Recomeçar (Voltar ao primeiro amor)

“Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus”. Fl 3.13-14



Todas as vezes que começamos um novo ciclo em nossas vidas a primeira palavra que pensamos é RECOMEÇAR. Mas, porque recomeçar? Por ser justamente o que Paulo nos diz no versículo treze  para esquecer e deixar para trás. Erros, frustrações, quedas, negócios que não deram certo e muitos outros motivos e razões para nos fecharmos um ciclo e ter um novo começo. A humanidade teve diversos começos as quais chamamos dentro da história de “eras”. E assim, em todo início de “era” um sinal de um recomeço. Usando as próprias palavras do apóstolo Paulo no versículo quatorze prosseguir não é esquecer o que se passou é seguir em frente. Visar o futuro e o alvo que queres alcançar.


1 - Noé.


No livro de Gênesis (Gn 8.17) lemos a história de um novo recomeço da humanidade. Nos dois capítulos anteriores vem contando a perversão total que a vida na terra estava sofrendo. A principal causa desse novo recomeço fora a maldade (Gn 6.5-7). O que era para ser destruído por completo se pode ter um novo recomeço graças a um ser humano. Noé não temos detalhes sobre a sua vida além do capítulo seis, apenas sabemos que ele era o sétimo depois de Sete. Dentro do livro apócrifo de Enoque diz que ele era parecido como os filhos dos anjos, e por causa disso ele seria especial. A veracidade do livro muitos podem querer contestar mas, a própria palavra de Deus nos diz que os pais de Noé tinham esperanças que nele aconteceria algo diferente (Gn 5.29).
Ao longo de toda bíblia leremos muito o nome de Noé e o seu exemplo deixado para nós. No capítulo 11 de Hebreus o autor desconhecido faz uma pequena ênfase sobre a pessoa de Noé (Hb 11.7). A sua fé em Deus o colocou na galeria dos heróis da fé, como o capítulo onze de Hebreus é conhecido no meio evangélico. Os três capítulos nos falam muito a seu respeito e a sua devoção a Deus. Hoje podemos imaginar como é chover e ter uma grande inundação. Mas e para Noé que o seu mundo era completamente diferente do nosso?


2 - Jabez.


Existe um personagem que só sabemos a história dele por causa de dois versículos (I Cr 4.9-10). O texto que fala sobre ele define muita coisa a respeito de sua pessoa. Um descendente da tribo de Judá com nomes de pais desconhecidos e motivos misteriosos e uma oração sem fim. É um tema para muitos pregadores em suas teorias e pensamentos sobre como seria esse fim.
Existe um artigo no blogger sobre sobre esse tema. O que é mais interessante que aquela oração marcou um novo começo na vida de Jabez (ler artigo). Ele passou de um simples desconhecido e sem importância e alcançou a graça de estar registrado um de seus feitos dentro da cronologia de sua descendência. Assim, como Noé Jabez também viveu em uma época de recomeço. Segundo historiadores Jabez viveu na época da conquista da terra de Canaã. Uma “era” que marcou a vida de todos os judeus até os dias de hoje.


3 - Paulo.


As “eras” são formadas por momentos que nós passamos e marcos que mudam por completo vidas de diversas pessoas. A era cristã é marcada pela vida de dois homens para nós cristãos. Jesus, o Cristo, seu nascimento marcou de uma vez por todas a história da humanidade. Apesar de se ter um erro dos anos de seis a quatro anos antes do estipulado como marco zero. Seu nome mudou diversas vidas e “eras” de muitas pessoas.
Assim, foi a vida de Saulo, um homem sábio conhecedor das leis judaica discípulo de Gamaliel. Jamais imaginaria que em uma estrada teria sua vida transformada (At 9). A mudança em sua vida marcou e marca gerações de cristãos que inspirados pelos seus ensinamento escritos para diversas igrejas de sua época. Até hoje é tida como a base de uma verdadeira vida com Deus.


Você e Conclusão
Somos levados através da fé a mudar a nossa “era”. O livro de Segunda Coríntios (II Co 5.17). Nos mostra que mudamos de forma através da nossa crença em Deus. através do sangue derramado que alcançamos a plena retidão para as nossas vidas.
Que Deus nos abençoe e nos guarde e que a cada recomeço, possamos estar mais e mais firmes em Deus e em sua palavra.


Shalom Lekulam ( PAZ A TODOS)

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.