Dois tipos de adoração (VOLTANDO AO PRIMEIRO AMOR).

"Dois homens subiram ao templo, para orar; um, fariseu, e o outro, publicano." Lc 18.10

Lemos diversas vezes no novo testamento a palavra fariseu. E pouco sabemos sobre ela. Em breve relato uma seita.judaica do século II a.C. que preservam as tradições e as escrituras. Eram frequentes nos templos e nas sinagogas e por muito tempo foram os principais perseguidores de Jesus em seu ministério. A passagem nos fala sobre adoração e onde vamos ver como eles adoravam e adentrarmos nesse contexto.


1. O fariseu.


Na passagem de Lucas dos cinco versículos três são dedicados a ele. O que analisamos ali é a sua oração a Deus. Eram pessoas que estavam em constante oração e no templo se dedicavam ao serviço de Deus e estavam em pé. Suas ações.muitas vezes não condiz com aquilo que eles defendiam o qual era alvo de constante embates com Jesus (Mt 23.23). A oração parece mais uma exaltação ao seu ego do que uma pronúncia de gratidão a Deus por tudo que ele fizera. E faz a comparação com o simples publicano.
    Aquele fariseu estava preso às tradições e dogmas religiosos que foram impostos por eles mesmos. Se esquecia da simplicidade da lei. E de concordar que você obedecer as 613 leis estipuladas por Deus dentro do judaísmo não era uma tarefa tão fácil e se descumprisse uma estava sendo vítima de todas as outras. Mas em seu momento de adoração ainda usava para menosprezar e engrandecer a si mesmo. Muitas vezes o nosso agir está igual ao do fariseu presos por dogmas religiosos e julgamos aos que achamos que são pecadores e não merecedores da graça de Cristo.


2. O publicano


O mais famoso desta classe e Zaqueu (Lc 19). Alguns deles como Zaqueu, eram judeus que trabalhavam para o império romano. E eram criticados por estarem explorando o povo cobrando os impostos. Mas, voltarei para o Fariseu o qual dentro das tradições judaicas explorava a fé do povo para obter iguarias e lugares de honra. zombava de um pecador, o qual, na sua visão não era digno de estar naquele lugar. O apóstolo Paulo nos diz que todos pecaram (Rm 3.23) e por causa disso estamos longe da presença de Deus.
O publicano estava com o sentimento de culpa de uma pessoa que sabia que errava constantemente e que conhecia que era indigna por estar dentro daquele lugar sagrado. As vezes pensamos que igreja é lugar de pessoas perfeitas. Mas, é onde nos enganamos somos imperfeitos e como o publicano a nossa adoração a Deus tem que ser simples, e reconhecendo a nossa insignificância para com Deus e as nossas limitações.


3. O que alcançou justificação


    E para muitos cristãos de hoje, acham que agir como o fariseu é estar justificado. Ser cumpridor de todos os rituais, estar diariamente na igreja, participando de congressos, encontros, cultos, células ou grupo pequenos. Estar dentro de toda a liturgia estipulada pelos homens que muitas vezes fogem do padrão das escrituras. O pecador, para o religioso saiu completamente sem nenhuma reconhecimento de Deus por causa de suas ações. Mas, jamais imaginaria que as suas ações não estaria sendo aceitas.
Jesus nos mostra que a humildade do publicano o justificou (Lc 18.14), pois, reconheceu o seu erro e sabia que não era digno para estar ali naquele lugar. Reconhecer nossas fraquezas e saber que só há um Deus em todo o mundo.

Shalom lekulam.
Paz a todos.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.