Eklesia

"E todos os dias, no templo e de casa em casa, não cessavam de ensinar, e de anunciar a Jesus, o Cristo" At 5.4
Embate para alguns estudiosos e levando para a linha de pensamento de alguns chamados desigrejados. Essa passagem nos dá a grande importância da igreja primitiva para a sua época o que era viver dentro de um assembléia. A palavra do nosso tema vem da origem grega Eklesia, assembléia. Derivada de duas palavras “ek” de fora e da palavra “kaleo” chamar, logo é derivada de chamar de fora. A grande missão da chamada igreja e chama aqueles que não estão no círculo.
No livro de Atos os oito primeiros capítulos contam relatos de como a igreja evoluiu e se espalhou pelas terras próximas de Jerusalém. A passagem do nosso artigo nós demonstra um pouco de como era o dia a dia. Duas vertentes grandes e importantes para comunidade judaica.


O templo.


A referência de Atos é do segundo templo de Jerusalém que fora construído após o cativeiro. Era usado para a adoração judaica em todos os seus rituais e normas postas pelos fariseus e saduceus da época. É comum em nosso dias a falsa ideia de que este templo era de origem cristã, a qual, dá base para todo o sistema cristão que é conhecida hoje. O primeiro templo encontrado por pesquisadores fora encontrado na cidade de Rihib, Jordânia, embaixo da Catedral de São Jorge. O templo é datado de 33 d.C a 70 d.C. devido os utensílios encontrados local da escavação.
O que dizer? Se for datado realmente no ano de 70 d.C. todos os discípulos já estavam mortos, assim, nunca estiveram no local encontrado. A outra data teríamos contradições. Pelo nosso calendário atual 33 d.C. seria o ano em que Cristo faleceu, então sendo impossível de se ter a igreja naquele lugar nesse ano. O que é interessante nisto é que a igreja de São Jorge também é a mais velha do mundo todo fundada em 375 d.C. O templo é lugar para adoração a Deus onde todos acreditam que seja a morada de Deus, onde ele habita. Diversas passagens vem dar ênfase a crença da única morada. Mas, apesar de tudo todos os atos realizados pela igreja se deram fora dela.


De casa em casa.


O fator que fora esquecido por causa das construções dos templos cristãos na idade média. As reuniões nos lares sempre se fizeram presentes nos primeiros dias da igreja. Todas as instruções de Cristo para com seus seguidores se realizaram dentro de lares. Hoje com os métodos aplicados por muitas denominações vemos o grande crescimento dos cultos nos lares, através das células, pequenos grupos, grupos de orações e outras nomenclaturas que dão as reuniões fora dos templos. Fazer com que a igreja se volte para suas origens é louvável mas, o que ela tem de tão importante?
Na passagem do livro de Atos observamos que elas eram para de compartilhar o que se tinha. At 2.44 põe a importância dessas reuniões. Eram reuniões de boas novas, se tinha oração sim (At 12.12) muitas vezes a nossa fé precisa ser alcançada por ações mais íntimas e pequenas. O que falar da história de Cornélio? A qual convidou Pedro a ir até a sua casa para que ele pudesse ouvir a respeito do salvador. Hoje temos o costume que só se pode falar de Cristo dentro dos templos que não podemos ter o evangelho anunciado aqueles que não conhecem o amor de Cristo dentro de seus lares. As igrejas onde não se tem perseguição se esquecem da realidade de muitos irmãos que para falar do amor precisam se esconder e viver como bandidos foragidos do regime ditatorial.

A comunhão


Um dos textos utilizados dentro do cerimonial da Santa Ceia vem sendo interpretado apenas de uma forma. I Co 11,18-22 Paulo chama a atenção aos necessitados, aqueles que não tinham o que comer em suas casas. Eu diria que um dos grandes erros de nós cristãos e não saber dar valor aos nossos irmãos. Onde está a atitude de seguidores de Jesus? onde estaríamos alimentando a Jesus se nossos irmãos passam por necessidade e falta de alimento? Nós como eklesia somos responsáveis uns pelos outros. As reuniões serviam para se ter o alimento não somente a adoração. Quantas curas foram realizadas pelo Messias só por estar dentro dos lares de seus amigos?
Não sou contra a adoração nos templos é para essa finalidade que eles foram criados. Mas, ser eklesia é mais que isso é estar em convívio direto com seu próximo. Saber as necessidades dele estar perto. Conversando com um grande amigo antes de escrever sobre o assunto. Ele me colocou que poderia passar a ideia de ser contra o templo. Ora a igreja não é o físico feito por tijolos e cimento e sim o humano. Somos o corpo e como tal devemos estar perto da outra parte do corpo.


Que a cada dia possamos deixar de pensarmos que ser igreja está relacionado somente ao templo e não ao nosso convívio diário. O convívio dentro da própria casa dos irmãos deixa-nos a vontade. O sentimento da informalidade faz com que muitos possam sentir-se à vontade para expor suas dúvidas e seus problemas. A igreja somos nós que fazemos parte da eklesia cuidar dos nossos é a principal preocupação que devemos ter enquanto igreja.


Shalom Lekulam.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.