O SERVO INÚTIL.

"Assim também vós, quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizei: Somos servos inúteis; fizemos somente o que devíamos fazer." Lc 17.10

Dizemos que somos servos. Mas, estamos servindo a quem? Muitas passagens relatam sobre servidão e mordomia, mas, nenhuma delas é igual a passagem de Lucas. Vamos analisar a passagem de uma forma simples e rápida. O fator histórico nos diz que era difícil um servo sentasse a mesa de seu senhor. Jesus o conduz sua parábola para seus discípulos. O início da parábola vem diretamente de um questionamento: “aumenta-nos a fé”. O texto é único em todas as passagens que falam sobre ser servo. Aquele servo era útil para o seu senhor pois, ele cumpriu todas as ordenanças que fora dada para ele. Podemos analisar dentro da bíblia diversos exemplos de servos que foram úteis para seus senhores e nenhum inútil. 

José

Começamos  pelo exemplo de José o qual foi escravizado e mesmo assim, não deixou de servir a Deus e permanecer  com o seu caráter a qual foi ensinado. Na hora de sua provação com a esposa de seu senhor, Potifar, não deixou de ser fiel a ele (Gn 39.1-21). Sua atenção estava voltada aos seus afazeres e não aos seus desejos. José estava acostumado a ter servos a sua disposição morando com seu pai. E se vê na mesma situação. Não sabemos como era a vida de José com os servos de seu pai. Mas, podemos imaginar que ele tinha o conhecimento de que a vida não era fácil. A exaltação e os planos de Deus para sua vida dependia de sua fidelidade para  os seus senhores.
Com todas as provações que ele passou em sua vida de servidão fazia parte de um plano melhor. Deus tinha um projeto que dependia da vida de José e que era necessário que ele fosse escravo para se tornar algo maior. A salvação de seus parentes estava nas mãos de seus atos e gestos como servo de seus opressores.

Josué.

Nem sempre a escravidão é um motivo para a servidão. Josué se tornou o braço direito de Moisés durante os longos anos no deserto. A servidão de Josué não era obrigatória a liberdade e o respeito para com o seu líder o tornava servo fiel (Nm 11.28). Por estar sempre por perto de Moisés e seguir firmemente suas instruções. Deus abençoa a Josué o qual substituiu Moisés após a sua morte. A sua liderança de baseou sempre nos ensinamentos e naquilo que ele aprendera com Moisés.
Uma vida de servidão que dependeu da vida de José mais de 400 anos antes de Josué nascer. A servidão a Moisés só pode acontecer por causa da servidão do Egito e o desejo de ser livre e ter a sua própria liberdade.

O servo inútil

Dois exemplos de servos úteis que cumpriram os seus deveres de servos em suas limitações e obrigações. Mas mesmo assim o que podemos dizer a mais sobre eles? Os dois apenas cumpriram suas obrigações para com seus senhores e seus líderes. Para nós eles seriam o exemplo ideal para seguirmos. Mas, eles fizeram nada mais daquilo que era o serviço deles a se fazer. Assim, Jesus nos mostra que aquele que faz o seu serviço obrigatório não faz nada mais que a sua obrigação. Somos servos de Cristo, somos responsáveis por levar a sua mensagem para toda a criatura. O ide (Mc 16.15) de Cristo é apenas um e muitas vezes nós negligenciamos aquilo que nos é posto para fazermos.
Deus não precisa de nossa ajuda, não damos lucratividade para Deus. Somos servos através da graça, que é um favor imerecido, apesar de todos os nossos esforços para fazer a sua obra possamos dizer que somos apenas um pequeno servo inútil.

Shalom lekulam.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.