O sal


"Vós sois o sal da terra. Mas se o sal perder o seu sabor, com o que se há de temperar? Para nada mais presta, senão para se lançar fora e ser pisado pelos homens. " Mt 5.13

    Conversando com um grande amigo me chamou atenção a seguinte pergunta que ele me fez: Sabes como saber que o sal perdeu o seu valor? Ele não perde a sua cor, não perde a sua consistência, não perde a sua forma a não ser o seu sabor (sua característica básica). Para que serve o sal? A resposta é simples para dar sabor aos alimentos, para conservar a carne em boas condições para uso. Mas o que acontece quando o sal perde o seu sabor? Como sabermos quando ele não presta? Quando ele perde o seu sabor e a sua função de salgar? Apenas provando dele sabemos que ele não serve mais para nada.
      Jesus comparou a igreja com o sal (Mt 5.13), assim, nos deixou a nossa importância nesta terra fomos criados para ser o diferencial ser o que o mundo não tem, o sabor que fora perdido lá no Éden com a queda do homem. A nossa sociedade caminha em passos largas para uma segunda depravação total de atos pecaminosos. Ao lermos os noticiários e acompanhando em nossas redes sociais e comum termos notícias de desgraças e mortes cada uma pior do que a outra. Jesus disse: "E quando vier o filho do Homem encontrará fé na terra? (Lc 18.8). Essa é a pergunta que mexe nos corações daqueles que amam a Deus verdadeiramente. Somos poucos dentro de um mundo corrupto e perdido, onde nossas ações para salgar incomoda a todas as classes. O mundo perdeu o seu sabor, a sociedade prefere as suas condições de miséria do que ouvir o que o sal tem para ela.
      O sal (igreja) está perdendo o sabor  cada dia que passa estamos, mais preocupados com a nossa vida social e o nosso status quo dentro do convívio da igreja que cumprir a nossa missão. O sal está perecendo aos poucos o sabor está se perdendo não é por falta de quantidade de sal (pessoas), mas, pela qualidade que ele está tendo.
      Mas, voltemos a pergunta original. "Como conhecer que o sal perde a sua função?"1 - Deixamos de ser sal. Quando a missão não é cumprida, quando passamos a ser um clube social, quando perdemos a santidade, quando perdemos o amor pelas pessoas perdidas e não levamos a palavra de Deus aos moribundos. 2 - Deixamos de ser sal. Quando queremos sempre os cargos mas, não queremos pagar o preço ou fazer aquilo que o cargo nos exige que façamos. Somos levados a ser a diferença, mas deixamos de ser sal quando agimos da mesma forma ou pior que o mundo. 3 - Perdemos a nossa função de sal. Quando deixamos de ter o nosso caráter espiritual a viver de forma santa e irrepreensível. Estamos em tempo de apostasia espiritual muito grande, talvez, nunca ouve na história da igreja uma tamanha onda de apóstatas que vem prejudicando a muitos irmãos na fé.
      Ora voltemos ao evangelho simples e puro a um amor não fingido. João em sua carta de Apocalipse nos deixa claro: "Lembra-te de onde caistes...". Onde nós caímos? Onde nós erramos? Onde a nossa geração falho com Deus? Voltemos ao evangelho, pratiquemos aquilo que Cristo deixou para nós cumprirmos e realizarmos nessa terra.

Participação de Johnata Gabriel.

Shalom Lekulam.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.