A Casa

“Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?” 2 Co 6.19


Todos nós temos um lugar para descansar e pousar. O lugar onde nós chamamos de casa, lar, moradia, cafofo, barraco e outros apelidos carinhosos para casa. A passagem de 2 Coríntios nos fala sobre nós sermos morada de Deus. A ideia de que somos uma habitação de alguém nos faz refletirmos e irmos um pouco mais além de nossa simples vida.

1. As portas


Pensamos que isso é um conceito novo do tempo da graça mas, os judeus já tinham esse pensamento e tomavam essas atitudes para com os a sua vida diária com Deus. O salmista escreveu "Levantai ó portas as vossas cabeças" fica a pequena pergunta quando é que porta tem cabeça? Dentro da cultura.judaica nos leva a crer que seja o que eles chamam fator Dalet. No hebraico a palavra Deus está contida na palavra judeu ou Judá. Sendo que a única diferença é a letra Dalet que fica no meio da palavra. Mas, onde está a porta? Na própria letra o qual também.para nós é interpretada como porta. A passagem representativa do povo de Israel não se tem dúvidas de que ele é o exemplo para aquele mundo. “O relógio de Deus” como alguns pregadores antigos se referem para Israel. O que a igreja se tornou nos nosso dias? Somos a habitação do Espírito Santo, o mundo espera que nós sejamos mais. Jesu nos comparou com o “sal da terra” (Mt 5.13) e a “luz do mundo” (Mt 5.14) . Assim, vemos com é grande a missão que nos é confiada.
Deus espera que sejamos aquilo que ele criou. E que se volte para a comunhão que fora perdida no Éden. Os israelitas seriam o povo escolhido para ser essa representação da perfeita comunhão de Deus e homem. O afastamento do povo desde o Monte Sinai (Ex 20.19) negando o relacionamento que Deus tinha dado aos seus patriarcas. A qual passou para um povo que não conheceu a Deus em sua origem (Is 55.5; Rm 10.19). Somos este povo o qual, Deus pôs suas esperanças para que o mundo pudesse ser aquilo que o plano original estivesse em prática.


2. Somos Templos.


A igreja passou a estar na terra e mudou categoria. As portas saíram e entraram os templos do Espírito Santo (1 Co 6.19), a morada de Deus. Jesus disse para os seus discípulos que ficassem em Jerusalém até que fossem revestidos de poder (Lc 24.49). O ato acontece no dia de pentecostes (At 2) a partir daquele momento está fundada a Igreja de Cristo. Após o revestimento Pedro sai as portas do cenáculo e prega para todos que estavam na cidade e mais de cinco mil pessoas se convertem a Cristo.
Virar templo não é fácil, muitos acham que ao aceitar a Cristo já se torna um templo, não deixa de ser verdade, mas, a qualidade do templo só passa a ser quando você aprender a morrer. João Batista ao ser interrogado pelos seus discípulos se ele não tinha ciúmes que Jesus estava fazendo o mesmo trabalho que ele fazia. A resposta é simples e que deve ser a frase de todos os que são templos. Que Ele cresça e eu diminua (Jo 3.30). o segredo da verdadeira morada é diminuir a cada dia e deixar ele reinar. De maneira nenhuma podemos dizer que nos matar a cada seja fácil. Compreender as palavras do apóstolo Paulo que diz. Que para mim o morrer é viver. E o morrer é viver e o viver pra mim é Cristo (Fl 1.21).

Porque ser a casa a morada de alguém? Essa deve ser a grande indagação de nós hoje ou quando lermos esse pequeno texto. Devemos ser a casa pelo simples fato de Ele ter se entregado por nós. Ofereceu o que tinha de melhor para que pudéssemos estar ao seu lado e para que a sua Luz possa brilhar em nossas vidas.

Shalom Lekulam.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.