O homem chamado Jesus.

"Ele respondeu, e disse: O homem, chamado Jesus, fez lodo, e untou-me os olhos, e disse-me: Vai ao tanque de Siloé, e lava-te. Então fui, e lavei-me, e vi."  João 9.11

  


      Quem é Jesus? Quem é esse homem? Uma pergunta que dura quase dois mil anos após a sua morte. Continua viva e sem resposta para alguns. Mas direi aquilo que eu creio quem seja Jesus. A bíblia o trata de diversas maneiras o filho de Deus, o Mashiah (Messias), filho de Davi, filho do Homem, o Prometido. Muitos títulos e nomes são dados a ele, mas para mim ele é Aquele que ha de vir.

        O texto acima fala sobre um milagre de um cego de nascença que não conhecia a Jesus, mas ao conhecer a Jesus teve a sua vida mudada por completo. Em nenhum momento o cego pediu para ser curado, para ele era normal não ver, muitas vezes nós mesmo tendo o sentido da visão não conseguimos ver o que Deus quer para nós, e para podermos ver é preciso ter o contato com O HOMEM CHAMADO JESUS QUE MUDA A SUA VIDA.

          Para aquele cego que a bíblia não relata o seu nome, a pessoa mais importante foi aquele que o curou, trouxe a luz para a sua vida. Não temos conhecimento sobre sua idade, seu estado civil, nome de seus pais nenhuma informação. Os fariseus não estavam interessados em seu nome, quem ele era, a coisa mais importante para eles era quem o tinha curado, quem foi que agiu na vida do cego para que ele estivesse vendo.


1 – O filho de Deus


         Apesar do livro de João tratar a Jesus como filho do Homem, a grande pergunta dos fariseus era quem é Jesus, apesar de muitas vezes ele dizer para todos que ele era Deus e que ele era o prometido. A pergunta dos fariseus ao cego era insistente, como ficaste curado? Ele apenas sabia que JESUS o havia curado. Algo inexplicável um homem da cidade de Nazaré, ser chamado de Deus, todos eles conheciam sua parentela, seus pais, seus irmãos. Uma ação considerada para os sacerdotes, fariseus, saduceus e mestres da lei compreender algo tão estranho para suas mentes da época.

           Os milagres que nunca foram realizados antes, ou que não tiveram notícias de terem sidos feitos, estavam sendo realizados, multidão sendo alimentada por apenas cinco pães e dois peixes, mortos sendo ressuscitados, possessos sendo libertos de suas prisões, a lei de Moisés sendo explicada ao povo, usada de forma correta. No livro de Isaías fala sobre a sua vinda, sua missão na terra, João Batista falará sobre ele, ao ponto de querer que seu ministério não fosse reconhecido mas que o desde homem chamado Jesus o fosse, Jo 3.30  É necessário que Ele (Jesus) cresça, que eu diminua". Ora quem pode acreditar que um Deus se faria homem, a sua criação, para estar entre eles. A história e a Mitologia grega vem e se tem relatos de como os deuses como Zeus, Poseidon, Hades e outros deuses vinham a terra e tinham relacionamentos com mulheres gerando deles filhos. Os judeus tinham o conhecimento das histórias, mitológicas, mas a sua crença não acreditava 

que um Deus viesse a terra e tivesse filhos, dentro da sua religião e dos seus livros dos sábios não se tem nada a respeito. 


2 – O Messias


       No livro de Isaías lemos Eis que a virgem dará à luz a um filho e Ele será chamado de Emanuel”. Deus tem seus planos e seus meios, os judeus esperam até os dias de hoje o seu Mashiah, seu Ungido, o Filho de David que reinará e estabelecerá o reino davídico. Mesmo com tantas passagens e referências a uma vida simples do Filho de Deus na terra, eles nunca atentaram para os mínimos detalhes. Em  Is 53.2-5 temos o texto que nos leva as características humana do Mashiah em sua vinda, o homem de dores, experimentado no trabalho, desprezado, rejeitado, tudo foi cumprido em Cristo. Não somente o profeta Isaías, mas também Zacarias, Daniel, Oseias e outros profetas falam sobre a vida simples e humilde do Mashiah.

         Em Jo 19,7-8 temos o julgamento de Jesus quando Pilatos escuta que ele era filho de Deus, vem o confronto de sua crença mitologia com a crença judaica, mas em todo o tempo a vontade de Deus prevaleceu sobre sua vida. A força ou o poder dado a Pilatos da Não morte do Mashiah era inútil sendo assim já pré-estabelecida antes mesmo dos fatos acontecerem. Sua morte motivo de escárnio e a frágil demonstração para as grande classes religiosas de Israel que a vã ideia de que o Homem chamado Jesus era o filho de Deus estava comprovado que aquele Homem, o grande pecador e blasfemo que eles pensavam esta morto e suas vidas poderiam seguir de forma normal.

3- Aquele que há de vir

           Mesmo o Homem chamado Jesus falando e dando exemplos de que ele não ficaria morto, seus inimigos ou as pessoas que não acreditavam nele não o levou a sério. Ora como pode isso depois de morto irá ressuscitar a si mesmo. Temos um homem chamado Lázaro, ora esse tem um nome é conhecido sabem quem este era. Quem era Lázaro? O homem morador da cidade de Betânia o qual Jesus ressuscitara após quatro dias de morto. Para Lázaro ele tinha certeza e a convicção de que o homem chamado Jesus poderia ressuscitar dentre os mortos, esse mesmo homem já tivera feito isso não somente com Lázaro mas com a filha de Jairo, Ele tinha certeza que o seu amigo pessoal iria escapar da morte, sua surpresa foi a sua breve morte para poder cumprir a vontade de Deus Pai.
           Jesus não passou três dias morto pois o mesmo ao terceiro já estava ressuscitado, Em Os 6.2 " Depois de dois dias nos dará a vida; ao terceiro dia nos ressuscitará, e viveremos diante dele." A ressurreição de Jesus passou dois dias inteiro morto já estando ressuscitado ao terceiro, conforme a profecia de Oseias tem haver com  a sua ressurreição, E através de seu ressurgimento que nós ganhamos vida ressuscitamos com juntamente com Jesus, Paulo no livro de Romanos (Rm 6.5-6) nos diz que Através da ressurreição temos vida passamos a viver como Cristo viveu. Ele morreu para ser o Elo de ligação com Deus, sua morte nos trouxe a redenção esperada para todos os povos. O homem chamado Jesus deixou ainda uma promessa, no mesmo dia de sua morte segundo João (Jo 14.2-3) "E se eu for e lhes preparar lugar, voltarei e os levarei para mim, para que vocês estejam onde eu estiver."
               Ele prometeu voltar esse é o homem chamado Jesus o qual eu creio, o homem que esta por vir de novo, a primeira parte de sua missão ele realizou, as profecias a respeito de sua vida tinham que se cumprir. Em nosso dias podemos ver os sinais mais evidentes a cada dia que se passa a certeza de que este homem vai voltar. O seu reinado começará a redenção de Israel se aproxima, a nossa esperança vem. "Portanto, assim te farei, ó Israel! E porque isso te farei, prepara-te, ó Israel, para te encontrares com o teu Deus". Am 4.12

Conclusão

                Aquele cego poderia ter dito tudo isso, ou até mesmo acrescentar muitas outras coisas, mas apesar de tudo aquele cego não mudou de ideia. O que era mais importante para ele era a certeza de que aquele homem chamado Jesus o tinha curado. Seus interrogadores faziam a mesma pergunta várias vezes, a resposta era a mesma. Mas, ele não é Deus, sua resposta ele me curou. Ele é pecador a sua resposta Se ele é pecador eu não sei, de uma coisa eu sei eu era cego e agora vejo.
               Que possamos ter a certeza como o cego que não tem o seu nome divulgado na história mas, sua fé esta para sempre escrita e causa admiração para muitas pessoas nos dias atuais.

“Jesus jamais será domesticado. Mas as pessoas ainda tentam domesticá-lo. Escolhemos uma de suas características que seja capaz de mostrar que ele está do nosso lado. Todo mundo sabe que é muito bom ter a companhia de Jesus, mas não a companhia do Jesus original, não adaptado. Apenas o Jesus revisado que se encaixa em nossa religião, plataforma política ou estilo de vida.” (John Piper)




BLOG ATUALIZADO

A VERDADEIRA PROSPERIDADE



Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.