Estudos
Cinema e sua influência (Parte 1)
Para entender o que o cinema representa na vida de muitas pessoas nos dias de hoje nos precisamos entender a sua origem e seus efeitos básicos na vida dos seres humanos. Não adianta nada passar horas falando sobre cinema e suas conseqüências sem você ter uma noção da sua origem.
O inicio de tudo
Ao contrario que muitos pensam o cinema já tem mais de cem anos de existência, no termino do século XVIII. Os seus fundadores e descobridores desta grande arte moderna, eles ficariam orgulhosos, e muito preocupado com o que o homem atual fez com as suas invenções.
A primeira vez que o homem conseguiu dar movimento a fotos foi em 1832, com a criação do fenacistocópio, o primeiro aparelho a dar ilusão de movimento, foi criado por Joseph Plateau. O aparelho fazia com que desenhos parecessem estar se movimentando. Criado assim o que é conhecido como desenho animado.
Em 1887 Thomas Edson, começou a trabalhar em um aparelho que fizesse fotografias criarem movimentos, seus inventos só tiveram sucesso dois anos depois quando Hannibal Goodwin desenvolveu um filme a base de celulóide mais resistente e mais flexível que podia ser coberta por uma pequena película sensível a luz. George Eastman, pioneiro em equipamentos fotográficos, produziu o filme.
Com o filme de Eastman, Edson pode completar as suas pesquisas juntos com o seu assistente e deram origem ao cinestocópio, que reproduzia o filme de até 15 metros, as pessoas olhavam por um orifício e via as imagens. Em 1895 pela primeira vez um filme foi exibido ao publico, o feito foi realizado pelos irmãos Lumière e foi realizado em um café parisiense.
Anos se passaram e em 1898 o filme passa a contar historia e vira o grande sucesso que e conhecido nos dias de hoje. Em 1911 os estúdios crescem por todo o mundo. Um grupo de empresários, donos de alguns estúdios de cinema resolveram construir em um distrito dos EUA, chamado de Hollywood, nascendo assim o maior complexo de filmes em todo o mundo.
O som no cinema aconteceu de uma forma meio sem querer foi durante a sonorização do filme “O cantor de Jazz”. O cinema até este filme era mudo ou tendo alguns fundos musicais ao vivo, mas no meio da gravação o cantor resolveu pegar o microfone e falar o que ele falava nos show desde ai começou o cinema com som. A nova idéia de ter som nos filmes de princípios não foi muito aceita, devido o cinema estar no auge. Muitos grandes artistas nunca chegaram a gravar um filme com som, um dos grandes nomes do cinema mudo e Charles Chaplin, mas ele teve uma pequena participação fala em seu ultimo filme o grande imperador falando sobre a segunda guerra mundial que ele representava Adolf Hitler. O filme teve grande importância para a época já que o mundo todo estava em guerra, e as suas palavras de paz. Vários artistas do cinema mudo deixaram de trabalhar a partir do momento que se começou a colocar som nos filmes devido as suas voze4s não serem bem aproveitáveis para o cinema.
Em 1970 o cinema teve uma queda muito grande devido à televisão passar filmes e uma programação completamente diferente e diária. O cinema só teve a sua grande volta por cima na década de oitenta com um filme de Steven Spilberg, que dirigiu e produziu um dos filmes de maior bilheteria da historia do cinema E.T. desde então o cinema alcançou alvos nunca visto antes e tem crescido todos os dias a cada lançamento de um bom filme.
2. O cinema e a mensagem subliminar
E de conhecimento de poucos o poder que o cinema tem na vida das pessoas, um fato ocorrido em 1956 de mensagem subliminar no cinema o caso foi para testar o poder que o cinema tinha na vida das pessoas. A mensagem continha os seguintes disseres: EAT POPCORN and DRINK COKE (coma pipoca e beba coca-cola). Só em um cinema de New Jersey aumentou a venda de 57,7% de coca-cola e de 18,10% o de pipoca. O sistema funcionava de uma forma simples na sala de cinema era projetado um outro projetor sobre a tela na velocidade de 1/3000 de segundo, ou seja, imperceptível a olho nu.
É para ficar surpreso com os números da experiência feita por Jim Vicary em 1956, com um outro projeto na direção da tela cinema em uma velocidade imperceptível ao olho humano, mas perceptível ao cérebro. Um outro método que pode ser usado nos dias de hoje e colocar uma mensagem em um frame do filme sendo assim perceptível ao cérebro mas, não ao olho por ser passada tão rapidamente.
Esclarecimento para os leigos no assunto de cinema e de película.
Com a descoberta do filme de Eastman e o aparelho criado por Thomas Edson, chegou-se ao numero de 24 frames (fotografias), para se dar impressão de um segundo de duração no filme. Sendo assim, a cada 1 segundo de filme você assistiu a 24 fotografias paradas que da a impressão de movimento. O uso de uma mensagem subliminar em um frame de segundo pode ser imperceptível a alguns espectadores do cinema, mas as pessoas que trabalham e passam a maior parte de suas vidas assistindo e tendo contato com o mundo do cinema e da televisão percebem e às vezes chegam a ler e interpretar cada frame (fotografia).O padrão de frames (fotografias) já foi estipulado desde o inicio da película, hoje nos usamos no mínimo três formatos padrões de fps (frames por segundos). Para televisão é usado 29,97 fps, para web são usados 12fps e finalmente no cinema 24fps. Os câmeras de filmagens foram baseada, nas comeras fotográficas, mas com recurso de se ter uma captura de imagens em alta velocidade sendo imperceptível, ao olho nu.
Post a Comment