Apenas imaginar


"Porquanto em parte conhecemos e em parte profetizamos;" I Co 13.9




O como seria bom poder contemplar aquilo que nós almejamos. Nesses últimos dias parei para meditar um pouco de como seria ver aquilo que eu almejo. Uma visão única e que não tenho a mínima ideia de como será. Está parecendo um texto sem nenhum objetivo, mas, eu demonstrarei aos poucos o seu real sentido.
As vezes, tomamos atitude de imaginar como seria ou onde estaríamos se às nossas ações e atitudes do passado fossem diferentes das quais tomamos. Me levarei mais além onde estarei daqui a dez anos? Como será a minha vida? Aquilo que eu almejo terei conquistado?
É em meio a todas essas dúvidas que me encontro sou levado ao mesmo pensamento do apóstolo Paulo diz em Fp 1 20-24 que o seu desejo era de estar perto de Cristo, mas, por causa dos seus discípulos queria estar aqui. Creio que todos os verdadeiros cristãos já tiveram ou têm esse desejo. Não seria de se estranhar um desejo de ver a Glória de Deus em seu tabernáculo. Sim, sonho de muitos onde poucos conseguiram visualizar a grande majestade de Deus.


1 - A visão celestial de Isaías.


O que aconteceria com você ao entrar  no templo visualiza-se o trono de Deus? Eu fico me perguntando em todos os momentos quando o mínimo da sua presença é sentida nos cultos. Será que foi isso que o profeta sentiu? ou não chega nem perto da grande visão (Is 6.1-6). O como queria poder estar do lado de Isaías nesse momento, sentir um pouco do gostinho de poder contemplar a face de Deus.
Aquela visão foi magnífica ao ponto do profeta reconhecer a sua inferioridade e a sua real situação perante Deus. Muitos teólogos e estudiosos dividem o ministério do profeta antes e depois do capítulo seis. A mudança de atitude para com as coisas sagradas mudou por completo, suas ações foram mais ousadas e de forma direta. A intimidade com Deus mudou ao ponto de a qualquer momento o profeta ser usado por Deus. Ora Isaías não foi qualquer um, ele é o profeta do Messias, o que anunciou a forma virginal de Cristo. O capítulo ignorado pelos judeus na leitura anual da tanach (Is 53), sim tudo isso após a grande revelação de Deus a Isaías.


2 - Nos pés da visão.


O desejo de morte de Isaías não seria o único a ser relatado dentro do livro sagrado. O que falar de Daniel? João? Paulo? que tiveram o prazer (mesmo de forma diferentes) contemplar a presença de Deus. Daniel e João prostrados e caídos como morto diante da figura manifesta para eles de Deus. As visões de João no livro de Apocalipse nos leva a uma prova mais apurada daquilo que Isaías poderia ter presenciado (Ap 4.2), como pode ser isso? o autor do livro de apocalipse dar apenas referências a pedras preciosas e não conseguir descrever de como é realmente aquele ser sentado no trono.
É de se maravilhar ao ler todas alusões feitas a Deus dentro de Apocalipse, o como é maravilhoso poder imaginar a presença de um Ser Supremo. João conseguiu visualizar apenas os reflexos do seu grande objetivo. Em Ap 21.23 nos leva a acreditar que ele não conseguiu presenciar, pois, o resplendor de sua glória ilumina tudo à sua volta. Que grandioso ser é esse? O que João realmente pode presenciar no trono de Deus?
Cabe somente aqueles que têm a sede e a vontade apenas imaginar e esperar. E pedir para Deus que aquele “grande e maravilhoso dia para nós”. Se cumpra o mais rápido possível, pois, tenho sede de sua presença.


Shalom lekulam.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.