Um passo diferente

E, ouvindo passar a multidão, perguntou que era aquilo." Lc 18.36

      Como podemos conhecer uma pessoa sem ser através da visão? Os deficientes visuais possui os outros sentidos melhorados, assim,  tendo uma melhor audição, tato,  olfato e paladar.  Como base nessa linha de raciocínio vamos ver um cego que todos os dias estava sentado no mesmo lugar em sua cidade. Ele poderia conhecer qualquer pessoa através da voz da pessoa, tendo o contato diariamente com a pessoa já que sua memória estaria voltada a voz da pessoa e não suas características físicas. Como posto antes a descrição do deficientes a reconhecer uma pessoa poderia estar na sua forma de andar é nesse ponto que entramos na vida de nosso personagem.


1 - O passo da esperança.

      Bartimeu escutou um barulho diferente daquele que estava acostumado a escutar a agitação tomava conta do local aonde estava Bartimeu. Não sabemos como era a movimentação daquela cidade, mas, o certo é que o acontecimento chamou a atenção dele. E comum do ser humano quando percebe algo diferente parar para saber o que estava acontecendo, a única  a forma dele saber era  a perguntar  a de alguém  que estava ao seu lado para saber as coisas a resposta dada para ele é Jesus está passando. Ora Bartimeu viu naqueles passos de agitação uma grande esperança ele tinha que fazer algo para chamar a atenção de Jesus e encontra a única forma que ele poderia fazer: Yeshua ben David, tem misericórdia de mim. Os seus frutos cada vez mais alto até conseguir chamar a sua atenção.

2 - O passo de cura.

      Para se ter o segundo passo foi nescessário uma ação de Bartimeu o seu barulho foi tão grande que chegou aos ouvidos de Jesus que parou o seu caminho para escutar o clamor de Bartimeu. Não é relatado a reação de Bartimeu, mas podemos imaginar que naquele momento quando ele percebe que os passos tinham parado ele pode ter se pensado eu consegui e hoje que eu vou ter o meu milagre. Em Lc 18.40 nos relata que Jesus mandou chama a Bartimeu não sabemos quem foi mas, provavelmente seus discípulos.
Os passos dos discípulos em sua direção pode ser que tenha causado um espanto e admiração na vida de Bartimeu e se perguntou quem está vindo? será que é Jesus? A notícia de que ele teria de ir até o encontro de JESUS não abalou a sua fé mas o encheu ainda mais de esperança. Os seus passos para a sua cura estava cada vez mais próximo é a sua fé sendo grandemente fortalecida pois a certeza de seu clamor fora ouvido.


3 - O passo de liberdade.

      Chegou a Jesus é a pergunta foi: Que queres que eu ti faça? Ora sou cego lógico quero ver, saber como é o mundo só vejo escuridão estou cansado disso quero mudar a minha história. Jesus não demorou atendeu ao seu pedido: Bartimeu veja a tua fé de curou (Lc 18.41) e ele viu tendo assim o seu passo  para a cura realizado conforme as suas necessidades. 
      O que fazer diante de um mundo completamente diferente daquele que você estava acostumado a ver? Bartimeu tem escolhas a fazer pela primeira vez em sua vida ele poderia escolher para onde ir sem ter medo de cair em um buraco, sem ter alguém para segurar-lhe pela mão. A escolha dele nos leva ao terceiro passo que dependendo de sua escolha faria muita diferença em todo o resto de sua vida. Lucas continua o relato da vida de Bartimeu e a sua decisão ele decidiu seguir a Jesus. O seu passo de liberdade foi simplesmente não ter liberdade, seguir aquele que lhe deu a visão era a melhor escolha que ele poderia ter tomado, assim como Pedro disse: aonde irei se só tu tens a palavra de vida Eterna.


Conclusão

      Para onde ir? qual passo tomar? o que fazer? São lições que podemos tirar dentro do exemplo de Bartimeu, ele escutou os passos que trouxe esperança para a sua vida e não teve dúvida, de que ele não podia ficar calado tendo que tomar uma atitude para dar o passo para a sua cura. Sem o seu clamor Bartimeu nunca alcançaria o seu milagre. é preciso dar o passo da cura para alcançar seu milagre e depois escolher o passo talvez possa ser o passo decisivo para você o passo de liberdade. Queremos muitas vezes a cura, mas onde está o passo da liberdade? estamos escolhendo o passo que Bartimeu escolheu ou fazendo o oposto? 
      Que possamos sempre a cada dia escolher corretamente o nosso passo de liberdade. Somos livres para escolher, mas, nossas escolha gera consequências em toda a nossa vida.



SHALOM.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.