Ministração
A casa do luto
Melhor e está na casa do luto do que onde há festa. Ec 7.4
Ao estar em um velório de partida de uma irmã querida. A palavra de Eclesiastes me veio em mente. E fiquei pensando o que Deus tinha para mim naquele lugar. Conhecia os familiares desde a minha adolescência e vi os filhos dela crescerem e se casarem. Naquele lugar compreendi o porquê das sábias palavras de Salomão.
Só vai para a casa do luto quem se importa com os familiares quem tem algo a passar e dizer para os familiares. Mas, nesse em especial tinha muito a aprender.
1. Quando a esperança acaba.
É um livro que eu gosto muito e uma das histórias pra mim que são das mais belas dentro da bíblia. A história de um homem que perdeu tudo aquilo que ele tinha, filhos, bens (gados) e por último a sua saúde. Tinha tudo para deixar de confiar em Deus. Mas, a sua fé era maior do que a sua dor (Jó 1.20) ele tinha motivos para deixar de crer mas não largou a sua convicção. Ora, não tinha mais nada que pudesse obter para lhe dar paz. E o único conselho de seus familiares mais perto era amaldiçoa teu Deus e morre.
Jó sabia que a única esperança era o Deus a quem era fiel (Jó 19.25) o qual com todos os seus problemas e dores ele veria a Deus com a solução. E mudaria a sua situação.
2. Quando há esperança na resposta.
A dor da perda para nós cristãos possa ser diferente do que a de Jó. Mas, nos agimos como David o qual jejuou pela vida de seu filho fruto de um adultério e após sete dias sem comer e sem tomar água ele sabe que seu filho faleceu (II Sm 12.15). Não se tinha mas nada a ser feito Deus não traria o seu filho de volta. E a ação de David foi mudar suas vestes e ir adorar ao Senhor.
3. Quando a nossa esperança é no futuro.
Hoje muitos de nós não conseguimos compreender o que Deus faz. Ele sempre agirá da melhor forma apesar de nossa dor física as vezes parecer superior e não vamos conseguir suportar. Mas a nossa esperança para quando um ente querido morre em Cristo é a esperança de um dia nós reencontramos novamente nos braços do pai.
Mas, o melhor da parte de Deus se cumpriu. Cabe a nós termos a fé de que um dia os que dormem no Senhor ressuscitarão e depois nós seremos transformados em um corpo glorioso (I Ts 4.13-15).
Shalom.
Post a Comment