus e o diabo. Mas, mesmo assim apesar de todas as desgraças que ocorreram em sua vida ele não negou a Deus e nem o amaldiçoou (Jó 1.21-22). Por confiar e saber de todas as maravilhas que Deus poderia lhe dar e as suas ações boas que demonstrava a sua fidelidade e adoração a Deus. ele sabia que aquilo que ele passava Deus iria por um fim mesmo que fosse com a sua morte (Jó 19.25-28). 

3 - O melhor que você pode ter.

      A quem você pode recorrer? Volto a primeira pergunta que só pode responder para si, Mas lhe mostrarei a quem você deve recorrer o mesmo Deus de Moisés que abriu o mar e fez da pedra sair água, o mesmo Deus que restaurou a saúde de Jó, o Deus que é vivo para todo o sempre. João 17.20 "20 E rogo não somente por estes, mas também por aqueles que pela sua palavra hão de crer em mim;". Sim o mesmo Deus que entregou o seu filho o qual orou por nós. O papel de Jesus é a ligação, o sacrifício perfeito que nos une a Deus. O mesmo Deus que ajudou seu servos no passado Ele nos ajuda nos dias atuais. Busquemos assim como o salmista ele sabia que não existia ninguém  melhor em todo o Universo existente melhor que o Deus. O seu amor por Deus impacta as almas sedentas por Deus até os dias de hoje: "A minha carne e o meu coração desfalecem; do meu coração, porém, Deus é a fortaleza, e o meu quinhão para sempre.Pois os que estão longe de ti perecerão; tu exterminas todos aqueles que se desviam de ti. Mas para mim, bom é aproximar-me de Deus; ponho a minha confiança no Senhor Deus, para anunciar todas as suas obras." (Sl 73.26-28). Sim verdadeiramente bom é Deus para com o seu povo (Sl 73.1), a único amigo que podemos recorrer em todos os momentos de nossas vidas.

Shalom lekulam! (Paz a todos!)

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.