Na presença de Deus.

       Em um belo culto de domingo me deparei com uma música um pouco antiga da banda 4 por 1 a música  Diante de Ti. A letra dela diz o seguinte: "Diante de ti da vontade de Pular, dá vontade de gritar, dá vontade de correr". Mas, no ponto de vista bíblico é isso mesmo que acontece? Será que todos os homens que estiveram diante da face de Deus pularam? Gritaram? Correram? Como está o nosso conhecimento? O que temos achado que seja a presença de Deus é realmente a presença de Deus ou mera vontade humana?

1 - O terror da sua Glória.

      O livro de Ex 22.12 do que os homens ficaram com medo da presença de Deus e eles não quiseram ouvir a voz do seu Deus, pois, os trovões e relâmpagos o afastavam diante de sua presença. Ora como podemos dizer que pulamos? A forma manisfesta de Deus nos faz temer e reconhecer que nada somos diante dEle. Ora Moisés se chegou para perto da nuvem e incentivava seus irmão a estarem perto de Deus, como é bom sentir ou ter o prazer do gosto da sua presença. Alguns acham que a visão dos israelitas que tiveram não era necessário para ter todo o medo. Estudiosos acreditam que nunca se foi vista uma visão igual a que os israelitas tiveram no Monte Sinai. em Ex 19 nos diz que o monte fumegava e a mistura dos trovões e relâmpagos assustavam a todos. Moisés sabia que Deus estava testando a sua fé mas, a falta de intimidade com o seu Deus os afastava da sua santa presença.

2 - A fumaça que invade.

       Para os judeus não se tem maior momento na bíblia do que a construção do primeiro templo. Toda a Adoração estava voltada para Jerusalém. A construção acontece apenas o reinado de Salomão, filho de Davi, a mais de quinhentos anos da conquista da terra. O descaso ou a falta de interesse dos filhos de Israel para construir um templo. Possa ser que eles reconheciam que nenhum templo poderia suportar a sua grandeza (II Cr 6.18 / At 17.24). O mover para contribuir na construção mexeu com muitos israelitas assim como na construção do tabernáculo no deserto, Davi tinha preparado muitas coisas para seu filho iniciar a obra. O que ninguém esperava estava iria acontecer na consagração do templo.
        Em I Rs 8.1-11 fala sobre os primeiros momentos da consagração do templo após ser posta a Arca da Aliança no seu devido lugar entre os querubins e a saída dos sacerdotes. A Kevod leElohim (A gloria de Deus) tomou conta de todo o lugar (I Rs 8.10-11). E todos os sacerdotes ficaram pulam e dançando diante da presença de Deus. Não eles náo conseguiam ficar de pé, uns dizem que estavam sentados, mas eu acredito que eles estavam prostrados com rosto em terra diante da Santa e Poderosa Presença de Deus.

3 - A brisa suave.

        Ora Deus se manisfesta de formas violentas e radicais? Não, em um das passagens que eu admiro e ficou saboreado a comunhão entre Deus e o homem. Sempre me vem a mente Elias na caverna. Um profeta que fazia fogo descer do céu (I Rs 18.37-38 / II Rs 1.10,12) tinha medo de uma mulher e se escondeu na caverna. Em todo o tempo que esteve na caverna fugindo, pensou que a sua vida tivesse chegado ao fim. Mas, é ali que naquele lugar, o encontro que ele tivera diretamente com o seu criador (I Rs 19.9-18). Deus ia se manifestar para Elias e com isso aconteceu alguns fenômenos naturais. 1 - o vento forte, mais demonstração da presença de Deus do que um vento que era forte na fenda da rocha (I Rs 19.11), mas as escrituras são claras Deus não estava lá; 2 - O terremoto, um dos acontecimentos além dos trovões e relâmpagos que afastaram o povo no monte Sinai de Deus, foi os tremores de terra e novamente Ele não estava naquele lugar; 3 - O fogo, a manifestação que Elias já estava acostumado ver Deus se manifestar, mas Ele não estava ali (I Rs 19.12). Assim como a visão dos israelitas no cume do Monte Sinai (Ex 24.16); 4 - A voz mansa e suave ali Deus estava e falou com o profeta.
Ora uma voz mansa e suave completamente diferente das outras manifestações anteriores. Agora o profeta pulo de alegria e saiu ao seu encontro dançando e gritando? Não apenas cobriu o seu rosto e saiu daquela caverna para escutar a voz do seu Deus.

Conclusão

      É fácil queremos nos saciar com danças, pulos e gritos mas, Deus realmente está em nosso meio? "Eu Sou Livre Para Adorar a Deus como eu quero". Sim verdade Deus nos deu liberdade, mas, o que João fez ao estar diante da presença manifesta de Deus? Ap 1.17 ele caiu por terra como morto. A visão que ele tivera é algo maravilhoso que a nossa mente humana é incapaz de compreender ou pensar como seria (Ap 1.11-16).
nossas vontade tem que morrer para que nos possamos estar na presença de Deus. Temos que deixar as nossas tradições e desejos carnais para que Ele possa ser manifesto. Pode estar pensando mas e tudo no velho testamento e ele já perdeu a importância ou Deus agia de forma diferente com o povo. O hoje o tempo e outro estamos na graça, "
O que fazemos na presença de Deus? Será que estamos sendo enganados pela nossa viu vontade e desejo de pular e dançar e dizemos que Deus fazemos isso na presença dEle? Ou será que não sabemos quando Ele está presente?

Shalom lekulam
(Paz a todos)

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.