Porque adorar?

“E disse: Saí nu do ventre da minha mãe, e nu partirei. O Senhor o deu, o Senhor o levou; louvado seja o nome do Senhor”
Jó 1.21

Este livro sempre me chamou a atenção pelo seu conteúdo e enredo precioso. Muitas coisas podemos tirar como lição de vida sobre este personagem que esconde segredos sobre a sua existência. Segundo a cultura judaica Jó não existiu, alguns afirmam que ele fora contemporâneo de Abraão ou até mesmo de Jacó, sendo a segunda esposa de Jó a filha de Jacó. Prender-me-ei nesse simples versículo(Jó 1.21), como na maioria dos textos, interessante a respeito do versículo e que, a esposa dele estava certa, não havia mais porque insistir em ser fiel. Perdera tudo o que segundo a mente da esposa ele tinha. Filhos, gados, bens, servos e por último a sua saúde.
Com a velha ação da teologia da prosperidade e a nova teologia que prende o neófito mais do que liberta. Observo que o conceito de adoração vem mudando e o seu grande ponto é adorar da forma que lhe traga algo em troca. A ideologia de obedecer ou adorar a Deus para ser engrandecido e ter bens materiais. A ideologia não é do século XXI apesar que seus grandes defensores são do século XX e estão presente em nosso século. Jó sofreu essa falsa acusações de seus amigos. Ao longo de 36 capítulos podemos ver dois momentos Jó sendo acusado que estava em pecado e cometera algo que Deus não se agradou e ele defendendo-se das diversas acusações.
A nossa vida é assim dessa forma, hoje trocamos o Deus dos amigos de Jó pelos nosso pastores e líderes espirituais. Onde muitos levados pela nova teologia de que obedecer ou ser fiel a homens e mais importante do que os princípios divinos e os seus mandamentos. Ora, como podemos agir dessa forma? A triste realidade de nossa geração que se perde por não conhecer devidamente a palavra de Deus e o Deus que a palavra mostra.


1 - Porque adorar?


É a pergunta chave deste artigo porque? Me colocarei na incredulidade ou na falta de fé da esposa de Jó e direi: “Acabou tudo não tem motivos para se adorar a um Deus”. Seus pensamentos podem ser que estivesse perdendo a crença em Deus. ver a situação desprezível de seu marido era grande para ela e para os seus amigo (Jó 2. 7-8, 11-13). Mas a fé inabalável dele estava firme. Ora pelas quatro qualidade de Jó postos logo nos primeiros capítulo do livro diz que ele não pudera estar em falha diante de Deus (Jó 1.1,8; 2.3). Sem duvidar muitos de nós já teríamos blasfemado contra Deus. Ele realmente não tinha razões para ser fiel e estar diante de Deus. Filhos, patrimônio, gados, servos e sua saúde perdera o que ele tinha ainda de bem em sua vida?
O grande rei Davi foi sábio e conhecia muito bem o poder de ter aquilo que Jó tinha neste momento de necessidade de sua vida. O Senhor é o meu pastor e nada me faltará” (Sl 23.1). Para um não conhecedor pode parecer errado a colocação dessa passagem do Salmo mais conhecido e recitado mundialmente. Davi não quis dizer que ele teria de ter tudo à sua disposição para ter o Senhor e nem que Ele lhe daria tudo aquilo que você precisa. Assim como Davi. Jó tinha a convicção de que ele não perdera nada. Tudo que tinha sido levado ele poderia recuperar e ter novamente. Mas, o Senhor de Davi ficasse longe dele, tudo faltaria e ele não seria ninguém.
A verdadeira ação e motivo que Jó nunca deixou de adorar a Deus é que o bem mais precioso que ele tinha não ficara longe dele. O quantas vezes nós pensamos: “Senhor tu nos abandonou, estou só”. Nesses momentos que somos levados pelas necessidades da vida vemos o quanto a nossa adoração está muitas vezes baseadas em nosso bem querer. Aceitamos as benção que Deus nos dá mas não queremos aceitar quando ele nos tira. (Jó 2.10). A confiabilidade é tamanha de Jó naquilo que ele não via e nem conhecia. Ora a experiência levou ele a um grande patamar de intimidade com Deus (Jó 42.5-6).


2 - Quando a graça basta.


Para ele somente a presença de Deus era o suficiente. Os maiores líderes e heróis da bíblia reconheciam que seu maior triunfo não era as suas batalhas, suas casas, seus bens, seu dinheiro e seu conforto. E sim a quem eles serviam e que todos os planos estavam postos diante dEle. (Jó 42,2). “A minha graça lhe basta” é uma frase que gostamos de ser lembrados mais sem duvida e difícil de aceitar.
Paulo teve que escutar essa frase por três vezes ao orar a Deus para resolver seu problema (2 Co 12:9). Um homem que levou o verdadeiro evangelho de Cristo aos quatro cantos da Europa. E não conseguira se livrar de um espinho em sua carne. Como pode Deus não ouvir uma oração de um servo como Saulo? Mesmo com tudo isso ele aprendeu que a força de Deus se aperfeiçoaria nessa fraqueza. E que mais importante era saber para onde ele ia do que estar aqui neste mundo. No Livro de Hebreus (Hb 11) vemos diversos personagem que tiveram diversos motivos para negar a Deus, mas foi através da fé que eles mudaram a sua história.


Conclusão


Em Hb 11. 25-27 nessa passagem explica o verdadeiro motivo de que Jó nunca deixou de adorar pelo simples fato de desejar o que tinha de melhor. Não estava aqui onde a traça corroí, mas sim no alto onde é a morada daquele em que ele confiava. (Mt 6.29).


Shalm Lekulam

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.