Moises mil e quinhentos anos de espera (Parte 2)

3 Moisés e o seu chamado

Moises, passando de um príncipe para um camponês tendo que trabalhar grandemente para ter o seu sustento, foi uma experiência muito difícil para a vida de Moisés, mas sendo necessário para a sobrevivência do povo de Deus.
No capítulo 3 de Êxodo, temos a forma maravilhosa de como Deus faz o chamado a Moisés. Moisés ao ver a sarça ficou curioso, e a manifestação de Deus é notada por Moisés e o chamado de Moisés e dado a ele. Alguns estudiosos diz que não foi algo sobrenatural que ate nos dias de hoje devido a temperatura alta no deserto de Horebe, existe uma sarça que da a impressão que esteja pegando fogo. Não importa se foi algo natural ou sobrenatural o mais importante é que Deus encontrou uma forma de chamar a atenção de Moisés. “E disse o Senhor: tenho visto atentamente, a aflição do meu povo, que está no Egito, e tenho ouvido o seu clamor por causa dos seus exatores, porque conheci as suas dores. Portanto desci para livra-lo das mãos de Faraó para faze-lo subir da terra do Egito, para uma terra boa que mana leite e mel; ao lugar dos cananeus, e do heteu, e do amorreu, e do ferezeu, e do jebuseu. ... Vem agora pois e eu te enviarei a Faraó para que tires o meu povo, os filhos de Israel do Egito” Ex 3.7,8,10.
A tentativa de Moises fugir do chamado que Deus tinha escolhido para ele não deu certo, muitos teólogos crêem que Moises era gago e por causa disso ele não queria ir falar com Faraó, mas outros alegam que tenha sido o medo do passado. Que o escondia diante da
fase de Faraó. Deus queria usar Moises e ele era a pessoa certa para a missão. Deus permitiu que Arão o irmão mais velho de Moises, ir com Moises, A falta de confiança de Moises no Deus de Israel era visível.
Moisés simplesmente foi escolhido por Deus, não sabemos o motivo exato da escolha de Moisés para ser o libertador de Israel. Podemos notar varias semelhanças entre Israel da escravidão. Moises e Jesus foram prometidos ao povo de Israel, a comunhão de Moises com Deus também pode ser uma coincidência muito grande com Jesus.

4 Moisés e a comunhão com Deus.

4.1. O encontro de Moises com Deus.

Deus, mas Deus deixa claro que Ele era o Deus de seus pais, Abraão, Isaque e Jacó. Moisés por viver no palácio egípcio ele teve convívio com todos os deuses do Egito. Há, Amom, Anúbis e entre outros deuses estava presente na vida de Moisés, mas Deus se apresenta de uma forma pessoal, e sendo conhecido de Moisés.A criação de Moises pela sua mãe talvez seja o motivo de Moises ter conhecimento do Deus de Israel e da promessa de Deus feita para o povo. “Disse mais: Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó. E Moises encobriu o seu rosto, porque temeu a Deus” Ex 3.6. O versículo deixa claro que Moises tinha o conhecimento de Deus e um grande respeito pela sua manifestação. Não sabemos se foi por causa do seu envolvimento com sua mãe ou pelas crenças aos deuses do Egito.
Os poderes concedidos a Moises por Deus, ou melhor os sinais que Moises ia fazer diante de Faraó, era simples e de conhecimento da magia da época prova disso que os magos de Faraó fizeram os mesmo sinais. Talvez Deus querendo ter uma entrega total da vida de Moises nas mãos de Deus, Ele tenha permitido que os magos de Faraó fizessem os mesmo sinais.
O medo que Moises teve de falar com Faraó talvez tenha, dado a Moises uma coisa que nenhum profeta na historia de Israel teve, Que foi ser Deus perante uma pessoa. “Então disse o Senhor a Moises: Eis que te tenho posto como Deus diante de Faraó, e Arão teu irmão como teu profeta.” Ex 7.1. Em nenhum outro canto da bíblia encontramos u profeta sendo considerado como Deus diante de uma pessoa.

4.2. Inicio da intimidade com Deus

Deus tinha anunciado a Moises que ele salvaria o povo de Israel com mão forte do Egito. Que as pragas de Deus iriam cair sobre o reino poderoso do Egito. Desde Êxodo 7.19 à Êxodo 12.36 podemos ver que a comunhão que não era existente entre Deus e Moises crescer a cada milagre a cada duvida posta pelo povo de Deus a Moises.
E de notar a fidelidade de um antigo politeísta se torna em um monoteísta com pura intimidade com Deus. Nos relatos podemos ver que Moises não estava preocupado no começo com o seu problema já que muitos falam que Moises era gago, mas sim a falta de comunhão que ele tinha com Deus. A fé de Moises vinha se fortalecendo a cada dia que ele passava e falava com Deus.

4.3 A comunhão e a mudança na vida de Moises.
Todo grande homem precisa de um grande Deus. Moises não poderia ser diferente, sua vida foi transformada de um simples pastor de ovelhas ele passou a ser um líder político e espiritual de um grande povo com uma missão grande de levar o povo de Israel a voltar para o verdadeiro Deus. O Deus que seus ancestrais serviam e tinham fé nEle.
O ponto mais importante na comunhão entre Moises e Deus sem sombra de duvida foi o rosto resplandecente de Moisés um sinal visível a todo o povo pecador de Israel. Em Êxodo 34.29-35 mostra o grande sinal de comunhão que Deus tinha com Moises. O rosto de Moises esplandecia a glória de Deus. Após os seus encontros com Deus. Moisés estava tão acostumado a estar diante da presença de Deus que não reparava que a glória de Deus estava atingindo a sua vida. A mudança na vida de um cristão que tem comunhão com Deus muitas vezes não e percebida pelo próprio homem, mas pelas pessoas que os cercam.
Moises a bíblia diz que ele falava face a face com Deus (Ex 33.11), como se fala com um amigo. Poucas pessoas a bíblia relata que foram amigos de Deus pelo menos três pessoas são citadas no velho testamento Enoque que foi transladado Abraão considerado por nós cristãos o Pai da fé e Moises o grande profeta do povo de Israel. Devido a sua initmidade tão grande a bíblia relata que não teve outro profeta não historia de Israel como Moises (Dt 34 10-12).



4.4 Moises comunhão como intercessor


A missão de Moises por muitas vezes foi posta em xeque, passando assim por varias lutas e provas para a vida de Moises. Deus estava querendo um povo santo que adorasse somente a Ele, mas não era o que estava acontecendo. Devido os quatrocentos e trinta anos que os judeus passaram no Egito eles perderam a identidade com o Deus que seus pais serviam. Por varias vezes Deus pensou em destruir o povo de Israel, e fazer um outro grande povo a partir da vida de Moises. Ora quanta honra poderia ser para Moises ser o cabeça de um povo escolhido por Deus. Mas Moises como amigo de Deus ele não deixou se levar e conversa com Deus até Deus mudar de idéia e se arrepender do que Ele iria fazer (Ex 32.30-35). Por três vezes Moises vez com que Deus muda-se de idéia, a respeito do povo de Deus. Ora o papel importante de Moises como intercessor foi muito importante e de exemplo para todos os nós hoje em dia. Ao falar face a face e ser amigo de Deus foi uma das grandes virtudes de Moises durante a sua vida.

Um comentário

Anônimo disse...

OHH meu irmão dizer que Moíses fez com que Deus se arrependesse ai foi d+ vc não acha? Acredito que vc queria dizer que Moisés com seu coração quebrantado tocou o coração de Deus não é isso? Fica melhor assim ,mais mto bom seu blog gostei, que o Senhor te abençoe!!

Tecnologia do Blogger.