Não há pão (voltar ao primeiro amor)

Na época dos juízes houve fome na terra. Um homem de Belém de Judá, com a mulher e os dois filhos, foi viver por algum tempo nas terras de Moabe. - Rt 1.1

Uma passagem simples e que alguns podem dizer que nada tem demais haver fome já que naquela época era normal em algumas regiões. Mas, ali era Belém, (bet lehem, casa do pão), provavelmente era uma terra rica na plantação de trigo (Rt 2.3-4) quando estava no auge ou com as chuvas temporãs e com a terra fértil. A escassez da chuva e a situação alarmante do solo afastou muitas pessoas de suas casas. Assim foi com Noemi e sua família. Precisaram sair de sua terra para ir atrás de alimentos para subsistir.
Muitas vezes nós tomamos a mesma medida que Noemi e sua família saímos de onde não há pão e vamos para Moabe. O grande problema é que ela não estava indo atrás ela deixou a sua terra por causa da fome. E por isso sofreu as consequências e perdas importantes para ela. Não é errado ir atrás de alimentos mas, quando o seu motivo está indo de encontro a sua necessidade e a falta de fé faz que você erre na sua escolha.

1 Quando o pão volta a sua terra.

A terra voltou a dar seus frutos e com isso o pão voltou a cidade do pão. Noemi perderá sua família que fora com ela restando apenas estrangeiras ao seu lado. Que pelos costumes sumérios elas não tinham nenhuma obrigação com sua sogra já que ela não tinha nada para lhe oferecer.
Quando há novidades na terra pessoas voltam e se enchem de alegrias e querem recuperar o que perdeu. Assim, Noemi fez iria recomeçar na sua terra de origem. Sua nora Rute em um gesto de amor e carinho decidiu permanecer com ela (Rt 1.16) e seria de grande ajuda para o sustento de sua sogra. Deus nunca desampara aqueles que tem fome dEle, pensamos que estamos sozinhos, mas, Deus entra com a provisão e nós dá o pão necessário. Rute achou o parente resgatador o qual sustentou-lhes e de sua descendência sairia o melhor pão de Bet Lehem.

2. O pão descendente de Belém.

Em seu sermão da montanha Jesus nos ensinou a olharmos para os lírios e contemplar sua beleza natural (Mt 6.28) que não chegam e não plantam mas tem todos os dias o seu alimento.
Os profetas falaram a seu respeito "E tu Belém Eufrata és menor entre muitas da Judéia de ti virá a salvação" (Mq 5.2). Mesmo depois  de mil anos aproximadamente da fome na cidade. A pequena Belém voltaria a dar um pão.  Um pão diferente dos demais um eterno. Jesus, filho de Rute nota de Noemi, seria o verdadeiro pão para o mundo (Jo 6.35). O que supri toda falta de pão em nossas vidas e que nos enche completamente.

3. Quanto a falta de pão hoje.

Hoje nós necessitamos deste pão diariamente, muitos templos tem deixado de falar desse verdadeiro pão e se tornando uma terra infértil. A fome mudou deixou de ser física para ser uma fome espiritual, muitas pessoas estão padecendo de fome tendo comidas em suas casas. Mas, não se alimentam da forma correta. Isso nunca foi sobre necessidade física e sim sobre salvação e ser cheio da presença de Deus.
Precisamos voltar para Bet Lehem e nos alimentarmos. Não voltaremos como saímos sempre teremos pessoas novas ao nosso redor que precisaram saber que há pão na casa do pão.

Shalom

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.