O caminho até uma cura




"E rogava-lhe muito, dizendo: Minha filha está à morte; rogo-te que venhas e lhe imponhas as mãos, para que sare, e viva." Mc 5.23



      Como você se comportaria sabendo que a pessoa que pode salvar a vida da pessoa a quem você ama parar no meio do caminho para atender uma outra pessoa e que nesse intervalo de tempo seu ente querido falecesse? Com certeza é uma situação que ninguém desejaria passar, mas, um pai teve que passar por essa situação, não somete a pausa no caminho, mas vencer todos os seus conceitos de uma pessoa a qual ele em algum momento poderia ter julgado da forma errada.

1 - O Pai que venceu seu preconceito.

      O que fazer quando se é pai e nosso (a) filho (a) está com pouca chance de vida? Sim é recorrer para quem pode ajudar, hoje levaríamos para os melhores hospitais se a nossa condição financeira nos permitir. Mas, estamos no século I com pouco recurso e avanço da medicina, nossa filha está doente a solução é uma pessoa que está curando pessoas de todo o tipo de enfermidade vou até ele para que ele a cure. Êpa! Espera um momento, tenho um importante cargo no meu povo, sou um dos principais da sinagoga, meu povo é contra ele o cara que diz ser filho de Deus é blasfêmia. Sim, ele pode curar o meu filho.
     Essa era a questão de Jairo, um dos principais sacerdotes, estava atrás de Jesus, ele deve ter pensados várias vezes se era correto ir atrás daquele homem que seus amigos e até ele mesmo o julgara da forma errada. A dúvida de Jairo deveria ser grande, o medo de ser reconhecido no meio do povo dizendo: olha lá, Jairo e sacerdote, mas ele está atrás de Jesus então deve ser verdade, ele pode ser filho de Deus. Jairo com certeza pensou nessa hipótese antes de ir até o Mashiah. O exemplo dado a nós e válido nos dias de hoje, quantos estão agindo da mesma forma que Jairo, recorrer a Cristo só não última hora? A decisão dele venceu qualquer obstáculo que ele possa ter colocado em sua mente. 
Jairo agora estava diante do cara que ele sabia que poderia resolver o seu problema e faz o pedido cura a minha filha.

2 - Parada no meio do caminho.

      Jesus aceita em ir até a casa de Jairo para curar a sua filha daquela doença que ele achava que iria matar a sua filha. Mas, no meio do caminho uma parada inesperada e uma frase do mestre: alguém me tocou. Fico imaginando o que passou na cabeça de Jairo - a ideia que me levou a Escrever sobre essa passagem - a pausa e ele ver que uma mulher toca em Jesus e ele fica curada aqui podemos acreditar em duas linhas de pensamento para Jairo.
 2.1 - A mulher foi curada e minha filha vai ser também. Talvez foi o pensamento de Jairo, não estando preocupado com a demora pois ele confiava em Jesus. A bíblia não relata a distância entre a casa de Jairo e a cura da mulher do fluxo de sangue, poderia estar perto de sua casa, o pensamento pode ter sido: estamos perto de casa vai dar tempo para ela ser curada, assim como possa ser que estava no começo da jornada, não fazendo assim muita diferença.
2.2 - A mulher atrapalhou a cura da minha filha. E estranho nos pensarmos que Jairo possa ter pensado isso, já que ele do ter com Jesus e ele tinha a consciência de que todos o quanto Jesus encontrava eles eram curados. Como estava o coração de Jairo? Essa mulher está atrapalhando a cura da minha filha, Jesus deixa ela já está curada, caso resolvido, minha filha e mais importante do que ela. Vamos correr Jesus ela precisa de você.

3 - A perda da esperança da cura

      É nessa situação e talvez conflito de pensamento que Jairo recebe a notícia: "Jairo a sua filha está morta deixe ele em paz já não tem mais solução". Creio que nesse momento Jairo ficou sem chão sabendo que a cura que ele esperava que iria acontecer, agora não era possível. Volto às duas colocações no tópico anterior o pensamento de Jairo poderia ser Jesus, por que você parou para falar com esta mulher ela já estava acostumada com a sua doença minha filha não é agora ela está morta. Ele pode ter ficado chateado com esse intervalo de tempo, ou a sua esperança pode ter aumentado, não sabemos ao certo se Jesus já havia ressuscitado alguém antes deste evento. Se Jesus já tivesse realizado este milagre sua esperança pode ter aumentado. Sabemos que mitos dos milagres que Jesus realizou não foi escrito, como está escrito em Jo 21.25 nos diz que muito milagres não foram relatados.
      As palavras de Jesus foram confortantes para a vida de Jairo:  ela apenas dorme. Como assim? Ela dorme, mas disseram para mim que ela é falecida e ele diz que ele apenas dorme? Ao entrar na casa ele vai para o quarto da menina, analisamos a última vez a ação de Jairo, seu coração bate mais forte, a esperança aumenta e o anseio por poder ter mais uma vez o amor e o carinho de sua filha. Duas palavras proferidas pelo Mashiah: TALITAH CUMI e pega pela mão da menina e ela se levanta. O Jairo vê realmente valeu apena esperar, ter a parada no meio do caminho era necessário para que a minha filha pudesse ser curada.

Conclusão

Muitas vezes em nossas vidas é dessa maneira, no caminho da nossa promessa existe uma parada. Deus não mudou basta não perder a fé na operação de sua ação sobre a nossa vida. Deus vai agir no melhor momento, quando menos esperarmos, ou pensarmos que não há mais esperança para os nossos problemas, esse é o momento do agir de Deus.



Shalom.





Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.