Voltar a origem (Primeiro amor)


"Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor." Ap 2.4

Toda a construção quando iniciada tem os seu alicerce. Assim podemos comparar a vida espiritual. Referir-se a primeiro amor nos remete a voltar às nossas origens aos nosso primeiros ensinamentos. Paulo escreveu a Timóteo para que ele permanecesse naquilo que ele tinha aprendido (II Tm 3.14). Paulo poderia dizer a ele que ficasse naquilo que Paulo ensinou, mas, ele volta às origens de seu discípulo. Não sabemos muito a respeito da mãe de Timóteo, apenas sabemos que ela era judia casada com um grego. Ao dar ênfase a essa educação o apóstolo estava se referindo ao seu conhecimentos sobre as leis de Deus para o seu povo, a qual era comum para o seu discípulo.
Mas falando sobre voltar ao primeiro amor é justamente o que Paulo escreveu para Timóteo e voltar às nossas origens. Rever conceitos que foram alterados e suas explicações sobre a mudança em relação ao assunto. Crescemos, aprendemos, pensamos de forma diferente, tudo isso nos leva a ver o mundo ao nosso redor de outra forma. O que faz com que mudemos nossas ações para com os outros, conosco e para com Deus.
Assim é a vida. Paulo escreveu aos coríntios (I Co 13.11) que as atitudes comportamentais tendem a mudar com o passar dos anos. Ora se as nossas ações tendem a mudar porque voltaríamos? Alguns pontos podemos descrever como sendo necessários. E na infância que o nosso caráter é formado. No mesmo período os mais importantes aprendizados são adquiridos e conquistados. Se pararmos para analisar por esse ponto de vista, tudo o que nós somos faz parte da nossa infância. E assim os hábitos precisam ser revistos e repensados.


1 - Ser como criança.


Jesus em um de seus sermões disse quem não fosse como uma criança não herdariam o reino de Deus (Mt 18.13). Palavras que fazem você refletir em muitos outros textos bíblicos tanto no velho como no novo testamento nos fazem a comparação entre o adulto e a criança. Não para voltar ou regredir as nossas atitudes, mas, manter a pureza no coração e ações sinceras.
Uma vez fui questionado ao dizer que preferia um louvor de crianças do que de um adulto. O motivo é simples: Quantas vezes nós adultos estamos cantando e adorando a Deus da boca para fora? Ao contrário de uma criança. è difícil você obrigat ou fazer com que uma criança ore e cante a Deus se ela não quiser. A sinceridade de uma criança move o coração de Deus. É por causa disso que Jesus fez a grande comparação com as crianças em seu sermão. Aprender a amar uma pessoa sem interesse ou por aquilo que ela possa nos oferecer.


2 - O maior mandamento.


A vida de um judeu e os mandamentos para nós cristão está baseado nos dez ditos (mandamentos) Ex 20.3-17. Jesus ao ser perguntado sobre qual era o maior mandamento ele deixou apenas dois; “amar a Deus e amar ao próximo” (Mt 22-34-40). O amor é a maior coisa que podemos fazer para com o outros. Mas, o que vem ser amar? Segundo o site bíblia paralela que usa o dicionário strong em seu banco de dados. A palavra ágape e denotada para a palavra amor. Mas ela vai mais além podemos usar ela para benevolência, afeição, amor e boa vontade. Então podemos dizer que o amar e ter afeição por alguém.
Quando nos amamos queremos estar sempre por perto da pessoa. A relação dos apaixonados é um bom exemplo do que é amar alguém. É nesse período que os dois estão sempre juntos conversando e se conhecendo constantemente. A vida espiritual podemos comparar dessa mesma forma. No livro de Cantares (Ct 5.8) Salomão escreveu sobre a paixão e a forma de como ele se sentia por não ter o seu noivo por perto. Podemos fazer a analogia entre Cristo e a igreja. Deixamos o nosso amor por Cristo se esfriar. Nosso dia a dia, profissão, estudos, família e muitas outras coisas colocamos no lugar que é dEle. E assim com o passar do tempo nos tornamos pessoas secas que apenas o têm como um conhecido ou como Ser Superior que alguns dizem que existe.

Conclusão


Por que não voltar? alguns não gostam da expressão se apaixonar por terem como algo passageiro. Mas é a na paixão que o fogo arde pela íntima comunhão com Deus. E quando nascemos novamente e as coisas se faz nova que aprendemos que Ele é a melhor coisa que pode ter nos acontecido. Por que esquecemos dos nossos primeiros dias com o pai? Que o nosso final possa ser melhor que o nosso começo (Ec 7.5).


Shalom Lekulam.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.