O Bocado mollhado

"Respondeu -lhe Jesus.É aquele a quem Eu der este pedaço de pão molhado no prato.” E tendo molhado o pedaço de pão, deu-o a Judas Iscariotes, filho de Simão." Jo 13.26


Ao ver um episódio da novela “Jesus” da TV Record, me deparei com a representação da “última ceia”. Ao longo de todo a cena veio os trechos das páginas sagradas em minha mente. Mas, uma simples frase me chamou a atenção. “AQUELE A QUE EU DER UM BOCADO MOLHADO”. Já li várias vezes essa mesma passagem creio que muitos de nós também passamos por essa passagem e não reparamos a profundidade desta frase de Jesus. Separei três pontos que me chamou a atenção.

1 - Representatividade do Corpo de Cristo

O evento ocorre logo após a ceia e a representatividade do Corpo de Cristo no gesto da ceia. Alguns dos símbolos mais importantes do cristianismo são demonstrados nessa passagem. O pão e  vinho (corpo e sangue). A partilha desse tem um simbolismo muito forte separado, mas, não paramos para analisar eles juntos. A de conhecimento e a biologia comprova que o corpo humano é composto de sólido (corpo) e líquido (sangue). Jesus citou que ele era o pão da vida que alimentava os famintos e os necessitados. E o sangue nos traz a redenção e purificação de nossos pecados.
Todos os discípulos fora dado o pão e vinho. Incluindo o seu traidor, Judas, participou como nada houvesse de acontecer. A ceia é o momento oportuno para o início da igreja. E através deste momento em que as últimas instruções são dadas aos onze. Os relatos da última conversa com os discípulos nós podemos ler no capítulos seguinte do evangelho de João (Jo 14-17). Jesus estava para ser preso naquela noite. Talvez a atitude de dar um pedaço molhado para Judas foi para que ele ao menos mudasse a ideia de o trair. Ou um simples alerta para os demais.



2 - A vida de Cristo estava nas mãos de Judas

Não se pode negar que Jesus poderia entreter Judas naquela reunião e assim evitar a prisão e consequentemente a sua morte. Mas, mesmo assim preferiu deixar a escolha e vontade de Judas. Os outros evangelho conta o preço da traição e como ocorreu. SeJoão trata da parte pessoal e aos pequenos detalhes daquele dia.
Dentro do original a palavra que foi traduzida como bocado ou pedaço nos diz o que realmente ela significava. Em seu contexto refere-se a um pedaço de pão esmigalhado ou farelo. E a palavra para molhado é “batzo” a mesma raiz de batismo. Ora interessante minutos antes Cristo faz a comparação “Tomai o pão, este é o meu corpo” (Mt 26.27) aquele segundo pedaço dado a Judas não fazia parte de um todo e sim aquilo que restara do pão. Aquele pequeno pedaço de pão estava representando todo o sofrimento que Jesus iria passar até a sua morte. E junto com ele todo a mudança que a sua morte viria através do batismo de Cristo na cruz.
E relevante para todos nós observamos que em nenhuma hipótese ele comeu a passagem de João nos diz que ele levou consigo. Ora porque levar um pedaço de pão? Pode ser que diversas dúvidas tenham passado pela cabeça de Judas neste período espaço de tempo o que levou ele a refletir.

3 - O que fazer com o nosso bocado molhado.

Ele sempre é visto como um traidor aquele que entregou a Jesus para morrer. Mas, não poderia ser outra pessoa a não ser Judas. O seu nome vem da raiz Judá. O mesmo nome de seu patriarca, ele estava representando todo o povo judeu na que exato momento. A revolta e a negação do Messias estava figurado sobre uma pessoa.
O que me levou a escrever foi esse pequeno fato ele levou consigo. O bocado que representa o sofrimento e a morte de Cristo. E nós? O que estamos fazendo com o nosso bocado? Somos libertos através daquele bocado que representa o sofrimento e morte de Jesus. Quantas vezes nós cristãos agimos como Judas? Vendemos a Cristo por algo que nos convém.
Muitas vezes procuramos viver a nossa vida da forma como queremos e esquecemos que entregamos a vida para que Ele viva em nós. A quanta falsidade e atitudes mesquinhas podemos tomar e agirmos como Judas e vender e entregar o nosso bocado para os sacerdotes.

Somos tentados e levando todos os dias a sabermos qual a verdadeira ação fazer com o nosso bocado molhado. Que sejamos firmes e constante em Cristo.

Shalom lekulam.
Paz a todos.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.