Ministração
Trazendo a presenca de Deus
“E temeu Davi ao Senhor, naquele dia e disse: Como trarei a arca do Senhor?”
II Samuel 6.9
Muitos podem perguntar aonde está a presença de Deus neste versículo, pois bem, a arca da aliança representava a justiça de Deus diante do povo de Israel. Não era apena um objeto feito para embelezar o Tabernáculo, mas para ter uma importante função em seu contexto dentro do Tabernáculo, todas as peças tinham um significado especifico dentro do plano divino de Deus. A arca da Aliança representava a justiça de Deus (Ex. 25.10-22; 37.1-9; Hb. 9.4-9), ficava dentro do Santo dos Santos, lugar permitido só para o sumo sacerdote entrar uma vez durante o ano, para levar incenso diante da presença de Deus. Hoje o nosso sumo sacerdote é Cristo o qual tem entrada permanente na presença de deus Pai.
Conhecendo a passagem bíblica
A arca estava fora do Tabernáculo há muitos anos desde que os filisteus levaram a arca e trouxeram de volta a Jerusalém (I Samuel 5 e 6). Davi como filho de Deus fiel, queria trazer de volta a arca da Aliança, do lugar aonde estava até a cidade de Jerusalém aonde tinha preparado uma tenda para Ela.
Davi buscou trazer de qualquer jeito a arca da Aliança para Jerusalém, nisso ele cometeu um erro muito grande de fazer as coisas santas e sagradas, coisas comuns diante dos homens. Nós hoje em dia agimos da mesma forma que Davi agiu as vezes até pior que ele quando nós deixamos de fazer a vontade de Deus para fazer a nossa vontade própria. A morte de uma pessoa causou espanto a Davi, o qual temeu em continuar a trazer a arca do Concerto para Jerusalém. Após três meses Davi estudou e procurou nos livros sagrados a verdadeira forma de levar a arca da Aliança. Vamos ver quais foram ás atitudes tomadas por Davi que facilitaram a ele levar a arca para Jerusalém.
Passos para trazer a presença de Deus
1 - Ser levita (I Cr 15.2). Os levitas foram encarregados por Deus, em carregar e proteger os utensílios do Tabernáculo. O ministério levítico foi extinto na morte e ressurreição de Jesus e foi substituído pela igreja, hoje nós, como igreja temos o livre acesso a presença de Deus através do sangue e da pessoa de Jesus (I Tm 2.5;Hb 9.15;Hb 12.24)
2 – Santificação (I Cr 15.14). Santificação processo de separação do mundo, ou seja, ser santo,separado (Hb12.14; I Ts 4.3,7). A santificação e um ponto fundamental para trazermos a presença de Deus para a nossa vida , nunca devemos nos esquecer que Deus e santo e seus adoradores tem que ter uma vida de santidade. Não conseguiremos trazer a presença da glória de Deus as nossas vidas se não mudarmos as nossas atitudes.
3 – Louvor e adoração (I Cr 15.16) O louvor engrandece a Deus pelo que Ele fez. A bíblia nos manda apresentarmos a Deus sacrifícios de louvores (Sl 116.17). Davi era mestre nesse assunto é tanto que maioria dos Salmos são de sua autoria. Músico separado e escolhido por Deus.
A adoração não pode ficar de fora. Temos que adorar a Deus pelo que Ele é. Adoração traz a presença de Deus para perto do homem, ou melhor, nós fazermos a vontade de Deus em nossas vidas nos fomos chamados e escolhidos para adorar a Deus (João 4.23,24)
Post a Comment