O presente

"Que darei eu ao Senhor, por todos os benefícios que me tem feito?" Sl 116:12




Em todo aniversário tem que se ter presente, assim, manda a tradição. Sem termos a certeza da data - talvez nunca saberemos - comemoramos o nascimento de um menino Deus. A pergunta do Salmista se torna a minha “O que darei ao Senhor?” Nesta época onde queremos agradar aos nosso parentes próximos e nos esquecemos do aniversariante. Vestimos roupas novas, boa comida preparada exclusivamente para esta situação. Vivemos dois dias de festa. Mas, o que damos ao aniversariante?
“Ao Senhor pertence a terra e tudo o que nela contém. O mundo e os que nele habitam” (Sl 24.1). Para complicar a nossa situação Ele e o possuidor de todas as coisas que vemos em volta. Nossas vidas pertence a Ele. Fomos escolhidos para estarmos no mundo pela sua graça e misericórdia. Não há nada que possamos fazer para presenteá-lo no seu aniversário. As nossas fraquezas e pecados nos afastam diante da sua presença. Mais de dois mil anos de seu nascimento continuamos a deixá-lo em um pequena manjedoura. Somos incapazes de dar o seu devido valor merecido. Mesmo aqueles que dizem que são seus irmãos se esquecem dele.
Se os israelitas comemorasse o aniversário do Deus deles poderíamos dizer que teria diversos rituais próprios. Quem sabe um tipo específico de sacrifício. Mas, para nós? seria válido? Qual o significado do Sl 51.16, será que Davi o homem segundo o coração de Deus estaria errado ao proferir tais palavras. No verso seguinte o mesmo autor dá a resposta para essa indagação “Corações contritos Deus não desprezará”, Davi tinha a certeza de que a melhor forma de presentear a Deus era a sinceridade de seu coração para com Ele.
Sim, podemos dizer que esse seja o único presente que poderíamos dar a um Ser dono de todas as coisas. O coração contrito, ser digno para ter a aceitação do próprio Deus. Saber como viver dentro da conformidade de ser chamado justo é um grande desafio nos dias atuais. Obter uma vida contrita para Deus, não quer dizer a humildade ao extremo como muitos monges pregam. Viver a contrição é saber se negar em benefício do próximo, fazer com que a missão deixada por ele ao longo dos seus anos de existência seja cumprida. Sim presentes são válidos podemos homenageá-lo. Nos evangelhos principalmente no livro de Mateus (Mt 25.31-43) lemos o aniversariante demonstrando qual seria um presente para ele. A bondade é a solidariedade para com o necessitado. Mas, qual necessitado? Aqueles que tem sede de ouvir a palavra de Deus. Levar a esperança ao aflito de coração.  O profeta Isaias já profetizara sobre Ele e a sua missão na terra. Is 61.1-4 uma profecia dada unicamente ao Messias a qual fora transferida para todos nós que confiamos e professamos a fé em Cristo através do Espírito Santo. Apregoar o ano de sua vinda, libertar os cativos, consolar os que choram. Essa é a nossa missao.

Nosso melhor presente para o aniversariante é fazer a sua vontade, realmente e se entregar para ele. Fazer como Joao Batista:  “Que Ele cresça e eu diminua” (Jo 3.30).

Feliz Natal.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.