Largando a promessa.

"Disseram mais: Se achamos graça aos teus olhos, dê-se esta terra aos teus servos em possessão; e não nos faças passar o Jordão." Nm 32.5

      As lembranças do Egito eram constante na vida dos israelitas, suas paixões por ter um lugar fixo, sem passar fome e sede ou até mesmo do alho poró o qual foi uma das queijas deles para com Moisés. Perto de entrar na terra prometida devido as vitórias do povo sobre as cidades dos amalequitas. As pastagens daquela região chamou atenção dos filhos de Ruben e de Gade o qual a desejaram para possuí-las.
      A advertência de Moisés para as duas tribos foi grande e relembrou todos os passos de seus pais os quais desmotivaram toda uma geração, por não confiar em Deus e na sua promessa. Pode-se dizer que eles queriam apenas um lugar pra ter a suas casa e suas cidades, pois, os quarenta anos vivendo no deserto com a esperança de ter uma terra própria que estava a sua frente.
      O ato de egoísmo poderia desmotivar todas as outras tribos para não atravessar o Jordão e ficando apenas reduzidos aquela pequena extensão de terra. Essa foi a preocupação de Moisés ao ver o pedido. A maior parte da terra estava dalém do Jordão. Por isso as outras nove tribos e meia precisavam ultrapassar para poder receber a sua parte.
     As duas tribos e meio podem ter agido de forma egoísta para com as outras tribos, já que a preocupação deles estavam somente nele e não no todo. Quantas vezes não agimos assim? Abandonamos a nossa promessa por vermos uma terra boa para nós descansarmos? É deixamos o melhor aquilo que Deus quer dar para nós por causa dos nossos atos de egoísmo. Perdemos o que era nosso por termos medo de passar o Jordão e conquistar toda a terra. Conquistar não é para todos e para aqueles que querem sair da zona de conforto e avançar em rumo ao desconhecido e confiar nAquele a quem nós enviou a cumprir essa missão.


Shalom Lekulam (Paz para todos)

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.