A terrível visão de Deus

"No ano em que morreu o rei Uzias, eu vi também ao Senhor assentado sobre um alto e sublime trono; e a cauda do seu manto enchia o templo." Is 6.1

Todos nós sempre tivemos a curiosidade de saber mais sobre Deus, sem dúvida a forma de Deus é o ponto auge para todos aqueles que nEle crer. Como é a sua face? como é Deus? Dentre muitos servos e filhos poucos tiveram a grande oportunidade de um encontro face a face. Poderíamos dizer que nenhum homem sobreviveria diante da real presença de Deus (Ex 33.20). Ora o que falar de pessoas que foram especiais dentro dos relatos bíblicos? Será que estes relatos contidos estão faltando com a verdade? Como podem afirmar que tiveram um encontro pessoal com um ser que ninguém sabe a sua forma definida.


Moisés


Esse foi um grande passo para Moisés, desde os capítulo 3 do livro de Êxodos podemos ver a vida que ele aos poucos vai obtendo com o Deus invisível ou até mesmo a um Deus desconhecido pelos diversos povo antigo. Ao passar dos mais de quarenta anos de convivência e com um intimidade elevada com Deus. Moisés ousa a fazer o simples pedido. A face de Deus, creio que todos nós servos dele deveríamos ter o desejo e o anseio de ver a face. Moisés aprenderá que estar diante dEle era a melhor coisa para o seu povo e para ele.
O primeiro sinal de que Deus não iria com ele fez com que ele alterasse por completo a sua decisão. Deixar o Monte de Deus (Horebe) e ir para o meio do deserto sem a sua presença? Ora, um amigo conhecedor jamais deixaria Aquele a quem era tudo que ele tinha. Moisés aprendera a viver pela fé em um ser que ele não vira a face. Acostumado em uma época onde ter uma imagem ampla de um Deus era essencial, ele ousou a ver o diferente. O que ninguém via ele conseguiu ver o além. No livro de Êxodos 33 para mim é a história mais bela de todas como um ser feito de pó ousaria a desafia um ser supremo com um simples pedido. No mesmo capítulo ninguém poderia ver a face de Deus sem morrer ao ponto de se colocar a vida em risco apenas por um momento com Deus.
Não tinha nenhuma noção do pedido que ele estava a fazendo naquele momento a mudança em sua vida seria visível, e choque da presença real mudaria o semblante de Moisés. A bíblia relata que após o encontro o rosto dele brilhava ou estava reluzente. Sim um choque para as outras pessoas que não sabiam o que se passara durante aquele segundo período de quarenta dias no monte.
Isaías


Aquele monte era especial para os midianitas e passou a ser especial para os israelitas também, ter lugares próprios para um real adoração ou para se manifestar sempre foi a intenção de Deus. E dentro desse contexto de lugar que nos leva a mais de 500 anos depois de Moisés a um templo na cidade de Jerusalém, a capital da terra prometida, e a um levita chamado Isaías. Não seria de se estranhar em lugar de adoração como aquele ter encontros maravilhosos com o Deus verdadeiro. Antes de continuar me volto para a consagração do templo, ainda no reinado de Salomão, templo magnífico todo coberto de ouro, construído para ser o melhor dentre todas as nações para um Deus. Nos relatos do livro de I Rs 8 vemos que a  Kavod se manifestou naquele lugar. Um momento sem igual para aqueles que estavam naquele lugar pessoas que não conseguiram ficar de pé diante da Kavod (Glória) de Deus.
E nesse lugar após um trágico dia filho de Levi vai ao templo. Não sabemos o que os outros estavam fazendo ou onde eles estavam a não ser dentro do templo com seus afazeres. E um jovem tem uma visão. Is 6.1  “Eu vi Deus sentado em seu trono e a orla de seu manto cobria todo o templo”. Que visão! Não sei o que aconteceria comigo ao ter a mesma experiência do profeta Isaías. Ao longo de todos os anos de leitura da bíblia e dessa passagem um fato me chama atenção. Em nenhum momento Isaías consegue descrever Deus. temos o trono e o manto. Duas características para um rei soberano. A Kavod era inigualável que Isaías nem ousou descrevê-la.
A sensação do profeta era apenas uma que ele morreria diante de tanto poder e soberania que o consumia a sua carne pecadora (Is 6.5). E Moisés escapou da morte durante os oitenta dias no monte (dois períodos de quarenta dias). Ora a visão era terrível ameaçadora e ao mesmo tempo trazia sepaz para os dois profetas. Muitas vezes achamos que ao encontrarmos com Deus ele virá e nos trará paz e todo o ambiente será contagiado com a sua glória.


Paulo


Dentre os três exemplos nenhum deles tiveram essa experiência de ter um tempo de paz ao ficar frente a frente com a face de Deus. Os dois eram fiéis a Deus crentes que ele era real. Mas, quando o seu Deus se torna homem? Sua religião e povo com leis severas para quem ousasse a se chamar de Deus ou ousar dizer que existia um outro Deus além do ser invisível. É essa era o conceito de Saulo sobre Jesus um charlatão falso profeta que fora morto devidamente pela lei judaica. E agora seus discípulos mereciam ser mortos por estarem pregando a grande heresia. Mas, sempre existirá um caminho de Damasco na vida dos incrédulos. O livro de Atos capítulo nove nos relata a grande encontro. Apenas uma forte luz no meio do caminho foi o suficiente para que Saulo mudasse seu conceito.
Ver a grande luz no meio da estrada poderia ser apenas um simples raio que caiu na estrada, o que pode ter ocorrido, já que não temos informações concretas sobre o clima daquele dia. Mas, e a voz? Sim um encontro maravilhoso que fez com que sua vida mudasse.


Conclusão


Ver a face de Deus ou contemplar a kavod de Deus e sem dúvida algo maravilhoso. Mas, pensamos que é lindo belo mas, a presença de Deus pode ser terrível. Todas as manifestações da kavod de Deus teve grandes alterações naqueles que as presenciaram. Moisés, Isaías e Paulo foram alcançados de forma maravilhosa por causa de seu encontro. Deus age como ele quer, três pessoas que foram mortas estando vivas pro causa de um simples encontro.
Moisés após o seu encontro o seu rosto brilhava e se tornou diferente dos demais de seu tempo. Isaías profeta de lábios impuros teve seus lábios mudados após o encontro lábios proféticos. Profetizou sobre o Mashiach e suas.vindas. Paulo o perseguidor daquilo que não podia perseguir se encontra com.o seu objetivo e tem sua vida mudada após ficar com.
Todos mudaram morreram de uma forma para viverem de outra forma, não existe nada que permaneça da mesma forma após o encontro da presença de Deus.


Shabat Shalom.
     

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.