Sois, fortes

"Pais, eu vos escrevo, porque conheceis aquele que é desde o princípio. Jovens, eu vos escrevo, porque vencestes o Maligno." 1 Jo 2.13
Hoje um dos grande perigos do mundo é uma doença chamada depressão. Ela chega devagar e quando menos se espera a pessoa está dominada por ela. Segundo o portal do doutor Drauzio Varella depressão é: "Uma doença psiquiátrica crônica e recorrente que produz alteração do humor caracterizada por tristeza profunda e forte sentimento de desesperança." Logo uma doença que pode alcançar qualquer pessoa depende do seu gênero, classe social, faixa etária e religião. Vemos no Brasil muitos casos de pastores se suicidando por não aguentar a pressão do ministério ou por problemas maiores. Apesar de alguns pensarem ela não é uma doença nova já existe a milhares de anos e afetou grande governadores e outras pessoas.
O discípulo amado João escreve para a igreja, principalmente aos Jovens: “Eu vos escrevo porque sois fortes.” (1 Jo 2,13-14). A palavra para Jovens usada por João é "neaniskos" o que refere-se a uma pessoa até quarenta anos de idade. Ao longo das páginas sagradas temos exemplos de diversos jovens que passaram por problemas. Mas, foram os jovens quais João escreveu. Eles viveram antes de João mas, o exemplo deles servia de exemplo não só para o que antes fora um jovem quando andava com Jesus ao escrever já lhe tinha certa idade. E que tinha passado por várias fases da vida durante a sua juventude.

1. Jovem sonhador.


O primeiro exemplo que eu trago é o do jovem sonhador. A idade onde todos fazemos planos e sonhos para o nosso futuro. É a partir da saída do colegial que nós começamos a pensar o que queremos fazer da vida, que rumo nós devemos seguir. Profissão, família, bens materiais, faculdade e todos os sonhos e desejos que temos em nosso coração. A bíblia nos leva a um jovem de aproximadamente 17 anos de idade quando teve alguns sonhos. Hoje este jovem estaria terminando os seus estudos básicos e partindo para uma vida adulta e cheia de responsabilidades e afazeres. E a época onde os jovens fazem o alistamento militar para servir o seu país e cumprir com o dever civil.
O tempo era outro, filho de um pai que tinha dez filhos antes dele, sendo o preferido do seu pai o que provocava ciúmes nos demais. E sonhou um sonho (Gn 37.5), muitas vezes as pessoas que estão ao nosso redor não gostam quando sonhamos. José teve sérios problemas com seus irmãos por causa de seus sonhos. Jovem não tem medo de ter sonhos ousados de enfrentar o mundo e sabe que não tem limites para aquilo que ele quer fazer. José foi vendido por seus irmãos a mercadores humanos os quais levaram para o Egito (Gn 37.26-28). Após a sua venda pro seus irmãos ele tinha todo os problemas para se entregar aos problemas e para de sonhar. José poderia ter sofrido de depressão se entregar a sua situação de escravo e servidão. Suas esperanças poderia ter um final, seus sonhos poderiam ter sidos mortos em sua mente. Mas, ele foi forte e soube esperar o momento do cumprimento de seu sonho. Vendido para Potifar e foi acusado injustamente pela mulher de seu dono de tentativa de estupro (Gn 39.7-12). Parou no cárcere, a sua situação era mais baixa ainda se ele tivera algum sinal de esperança nos seus sonhos se realizarem creio que devido aquela situação colocava um ponto final definitivamente. José após anos de servidão no Egito ele sai do cárcere e passa a governar toda a terra do Egito (Gn 41.33-44).


2. Jovem determinado.


José tinha uma virtude que deixava ele sempre confiante ele era determinado. Sempre buscava fazer tudo da melhor forma para seu senhor. O que nos leva a um segundo jovem. Muitas vezes quando temos um sonho alto pessoas vem para querer nos desanimar. Olha esse sonho é grande demais para você, jamais conseguirá realizar. Nosso segundo jovem recebeu uma missão de olhar a terra que seria a sua morada pelo resto de sua vida. Josué e Calebe e mais dez outros jovens foram escolhidos para ver a terra e trazer o relatórios. Ao passar quarenta dias percorrendo a terra voltando com as novas. Para a maioria as novas não eram boas em Nm 14 acompanhamos a história dos doze espias. Ora como seria fácil se a fé deles fossem igual a dos dois jovens de quarenta anos. Calebe se levanta e diz a terra é boa e vou conquistar (Nm 14.6-10). Apenas os dois conseguem entrar na terra prometida por causa de sua determinação. O problema que muitos viam na terra era os gigantes os filhos de Anakin. Depois de 41 anos Calebe ainda tem que enfrentar mais três gigantes para tomar posse de sua terra (Js 15.13-14).
Calebe poderia entrar em crise existencial, o que muitos chamam de depressão. Por causa da incredulidade dos outros ele teve que passar mais trinta e oito anos no deserto. Passou mais cinco lutando para colocar todas as tribos em sua possessão. E depois disso tudo lutar pela sua terra.


3. Jovem de princípios


Assim como Calebe existiu um jovem contemporâneo de João que fazia muita diferença. Não diz a idade dele mas, sofreu por ser jovem diante de pessoas mais velhas e preconceituosas. A bíblia diz que ele era filho de pai grego e mãe judia e mesmo assim servia ao senhor. Passou pelo processo religioso judaico para poder ser aceito pelos judeus. E andava com um dos maiores líderes do cristianismo. Nos livros da bíblia temos dois livros que levam o seu nome, os quais teólogos as classificam como cartas pastorais. O jovem Timóteo, sofreu perseguições e prisões juntamente com Paulo. Foi açoitado chicoteado mais em nenhum momento ele pensou em abandonar, ou se passou perto sempre buscou algo maior.
Por tudo que ele passou ele seria um forte candidato a sofre de depressão. Mas, ele estava firme naquilo que ele tinha aprendido. O que era constantemente lembrado pelo seu discipulador (II Tm 3.14-15). Um líder do cristianismo da segunda geração, o qual fez muita diferença após a morte de Paulo ou nas prisões de Paulo levando firmemente a palavra os discípulos de Cristo espalhados pelas igrejas abertas por Paulo. Não se conta a vida dele nas páginas sagradas mas, seu nome está para sempre lembrado e serve de exemplo até os dias de hoje para todos os líderes do cristianismo, os quais são ensinados e escolhidos dentro das suas cartas.


Poderia passar mais tempo aqui relatando sobre que poderia ter desistido. E sofre de problemas de depressão. Mas, os que foram aqui citados são exemplos de pessoas que enfrentaram muita coisa por amor a Cristo. Poderiam ter perdido os seus sonhos, ter ficado sem uma terra para chamar de sua e voltar a ser escravo ou poderia largar aquilo que tinham aprendido desde pequeno e ir para outros caminhos.


Shalom Lekulam.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.