A geração de Mical

"Aconteceu que, entrando a arca do Senhor na cidade de Davi, Mical, filha de Saul, observava de uma janela. E, ao ver o rei Davi dançando e comemorando perante o Senhor, ela o desprezou em seu coração." 2 Sm 6:16

Muitas músicas gospel vem demonstrando a importância de um louvor extravagante ou sincero. Por muito tempo as igrejas foram proibidas de adorar a Deus de uma forma espontânea e livre, sempre seguindo o padrão robotizado e do "isso é errado'. Desculpas igual a "desse mundo eu já pertenci", "isso não é de Deus" e outros mais que prendem a adoração a Deus. Assim com essa pequena introdução ao mundo atual cristão de algumas igrejas. Falaremos de Mical é um exemplo de um crente preso a plastificação da adoração. Filha de Saul, ex rei de Israel e herdeiros ao trono ou estava na linha de sucessão. Vê seu marido David se expor no meio do público uma adoração extravagante e sincera. Alguns mais tradicionais podem dizer mas, ele estava nu (2 Sm 6.20) sem roupa. Se esquecem do ponto culminante, o motivo que levou Davi a dançar no meio do povo. A cultura do povo judaico é festivo e com muitas danças. No livro de Salmos nos diz que devemos louvar ao senhor com danças (Sl 150.4). Então porque deixamos de agir dessa forma? Porque estamos agindo como Mical?
O motivo de David.


David trouxera para a cidade de Jerusalém a Arca da Aliança(2 Sm 6) o que estava abandonada desde os dias da morte de Eli. No livro de Segunda Samuel vemos a primeira tentativa humana de levar a presença de Deus para o meio de Israel. Fracasso total o que causou a morte de uma pessoa. Ele estava acostumado com a "presença de Deus" em sua casa ao ponto de tornar comum e sem valor para ele. Muitas vezes agimos dessa forma a nossa adoração a Deus se torna comum e rotineira. Adoramos a um Deus vivo como se estivemos em um enterro e presos por cadeias que nos impede de adorá-lo em espírito e em verdade. Tornamos o culto de adoração e celebração a Deus em um mero encontro social. Com suas regras definidas e seu tempo cronômetro ado para tudo. Somente ao buscar a forma correta de se levar a Arca da Aliança que ele obteve o resultado e conseguiu levar para dentro de sua cidade.


Mical e suas prisões


Para Mical possa ser que aquele objeto não tivesse nenhuma importância. Não sabemos se ela tinha o conhecimento das atividades de David a respeito da arca. Ela podia estar acostumada com todos os rituais e costumes de seu povo a respeito de adorar a Deus. Mas seu coração estava longe dele. Uma das mais belas passagens para mim sem dúvida está em Jó 42.5, um homem que seguia todas as tradições e costumes da sua época a respeito de como adorar a Deus não conhecia a verdadeira forma de agradar a Deus. Às vezes é preciso mudarmos a nossa forma de adoração para conhecermos que Ele se faz presente.
O que lhe dá prazer? O que te atrai? Exaltamos e engrandecendo aquilo que nós damos importância. O que tem valor para nós exultamos e engrandecemos. Por esse motivo levar a arca era imprescindível para Davi. E para a sua esposa não tinha importância. Agimos muitas vezes como Mical, e negamos a importância da presença de Deus em nosso meio e nos prendemos por ritos e dogmas religiosos sem valor.


E como adorar a Deus?


Se você me perguntasse qual é a forma correta de se adorar a Deus? Simplesmente lhe responderia não existe. A forma de você adorar a Deus é com liberdade. Sem estar presos a religiosidade, não é bater palmas por causa dos outros. Não é dançar porque seus amigos fazem parte do ministério de dança. É ser livre para celebrar e adorar ao criador de todas as coisas. O livro de Salmos vem nos mostrando a forma como os salmistas O adoravam. Louvai ao Senhor na beleza de seu poder, louvai ao Senhor com címbalos sonoros, todo o ser que respira louve ao Senhor.
A adoração mecânica e plastificada não leva a lugar algum. Precisamos de experiências vivas e sinceras para com Deus. Nosso Deus é Vivo e a sua adoração tem que ser viva e eficaz.

Shalom Lekulam.

2 comentários

Leonardo Feitosa disse...

Muito bom abençoado,concordo plenamente,gostei do blog vou acompanhar sempre..🙏😀

André Vasconcelos disse...

A equipe do Adorador Eterno agradece o seu comentário.
E que tudo isso seja para a honra e a Glória de Deus. divulgue nas suas redes socias.
Siga o nosso facebook.

Tecnologia do Blogger.