Vida Ministerial (Eli, o sacerdote sentado).

A vida ministerial tem seus altos e baixos todos os obreiros e líderes tem plena convicção. Grandes nomes tiveram os seus problemas e seus auges mas, a bíblia vem e nós fala de um a qual, vou descrever a sua vida aqui. O sacerdote Eli encontramos ele no livro de I Samuel nos primeiros quatro capítulos. A vida dele conhecemos pouco, sabemos que ele era um Juiz de Israel, o qual, julgou por quarenta anos. Pai de dois filhos que eram sacerdotes igualmente a ele. Fora esses detalhes não sabemos mas nada sobre ele.
Mas, nós capítulos conhecemos um pouco sobre o seu ministério sacerdotal. Não posso afirmar que ao longo de sua vida ministerial tenha sido todo desse jeito que será exposto aqui. E nem posso afirmar que tenha sido diferente da qual nós lemos nas páginas sagradas.

1. Julgava sem conhecer.


Essa sem dúvida podemos dizer que era um erro constante na vida de Eli. O segundo contato que lemos sobre o sacerdote ele está julgando Ana, mãe de Samuel (I Sm 1.12-14). Seria mais fácil ele se aproximar daquela mulher e perguntar o que estava acontecendo ou que motivos a levou para tal ato. Mas, como em muitas das vezes preferimos agir como Eli e passamos a estar no lugar de juiz e tomamos partido do lado em que nós apraz ou que temos mais afinidade.
Afinidade seria outro problema na vida de Eli, seus filhos, homens de Belial, sacerdotes que desobedeciam as leis de Deus e praticam prostituição, descaso com as leis de Deus, lascívia e outros atos mais (I Sm 2.22-25). Ele era conhecedor dos crimes de seus filhos. Mas, ao invés de afastá-los e corrigi-los preferiu permanecer como estava.


2. Não ouvia a voz de Deus.


Esse era um outro ponto crucial na vida do sacerdote. Eli era homem para estar a frente do povo e consultando a Deus e escutando a sua voz para transmitir ao povo seus mandamentos. No livro de Levítico lemos que a função dos levitas e sacerdotes estavam ligados a diversas áreas do povo, as quais, envolviam área medicinal, civil e religiosa. Muitos hoje agem da forma de Eli esquecem do Deus a que eles servem e passam a ouvir a sua própria voz e sua presença se auto proclamando deus. Não que a bíblia relata, mas, parou de ouvir e fez pouco caso do Senhor.
Eli tivera uma vida de comunhão com Deus, sabia reconhecer a sua voz. Mas, com o descaso e o seu comodismo fora grandemente advertido pelo profeta o qual decretou o final de sua linhagem sacerdotal. A vida era sem sentido para o sacerdote ao ponto de um pequeno menino criado por ele ser mais cheio que ele e mais temente a Deus. Aquele que era para ser consultado passa a consultar (I Sm 3.18-18). Todo o descaso de Eli para com Deus Samuel fez ao contrário se aproximava cada dia mais.


3. A morte sentada.


E assim resumimos a vida de Eli, um sacerdote que iniciou sentado e morre sentado. Para ele estar diante do tabernáculo ao noventa anos ele só podia ser o sumo sacerdote. Uma vida que terminou longe de Deus, sem crédito e sem geração. Termina igualmente como o significado do nome de seu neto que nasceu no dia de sua morte. ICABÔ sem Glória.
Quantos líderes nos dias de hoje está.da.mesma forma que Eli? Preferindo ser servidos do que está disposto a servir. Com o ego mais alto que a sua cabeça e fazendo seus liderados tratarem como deuses e não consegue enxergar o erro de sua própria geração. Não sejamos iguais a Eli, alcancemos corações voltados ao Senhor nosso Deus para que assim, possamos estar firmados e prontos para o dia de sua volta.


Shalom Lekulam (Paz a todos).

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.