Quando a armadura é pesada para nós

"Saul vestiu Davi com sua própria túnica, colocou-lhe uma armadura e lhe pôs um capacete de bronze na cabeça.
E disse a Saul: "Não consigo andar com isto, pois não estou acostumado". Então tirou tudo aquilo" .I Sm 17. 38


Pensamos muitas vezes que somos incapazes de suportar algumas necessidades e doenças que vem sobre nossas vidas. E nesse ponto o texto de I Samuel 17 vem de encontro com os nossos pensamentos e atitudes. Tenho uma amiga, a qual tenho grande admiração e carinho por ela. A cerca de um ano ou mais ela teve câncer. Ao longo de nossas longas conversas conheci um pouco a sua história de vida. Suportou a dor de ver um filho sofre um acidente e ter uma das pernas amputadas e superar a sua deficiência física. E outros mais que suportou ao longo de seus tantos anos de vida. E naquela situação estava quase para perder as suas forças, mas, tinha a certeza de que Deus estava com ela e que Ele seria a melhor resposta.
O que leva uma pessoa a tomar atitude como a dela? Era o que exatamente Davi tinha a plena convicção. Uma vez ou outra citarei o Sl 23.1, o qual está se tornando contínuo nos artigos do blogger. Mas, no verdadeiro sentido que David escreveu - o Senhor que não falta - a força que podemos confiar. Era assim a vida de Davi, ao longo de toda a sua trajetória e relatos bíblicos que lemos na Tanach e no velho testamento. O ponto principal da passagem são as palavras de Golias para o exército. Um grande guerreiro que desafiava apenas uma pessoa para o combate corpo a corpo, mas, a sua altura colocava medo em seus adversários. Os melhores guerreiros estavam reunidos naquele lugar. Jônatas príncipe herdeiro do trono, Joabe, Abner o comandante do exército de Saul, Urias muito provavelmente e outros grandes nomes que não são citados no livro.

1 - Quando fugimos de nossa responsabilidade.

Entre eles a responsabilidade estava sobre Saul. O rei experiente em batalha, homem de guerra, poderoso, o qual tinha o dever de defender o seu povo. A representação da autoridade do povo estava sobre sua vida. Assim como no tempo dos juízes aquele que assumia a figura de líder tinha o dever para com o povo e para com Deus de livrar o povo do inimigo. Ora o que levou Saul a se esconder daquela situação? Uma possível não bênção de Deus para estarem diante daquela batalha. Após o erro do sacrifício feito por Saul, não se tem mais relatos onde os sacerdotes foram as batalhas realizarem os sacrifícios a Deus. Não podemos culpar a falta do sacrifício, mas, sim a falta de fé na provisão divina.
O tempo era de perda de identidade, o povo perdera a fé em seu Deus, deixara largada a Arca da Aliança durante todo o reinado de Saul. As ações e atitudes humanas prevaleciam no reino estabelecido pelo Eterno. Poderemos entrar aqui na questão da real função de Saul para como o reino. Capitão ou Rei? Lemos em 1 Sm que Saul foi levantado como capitão sobre Israel o que mais tarde tornou-se rei para com toda a nação. Podem estar se perguntando Deus o constituiu rei. No livro de Oséias (Os 13.11) nos deixa claro a posição de Saul na história. Ao ir de encontro ao mandamento de Deus, apesar de serem alertados e ensinados sobre o proceder ao escolher um rei sobre o povo (Dt 17.10). Saul tinha que provar que era digno da sua condição real. Fora testado antes e fracassara e tinha em suas mão a segunda chance.

2 - Quando o dever não é seu.

Saul esperto vira em Davi a forma de se dar bem e resolver o seu problema. Continuando dentro de I Samuel  (I Sm 17.38-39) podemos ver que Davi se destacava também no meio do povo de Israel. No capítulo anterior (I Sm 16) lemos sobre a unção de Davi a rei de Israel, e podemos observar que naquele momento a unção que estava sobre Saul passara a Davi (I Sm 16. 13-14). A jornada de Davi seria grande até assumir o reino. Mas, ao ser enviado ao campo de batalha por seu pai para ter notícias de seus irmãos.
Notamos a diferença de ação entre os dois Saul, o que fugira de medo e Davi que fora para enfrentá-lo. Davi sabia que aquele desafio seria vencido, não pelas suas forças mas por causa do Deus que estava à sua frente. A confiança em Deus demonstrada nos seus salmos não era apenas palavras ele convivia diretamente sob a sua direção. Ter a certeza de que Deus estaria ao seu lado o tornava vencedor da situação.

3 - Quando a armadura pesa.

Ao se colocar à disposição a chances eram mínimas aos olhos humanos. O primeiro passo era colocar a armadura. Para um bom soldado treinado e experimentado em batalhas usá-la faz parte de seu dia a dia. Mas, um pastor simples do campo aquilo era novo e que o incomodava. A simplicidade de suas vestimentas jamais poderiam deter um guerreiro como Golias. Talvez Davi apesar de novo já conhecia a armadura descrita pelo apóstolo Saulo no livro de Efésios (Ef 6.10-18). Uma vez quando jovem fui perguntado como poderia usar essa armadura. A resposta é simples olhando para a passagem de Davi e Golias. Confiança naquele que pode lhe guardar. Volto ao querido Salmo 23. “O senhor meu pastor não faltará”. Sei que podem estar pensando a passagem está errada. Mas, é essa a tradução que eu prefiro usar ao longo de todos os meus textos.
A verdadeira armadura não está em nossas forças e sim onde confiamos. a passagem de Mt 6.19-20 vem enfatizar essa colocação é a confiança que devemos ter na nossa Rocha.


Shabat Shalom.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.