A verdadeira prosperidade


"Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa."                                                                                                                 Mt 5.11

Muitas pessoas que se dizem ser cristão, defendem a teoria de que nós temos que ser prósperos nessa terra ter o bom e o melhor. A bíblia diz que o povo de Israel comeria o melhor da terra prometida, sim é verdade eles comeram o bom fruto, onde um cacho de fruta era necessário duas pessoas para carregar. Hoje, na maioria dos templos evangélicos fomos contaminados com a Teologia da Prosperidade (confissão positiva), que defende a ideia de que o crente tem que ter bens e possuir grandes propriedades, através do proferir palavras de bênçãos sobre a sua vida. Essek William Kenyon, criador ou mentor da teologia da prosperidade, estava muito enganado sobre o que é realmente ser prospero acreditar que tudo que falamos, a chamada profetada, tem que ser cumprida fazendo que a nossa vontade seja feita e não a vontade de Deus, não e isso que está no modelo de oração que o nosso mestre deixou para nós "Que seja feita a tua vontade, assim na terra como nos céus. ” Mt 6.10. Vejamos alguns exemplos que Cristo nos deixou.

1 - O Jovem rico

      Nos evangelhos vemos a passagem do Jovem rico (Mt 16.19-22), ele queria seguir a Cristo ser um discípulo de Jesus, ao ponto de perguntar o que era necessário para ele herdar a vida eterna. A resposta foi curta e direta, vende tudo o que tu tens e segue-me. Eu creio que aquelas palavras entraram como uma faca bem afiada dentro do coração daquele jovem, o seu amor a sua riqueza era maior do que a vontade de ter a vida eterna. Muitas vezes nos queremos ter a vida eterna, mas, não queremos pagar ou fazer o grande sacrifício necessário para obter aquilo que realmente e importante para nos.
      Olhando para essa passagem posso chegar a pequena conclusão de que, muitos pregadores esqueceram ou nunca leram a passagem do Jovem rico, onde claramente podemos ver a sua verdadeira intenção, quantas vezes nos estamos mais interessados naquilo que podemos ganho do que Ele tem a nos oferecer. Perdemos o verdadeiro significado de ser cristão, Jo 3. 30 " É necessário que Ele cresça, e eu diminua", sim é isso que é ser cristão e deixar Cristo crescer em nossas vidas e não ao contrário, perdemos ou não estamos sendo ensinados da forma correta de ser cristão. Queremos fama, riqueza, estar nos melhores lugares é não sabemos o que é verdadeiramente ser uma pessoa prospera.

2 - Bem-aventurados

      O que é ser bem-aventurado? A palavra nas escrituras que foi traduzida como bem-aventurado é Makarios (Μακάριος) que vem a ser traduzido como: estar plenamente satisfeito, ou ser prospero. Cristo ao citar as beatitudes estava querendo dizer que eles eram satisfeitos, que teriam de ser gratos por aquilo que eles estavam passando seria resolvido. Por viver esse pensamento que Paulo enfatiza em Fl 4.12, que ele sabia passar por vários tipos de situações, mas a sua confiança estava em Deus, pois, ele tinha a plena satisfação (Makarios) em sua vida reconhecendo que o mais importante para ele era estar seguro nas mãos do Pai do que estar preocupado com aquilo que estava em falta. Lendo o comentário da bíblia de estudo Palavra Chave a seguinte frase me chamou a atenção: "As beatitudes elas são progressivas", se nós acreditamos que que eles são consequências em nossas vidas logo nos temos a certeza de que as ações que tomamos nos levar em direção a Cristo. Uma das coisas mais difíceis na vida é adorar a Deus nos momentos de doença, falta de alimento em nossa casa, falta de dinheiro e em momentos de aflições. O crente não está livre de passar por isso, mas, o segredo estar na forma de como o cristão enfrenta as dificuldades este é o segredo da verdadeira prosperidade.

3 - As grandezas das beatitudes

      Vamos ver a situação das pessoas que estão registradas dentro da passagem: "Bem-aventurados os pobres de espirito, os que choram, os mansos, os que tem fome e sede de justiça, os misericordiosos, os limpos de coração, os pacificadores e o corpo de Cristo." Todos esses tipos de pessoas Jesus as chamou de pessoas prosperas, por que são elas que compreendem o verdadeiro significado do que é confiar em Deus. Muitas vezes nos pensamos que a ordem de Deus é igual a nossa, quanto mais rico mais prospero a pessoa é, mas, a bíblia nos mostra ao contrário a ordem de Deus é inversa, os humildes são os mais prósperos são eles que vão herdar a terra, por confiar e acreditar na provisão de Deus. O rei David tinha essa consciência, isso deixa claro dentro de seus salmos, o amor pelo seu Deus era maior do que tudo, seus bens não eram nada perante o amor de Deus, um grande rei chegar a cantar que o SENHOR NÃO ME FALTE é a grande prova de que todas as outras coisas eram passageiras e sem valor nessa vida.
      Em Nm 12.1, diz que Moisés era o mais manso de todos os homens, ele também descobriu que a verdadeira prosperidade não estava naquilo que ele possuía, Hb 11.24 vemos outro grande exemplo da prosperidade de Moisés ao ponto que ele se recusa ser considerado príncipe do Egito, não tendo assim o direito ao trono. Ele abdicou-se de uma vida de luxo e prazeres, para viver uma vida no deserto sendo moldado por Deus. Quantos crentes hoje em dia, trocam a vida do deserto para estar nos palácios? Trocando assim o melhor tesouro para estar desfrutando das iguarias do rei.
      Cristo nos ensina em Mt 6.19-21 onde devemos guardar o nosso tesouro pare para analisar se nós temos um tesouro logo nos somos ricos certo? Aí vem a grande pergunta dentro deste estudo onde você coloca o seu tesouro? Se você coloca o seu tesouro nos bens materiais dessa terra logo a sua prosperidade estar nos seus bens e não é Deus. Se o seu tesouro está no céu logo está com Deus, Ele é o seu maior tesouro que possa existir.

Conclusão

     Não defendo, que o cristão não deva ter bens materiais ou que ele deva viver em estado de pobreza absoluta. O que defendo é que voltemos para dentro da bíblia, busquemos a verdadeira prosperidade que é confiar em Cristo Jesus nosso salvador, o nosso maior tesouro. A maior riqueza que o homem pode ter é ser chamado de filho de Deus. 



Para aquele que se interessarem, em seguir o blog inscrevam se torne um seguidor, todas as sextas o blogger será atualizado.



 Para quem quiser acompanhar a referência posta sobre o comentário da Bíblia de estudos Palavra-chave segue o link ao lado para a compra.









Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.