terça-feira, 8 de junho de 2010

RPG e seus signifcados

Os RPG´s são os jogos mais utilizados atualmente pelos gamemaníacos do mundo todo. Os grandes mistérios envolvendo os jogos de RPG´s estão espalhados pelo mundo todo, jogos envolvendo personagens místicos e nórdicos transformado a vida de muitas pessoas, levando as a trocarem a sua personalidade na vida real por uma personagem da vida de um ser místico.
Durante os RPG´s jovens estão mudando completamente as suas características, devido os jogos de interpretação, uma brincadeira que esta passando dos limites, as vezes os jogos viram real que acabam em morte de um personagem na vida real.
E natural jovens gostarem de jogos, experiências demonstram que varias pessoas estão mudando o rumo de suas vidas devido o seu envolvimentos com jogos que podem ser considerados satânicos. O numero de satanistas, bruxos estão aumentando rapidamente devido a grande proporção que os jogos estão tomando conta da vida de seus jogadores.


1. Inicio do jogo

1.1 Significado.

RPG é uma sigla para Role-playing game, traduzindo para o português jogo de interpretação de papeis. Os jogos são a base de interpretação aonde os jogadores encenam um personagem fictício, q esta encaixado em uma historia contada pelo game Master (jogar principal).
O progresso do jogo e baseado nas regras dos jogos , os RPG´s são mais colabrativos do que competitivos. Os jogadores de RPG tem a facilidade de imaginação, por meio da imaginação de cada jogador.
O RPG e um jogo diferente dos jogos convencionais, os games são baseados em um roteiro fazendo assim que seus jogadores sejam um ator, tornando o jogo imprevisível já que ninguém sabe o que você pode fazer e qual será a sua reação dentro do jogo. Dentro do RPG existe dois tipos de jogadores o primeiro e chamado de PC (player character) ou PJ (personagem jogador), essa classe de jogadores são os que dão os movimentos aos personagens dentro do jogo. Os PJ podem ter mais de um personagem dentro do jogo, mesmo q seja incomum baseados dentro da regra do jogo.
O segundo tipo de jogador e o GM (game máster ou jogador mestre) é ele quem decide todas as regras do jogo. E o jogador mais experiente do grupo ele e o responsável por criar as aventuras cenários e personagens que não estejam sendo jogadas pelos demais jogadores. O GM geralmente não tem nenhum personagem fixo dentro do jogo, ele e responsável por mexer todos os personagens criados por ele mesmo. As regras são estipuladas pelo GM, e a cada momento do jogo ele pode decidir quebrar as regras para melhorar o ambiente da aventura.

1.2 Historia.

O primeiro RPG que se tem historia e Dugeons & Dragons, (Calabouços e Dragões), no ano de 1974 idealizado por uma empresa inglesa TSR e criado por Gary Gigax, o intuito da criação do D&D foi como forma de complemento para um jogo de tabuleiro com peças em miniaturas chamado de Chainmail. Seu criador não esperava que D&D tomasse conta de uma nova forma de jogo, o RPG se expandiu e vieram outros games e outros formatos de RPG. O primeiro D&D era simples comparado aos demais jogos dos dias de hoje. Os jogos RPG´s começaram de uma forma simples, Gary e Dave estavam brincando de um jogo de estratégia de guerra quando Gary disse que tinha construído um castelo indestrutível, e Dave para não ficar para trás disse que tinha mandado os seus três melhores guerreiros invadirem a fortaleza através da rede de esgoto e destruir a muralha para o exercito entrar.
Juntamente com D&D foi criado outro jogo de RPG o Empire of Petal Throne o jogo era baseado em personagens astecas egípcios e de outros povos da antiguidade. O Empire f Petal Throne tinha regras diferentes do D&D uma nova língua foi criada para ser usada pelos jogadores, desde o lançamento deste jogo, especialistas descobriram q o RPG poderia ser um bom divertimento para adolescente. Após o lançamento do AD&D foi consolidado o mercado de RPG no mundo.
Após o lançamento do AD&D foi criado uma classe genérica de jogos RPG, que ficou conhecido como GURPS, ele dava a facilidade para que os jogadores pudesse escolher uma classe e que todas as classe podiam participar de um mesmo mundo com um conjunto de regras simples e diretas. No inicio dos anos noventas foram criados outros jogos, um desses foi Vampire, que contém personagens sobrenaturais em um mundo virtual baseado no mundo real. Nessa época o jogo ganhou conceitos psicológicos e recebeu um linha mais tênue no conflito entre o bem e o mal.


2. RPG no Brasil

No inicio da década de oitenta era difícil você encontrar um livro de RPG, muitos tinham que esperar algum amigo para Europa para poder conseguir os livros.
Isto perdurou até 1991 quando surgiu Tagmar o primeiro RPG brasileiro. Com uma ambientação baseada nos livros de J.R.R Tolkien, foi acusado injustamente de ser baseado no D&D, mas na verdade tinha um sistema bem diferente. O jogo chegou a fazer sucesso, mas a editora fechou no fim dos anos 90. O Tagmar em 2005 retornou ao público totalmente remodelado em uma versão livre para download pela internet, sendo um marco de pioneirismo no RPG brasileiro.
Após o inicio de Tagmar vieram outros jogos de RPG brasileiro entre eles estao: O desafio dos bandeirantes, Millenia, Daemon, Era do Caos e outros jogos. Fazendo assim com que os jogadores de RPG do Brasil conseguisse com mais facilidade os livros.

3. Livros jogos

Também existe uma variação do RPG chamada livro-jogo, que contém aventuras-solo, ou seja, aventuras que se pode jogar sozinho, uma alternativa ao RPG normal, que exige um grupo de pessoas para jogar. Acontece de pessoas começarem a jogar livros-jogos para depois passarem ao RPG. As aventuras-solo funcionam de uma forma semelhante a uma sessão convencional de RPG, onde o próprio livro faz o papel do "Mestre". Ele oferece as escolhas que o jogador pode fazer, e o jogador progride no jogo conforme supera os desafios, podendo passar por diferentes enredos dependendo de suas escolhas durante o jogo.

4. Live Action

O Live Action é uma outra forma de jogo de RPG, aonde os jogadores na criam cenários, mas se utilizam do espaço a sua volta para realizarem o jogo. O grande perigo dos jogos de Live Action é a forma como as regras são estipuladas muitos casos de Live Action acabaram em mortes reais para os seus jogadores. A banalização dos RPG´s estava criada com a criação dos live actions.
Os jogos de RPG na forma de live action tira o uso dos tabuleiros e dos dados, durante as aventuras do RPG, os personagens são estipulados com antecipação pelo GM e os jogadores tem uma real interpretação de seus papeis.

5. Jogos de RPG para vídeo game

Um dos primeiros jogos de RPG para vídeo game foi Zelda criado em 1995, no inicio o conceito de jogo não foi muito bem aceitos pelos gamemaníacos, mas mesmo assim Zelda ficou em segundo lugar nas venda da Nintendo, ficando atrás apenas do carro chefe da nintendo Mario Bros. No ano de 1997 o jogo foi censurado, deixando muitos jogadores desapontados com a nintendo. Em 1999 a nintendo lança mais duas versões de Zelda e lança também o Final Fantasy que é considerado por muitos o primeiro jogo de RPG em vídeo game, o sucesso de Final Fantasy fez com o que Zelda fosse esquecido rapidamente pelos demais jogadores. Após o lançamento de Final fantasy e Zelda vieram outros jogos entre eles Maso Game Boy e vários jogos de pokemon.
Muitos jogadores de RPG não consideram o jogos feitos para video-game e computador como "RPGs reais". Pela falta de liberdade em comparação aos jogos "de mesa", esses jogadores afirmam que os jogos eletrônicos seriam na verdade jogos de aventura com elementos de RPG. Em um jogo de RPG eletrônico, você controla personagens que seguem uma história pré-determinada, aonde seu personagem se desenvolve com o passar do tempo. Além dessa característica é difícil definir o que seria um RPG eletrônico, existe uma enorme variedade de jogos que se encaixam nessa classificação.


6. RPG´s eletrônicos

Os jogos de RPG eletrônicos são baseados nos jogos de RPG clássicos como D&D. Os jogos contem MP (magic point) HP (hit point) e levels, esses tres atributos são representados em números ao invés de barras gráficas como os outros jogos. A historia típica dos jogos e que os jogadores tem que salvar mundos e reinos da destruição, tendo q fazer aliados e amigos.
Os jogadores chegam a andar distancias muito grandes entre os reinos, podendo andar de diversas forma, a pé,a cavalo ou utilizar outro meio de transporte. Os personagens são baseado em seres mitológicos, elfos, anões, orgs e outros tipos de personagens. Os mundos dentro dos rpgs eletrônicos são de maioria baseados na idade media.
O primeiro jogo de rpg criado para computador foi Akalabeth, seguido de Wizardry esse exclusivamente para MAC. Os jogos de rpg se toraram sucesso como a chegada de AD&D (Advanced Dugeons & Dragons), em 1996 a origem dos jogos de RPG eletrônicos iria mudar com a criação do jogo Diablo, que vinha com a opção de multiplayer conhecido mais tarde como MMORPG´s.
Apesar de que muitos dissem um dos maiores sucesso dos desenhos animados começou como um jogo de RPG. Pokemon, deu origem a um outro gênero de RPG, aonde a pessoa tinha que capturar criaturas e treina-los para a batalha. O jogo se tornou um sucesso e terminou virando gibi, desenho animado e outros produtos.
A maiorias das raças que fazem parte dos jogos são inspirados no famoso livro de J. R. R. Tolkien, que virou filme de grande sucesso de bilheterias, o Senhor dos anéis. E comum você encontrar dentro do jogo, personagens como Hobbyts, elfos anões, humanos, orcs e outros.

7. MMORPG´s

Os MMORPG é um jogo de computador e/ou video game que permite a milhares de jogadores criarem personagens em um mundo virtual dinâmico ao mesmo tempo na Internet. MMORPGs são um subtipo dos Massively Multiplayer Online Game (Jogos Online Massivos para Múltiplos Jogadores).
A maioria dos MMORPGs rodam várias cópias do mundo virtual, cada cópia é chamada de "shard", "sub-mundos", "continentes", "servidores" ou "reinos", entre os quais o jogador pode escolher entrar. Cada servidor é independente dos demais, os jogadores criam seus personagens em um deles e lá ficam sem contato direto com os jogadores dos outros servidores. Cada servidor tem um ou mais administradores ou supervisores que cuidam de manter o servidor em funcionamento e de manter a ordem entre os jogadores. Há também servidores alternativos rodados sem autorização por terceiros, que funcionam com cópias vazadas ilegalmente do servidor original
O primeiro MMORPG da era moderna é creditado a Meridian 59 (1996), mas foi Ultima Online (1997) que popularizou o gênero. Ambos foram os responsáveis por difundir o termo "Massive Multiplayer", cobrando dos jogadores uma taxa fixa por mês para jogar, ao invés dos tradicionais planos pagos por hora de jogo.


8. GURPS

Os GURPS sigla que significa Generic Universal Role Playing System.. (Sistema Genérico universal para jogos de interpretação), é um sistema de RPG genérico, criado pela Steve Jackson Games em 1986, famoso pela sua flexibilidade, abrangência e detalhismo.Sua primeira tradução para a língua portuguesa foi efetuada pela Devir Livraria em 1991.
O combate, como é de costume nos RPGs do gênero, é dividido em rodadas, e em cada rodada existe o turno para que cada personagem possa agir. Para efetuar um ataque o jogador ou o GM deve lançar 3 dados e comparar o resultado a perícia de combate que estiver usando (como Espadas Curtas ou Armas de Fogo por exemplo), se o resultado igualar ou for menor que o número da perícia então ele terá conseguido, mas se o resultado for maior então terá errado. Nesse ponto o personagem que foi atacado deve fazer uma jogada de defesa usando uma das 3 Defesas Ativas (Aparar Bloqueio ou Esquiva) se for permitido por certas regras especiais. Se passar na jogada de defesa o ataque errou, se falhar na jogada de defesa o ataque terá acertado

9. Alguns jogos de RPG

Hoje nas lan house ou ate mesmo nos computadores de muitos e natural você encontrar um jogo de RPG, assim como os jogos de vídeo game, os jogos de RPG´s em os seus males dentro de seus jogos.

• Dungeons & Dragons

O jogo que deu origem ao novo gênero de entreternimento, o D&D como é mais conhecido, foi criado por Gary Gygax e Dave Arneson, seu amigo de jogo de tabuleiro, jogos como o RPG é um dos grandes sucesso, o jogo deu origem a um desenho animado conhecido como Caverna do Dragão, e a dois filmes uma estrelado por Tom Hanks, Mazes and Monsters (Labirinto de ilusoes e ou outro com o mesmo nome do jogo.
O D&D e jogado de forma simples, bastando apenas as seguintes coisas, O livro do jogo, uma folha com as características do jogador e dados hexagonais. O jogo e baseado na imaginação do jogadores, o grande mau do D&D como todos os outros jogos de RPG e quando eles são jogados em Live Action, podendo assim acontecer acidentes graves e ate mesmo morte dos jogadores.

• Ragnarök

Ragnarök é um jogo de RPG, baseado na batalha dos deuses, uma ilusão a crença nórdica em Odin, e seus deuses, o jogo leva a batalha entre os deuses que ao final prova a destruição do mundo.
Uma ideologia na existência de vários deuses a pessar de ser apenas um jogo leva a pessoa a crer na existência de vários deuses tirando assim o grande mérito do salvador do mundo.

• Lineage

A jogabilidade é totalmente focada na aventura, porém existem muitas características que o separam de games do estilo “mata-mata on-line” como Everquest. É possível, por exemplo, administrar castelos e participar de batalhas (sieges) para conquistá-los.
Cada personagem , dependendo de sua raça e/ou classe inicial, tem os valores dos status diferentes, estes só podem ser modificados através de algum bonus de Augment e Dyes(tinturas), que são aplicadas no personagem pelo NPC específico ao custo de 10 Dyes iguais do status desejado mais uma taxa em Adena.

10. Doenças causadas pelo mau uso dos RPG´s

A comunidade médica ainda não tem conclusões definitivas sobre o caso, mas estudos recentes parecem indicar que o excessivo número de horas de jogo deixam a pessoa mais predisposta à obesidade, desequilíbrio alimentar, incluindo maior propensão à perda de massa óssea e muscular. Aparentemente os motivos giram em torno da natureza sedentária do MMORPG.
• Educação Física; Desde o ponto de vista da Educação Física, o problema não está no jogo em si, mas na falta de atividade física no cotidiano [ sedentarismo ], bem como o entendimento/ensino da necessidade da mesma nas escolas e na sociedade em geral. Sendo assim, o atrativo e as possibilidades de tais jogos, em tempo real e, as vezes, intermináveis, o convertem em mais uma oferta que soma à televisão, videogames em geral, internet e todo o ócio, passivo e ativo, uma oferta com diferenciais positivos, pois com as novas tecnologias, o nível de complexidade de alguns dos jogos e simuladores chega a extremos, ajudando assim no desenvolvimento da lógica [como a matemática], bem como as habilidades para lidar com múltiplas variáveis e a de se relacionar com uma grande quantidade de pessoas (habilidades importantes na sociedade atual) podendo assim aproveitar os maiores beneficios da internet. Assim sendo, podemos entender que a solução e o problema não estão no jogo/simulador ou no tipo de jogo [no caso o MMORPG], mas na soma e na balança entre atividade física [subir escadas, meia hora de basquetebol ou futebol, academias...] e tempo/qualidade de ócio , de todo o dia-a-dia.
A questão psicológica deve ser debatida também, entre os jogadores de MMORPG. A natureza dos jogos deixa as pessoas totalmente envolvidas na ação de seus personagens (os "chars", que deriva da abreviação da palavra "characters"). Pela interação com outros jogadores podemos notar o envolvimento até mesmo emocional entre as pessoas que jogam,laços de amizade e de amor entre os personagens que podem ser recriados na vida real.
Além disso, para ter personagens fortes os jogos exigem que se dedique muito a eles. Algumas pessoas, tomadas de intenso envolvimento, vivem situações de stress, perda de sono, falta de apetite, ansiedade grave que devem ser observadas com atenção para não levar a um quadro psicológico mais grave, como um transtorno obsessivo-compulsivo ou depressão.

11. Nomeclaturas de personagens de RPG

Gnomo: (Gnome) Designação comum a certos espíritos, feios e de baixa estatura, que, segundo os cabalistas, habitam o interior da Terra e têm sob sua guarda minas e tesouros. Demônio, duende.
Elfo: (Elf, elves) Gênio aéreo da mitologia escandinava, que simboliza o ar, o fogo, a Terra, etc. Ser sobrenatural de baixa estatura que causa intrigas e agitações. Duende. Demônio. Gnomo.
Anão: (Dwarf, dwarves) Ser sobrenatural de baixa estatura, que parece um homem feio e deformado. Duende. Demônio. Gnomo.
Dragão: (Dragon) Na Bíblia, o dragão é o próprio Satanás (cf. Apocalipse 20:2).
Xamã: (Shaman) Em diversos povos e sociedades, especialista a que se atribui a função e o poder, de natureza ritual mágico-religiosa, de recorrer a forças ou entidades sobrenaturais para realizar curas, adivinhação, exorcismo, encantamentos, etc.
Bruxo (Wizard): Personagem que, como na vida real, pode lançar encantamentos e utilizar os poderes da magia para vencer os obstáculos do jogo e vencer os inimigos.
Bruxa (Witch): Mesmo significado do anterior.
Mago (Magus, mage): Personagem semelhante ao bruxo, que se utiliza de forças das trevas para adquirir mais poder e controle sobre as situações.
Sacerdote (pagão) ou druida (Priest, druid): Personagem religioso que destrói os problemas e cura as doenças através de feitiços e poderes mágicos. Os druidas eram sacerdotes celtas que viviam na Bretanha e na Gália, antes do Cristianismo. Eles adoravam o sol e criam na reencarnação.
Ladrão (Thief): Personagem que, como na vida real, rouba suas vítimas.


12. Relatos de casos policiais envolvendo RPG´s

Um jogo de interpretação de papéis de fantasia que usa demonologia, feitiçaria, vodu, assassinato, estupro, blasfêmia, suicídio, assassinato, insanidade, perversão sexual, homossexualismo, prostituição, rituais satânicos, jogatina, barbarismo, canibalismo, sadismo, invocação de demônios, necromancia, adivinhação, etc. Pat Puilting. Lafayete, Louisiana.
A Srª Pulling sabe do que está falando. Anos atrás seu filho de 16 anos cometeu suicídio e uma investigação policial revelou que o rapaz estava afundado no satanismo. A Srª Pulling ficou perplexa porque sendo judeus ela e seu marido estavam devidamente conscientes do perigo do ocultismo, porém desconheciam completamente as experiências espirituais negativas do filho. Vasculhando melhor as coisas do filho, a mãe descobriu o grau de envolvimento dele com D&D e como ele estava realmente vivendo e aceitando os padrões espirituais do jogo. De acordo com o andamento do jogo, o rapaz recebeu uma maldição de morte de outro jogador e tudo acabou em morte.
Mas casos de morte que tiveram os jogos de RPG como causadores.
Michael Dempsey, de 17 anos, se suicida com um tiro na cabeça em 19 de maio de 1981. Testemunhas o viram tentando invocar os demônios de D&D minutos antes de sua morte.
O jogador de D&D Steve Loyacano se suicida por envenenamento de monóxido de carbono em 14 de outubro de 1982. A polícia afirmou em relatório que coisas satânicas que ele escrevia e uma nota de suicídio ligavam sua morte a D&D.
O jogador de D&D Timothy Grice, de 21 anos, comete suicídio com um tiro de bala em 17 de janeiro de 1983. O relatório do detetive comenta: "D&D se tornou realidade. Ele achava que ele não estava preso a esta vida, mas que podia partir e voltar, por causa do jogo".

13. Influências do Ocultismo;

No universo do RPG, o jogador é, quase sempre, remetido ao mundo do ocultismo, onde os personagens são, invariavelmente, vampiros, gárgulas, lobisomens, demônios, criaturas grotescas e bizarras, que ora se alimentam de sangue, ora de vermes, almas, etc.
A literatura disponível no mercado alimenta esta busca pelo oculto, pelos seres míticos, lugares sombrios e lúgubres. Os títulos das matérias geralmente remetem o usuário a um mundo de criaturas fantásticas como dragões, vampiros, lobisomens, lutas e mortes.
Com certeza, os RPGs e os jogos de aventura não seriam os mesmos, ou não teriam a mesma cara, não fosse a nítida influência do "Senhor dos Anéis".
A febre por descobrir e habitar mundos fantásticos, pela magia, conviver com seres diferentes de nós, humanos, é a temática da grande maioria dos jogos de RPG e, é claro, do universo tolkeniano.
O "Game Master" ou Mestre, sempre um jogador mais experiente, é o 'todo-poderoso' do jogo e a figura principal do RPG. Cabe a ele, criar a ilusão de realidade do enredo, descrevendo a história com riqueza de detalhes, a geografia do ambiente aonde vai se desenvolver a ação ou trama e, o principal, ditar as regras, todas pré-definidas. Tudo isto, vai transportar o jogador para um mundo de ficção mágica, transcendente, não diferente do mundo de Tolkien.


Conclusão

Os jogos de RPG, ao todo não são de mau agrado, criados apenas para divertimento e laser, mas que muitos jogadores estão deixando os jogos transformar a sua vida, mudando o seu comportamento de maneira radicalmente.
O grande mal desses jogos esta na forma de como é jogado e na quantidade de horas que você passa jogando em frente ao um computador (no casos dos MMORPG´s)

11 comentários:

Anônimo disse...

Atualmente em nosso país, um dos maiores instrumentos de Satanás são os
“role playing fantasy games” (jogos) que se tornaram bastante populares. Ele está
usando esses jogos para criar um exército com os jovens mais inteligentes.
Exército esse que, o anti-Cristo, será capaz de interceptar e controlar quando bem
quiser. Sem se dar conta do que está acontecendo, a pessoa pode ser controlada
por demônios através do envolvimento nesses jogos. Em muitos estados, eles se tornaram, para os mais inteligentes, parte do currículo escolar e quase todas as
escolas formam clubes extra-curricular para que os alunos possam jogar. Na
essência, esses jogos são cursos relâmpagos de feitiçaria. Infelizmente, os
participantes só constatam isso quando já é muito tarde.
Na maioria dos jogos, existe um líder que planeja o lineamento de cada
jogo. A diversão consiste de uma aventura em que a batalha será travada contra
vários “monstros” e “seres” com certas habilidades e características. Assim,
existem manuais com gravuras e muitos detalhes sobre as habilidades desses
personagens. Os jogadores terão de “visualizar” a ação do jogo em suas mentes.
Assim, irão se tornar mais avançados no jogo, à medida em que “visualizarem”
melhor a “ação” e conseguirem antecipar os movimentos dos “monstros” e dos
outros jogadores.
Primeiramente, o quê as pessoas não sabem é que os “monstros” são na
realidade, demônios. O que elas pensam que estão “visualizando”, na verdade,
estão começando a ver o mundo espiritual. Quanto melhor se tornarem na
“visualização” do jogo, mais infiltrados estarão no mundo espiritual. A
imaginação é um passo importante para contactar esse outro lado. Não posso dizer
em que ponto os jogadores ficam infestados por demônios, contudo, trabalhei com
muitos e não encontrei sequer um deles que não estivesse habitado por demônios
e não o soubesse. É claro, que irão mentir a respeito, mas mesmo assim, uns
poucos me disseram que conversavam com eles e para ganhar mais poderes
convidava o mais inteligente de todos os demônios para possuí-los.
Os manuais mais avançados, dão detalhes de fórmulas mágicas,
encantamentos e escritos satânicos que são usados e ensinados pelas bruxas e
bruxos da própria Irmandade. Todos os que estão nos jogos, sentem uma estranha
fascinação pelo poder que emana deles, e, poucos são os que descobrem a
armadilha em que estão sendo apanhados. Muitos são os jovens cristãos ativos e
entusiastas que perderam o interesse pelo Senhor como resultado do
envolvimento nesse tipo de jogo e, não deixando de mencionar os que nunca
conhecerão a Jesus por causa da escravidão satânica em que estão.
(REBECCA BROWN - livro ele veio para liberta os cativos)

Pedro disse...

Eu desejo me opor à ideia do outro comentário.

Na minha concepção é um conceito extremamente distorcido. Por haverem seres míticos na maioria dos RPGs, cristãos associam a "coisa de satã".

Atacam também religiões como a Wicca alegando ser coisa de satanás. Não sabem porém que esta religião pagã (e muitas outras) prega uma palavra de bondade e amor ao próximo assim como o cristianismo.

Grande parte dos jogadores de RPG que conheci são ateus. Isto não significa que são pessoas ruins, não cometem crimes, agem pelo bom senso (recíproca, agradar para ser agradado) não pelo medo de uma punição pós-mortem. Ouso dizer que esta característica torna-os pessoas mais bondosas que muitos "bons cristãos".

Em suma, o RPG é uma atividade intelectual, tais atividades estimulam o desenvolvimento da inteligência. O misticismo é encarado com um posicionamento cético (magia e seres bestiais não existem) e os demônios são enfrentados pelos jogadores (afinal, são heróis).

Se jogadores de RPG são satânicos, atores de filmes que envolva fantasia também são. Este argumento é equivocado demais

RPG Cristão disse...

Este é o primeiro RPG Cristão para computador, totalmente em português e gratuito:

http://www.internautascristaos.com.br/caminho-estreito

Daniel disse...

já deu, acho. A Igreja Universal já basta de blog satírico. Espero, né? Poe já dizia que às vezes é difícil distinguir sátira de fanatismo ignorante

Drakyus disse...

Gostei do POST que em grande é imparcial e explica bem o RPG, já o comentário de nosso amigo sobre o "RPG como principal arma de Satanás" é um exercício a obtusidade, acho que a "ignorância" é a principal arma de Satanás, e Deus já nos tem alertado sobre ela.
Em suma, parabéns pelo post amigo tenho certeza que deixou algumas pessoas menos ignorantes a respeito do assunto.

Anônimo disse...

There is just no advantage to instаlling a revегѕe osmosis water systеm with todaу's technological betterments. After researching the subject of drinking water quality and of home water filters and purifiers, he set up a website where he proposes the results of his inquiry for all to consider, to reach independently their conclusions. It does the job efficiently.

Feel free to visit my blog post ... reverse osmosis water filter at home depot
Also see my page: reverse osmosis water filter air gap

Anônimo disse...

Birkenstock Sandals It is quite organic that you may consider the budget apparel because poor kinds. Goods truth, the cheap dresses usually are not low quality to your high priced kinds at all. Nowadays, increasing numbers of people tend to decide on low-cost nevertheless stylish apparel to make use of given that they will save big money in this manner. In addition, affordable clothes can function in the same manner as the pricey clothing. Obviously, picking out the ideal outfits may be the first ingredient that you can remember to consider if you are going to obtain a few apparel. cheap attire on the web can certainly absolutely supply you with the finest and classy gowns since our own web site offers launched several types of inexpensive apparel lately.
[url=http://www.wimac.co.uk/partners]Karen Millen Dresses[/url] Lots of great items designed for and also in opposition to Google Sites enabling evaluations about a particular business or maybe internet site. I will be from it I once acquired 190 furthermore yahoo and google locations advertising (pertaining to buyers). my favorite one has been that somebody experienced made itself known yet upon my site and it provided the pc the herpes simplex virus of which induced this to collision!), which you can not remove. Privately, I wish the roadmaps would certainly go away completely along with permit the best SEO gain! Oh yeah along with anyone will almost certainly say it, and I concur, Roadmaps Can be Search engine optimisation. However, way too many organizations are out there putting up false listings and course-plotting to have era internet sites. Bing is supposed to worry about their listings. In that case, doing away with Yahoo spots would be a good component of that will route. Simply just the consider.
[url=http://www.wseas.org/wseas/birkenstocksale.html]Birkenstock Sandals[/url] As well as the gown, items are often in many cases are asked to choose their unique components. By shoes or boots to be able to jewellery to their own flowers, bridesmaids may outline their unique search. As you may be expecting, the footwear are often an important item. Free of the particular gruesome conventional colors, many bridal party are usually picking wonderful boots to help swagger around with on the pal's wedding day. The most famous and also promoted development is once again material colorings. This can have one thing (or maybe everything) related to the reality that dark-colored is now one of the most well-known attendant gown shades. And you also don't have to be any dressmaker to know that all steel coloring seems to be excellent with dark.

Anônimo disse...

[url=http://www.artofdrkara.com/gucci.html]グッチ タイガ[/url]

[url=http://artofdrkara.com/montblanc.html]モンブラン 財布[/url]

[url=http://www.artofdrkara.com/gucci.html]グッチ ヴェルニ[/url]

[url=http://www.artofdrkara.com/ferragamo.html]フェラガモ 靴 女性[/url]

[url=http://www.artofdrkara.com/ferragamo.html]フェラガモ カバン[/url]

Anônimo disse...

Sometimes seasons reasons some shoes continues to be[url=http://niketrainersuksale.webeden.co.uk]Nike UK[/url]
temporarily will not have to be able to[url=http://tomscanadaoutlet.snappages.com]Toms Canada[/url]
wear such shoes all of us[url=http://addnikecanadastore.snappages.com]Nike Shoes For Women[/url]
properly placed both of them within your[url=http://louboutintrainersuk.blog.co.uk]Christian Louboutin Shoes[/url]
right put in order to avoid unnecessary damage of shoes[url=http://salelouisvuittonuk.webeden.co.uk]Louis Vuitton Outlet[/url]

However if the insole is unquestionably bad, it would want to use a gentle brush and water gently scrub. Should be noted that, avoid the use of chemical soaps cleaning, or they will often make the insole surface of cloth off.[url=http://shoppradabagsuk.webeden.co.uk]Prada UK[/url]

Anônimo disse...

and your ghd straighteners sale when Additionally, ghd mini styler not the to ghd sale uk are is ghd mini styler or for light ray ban 3025 internet to

Anônimo disse...

Depende de qual rpg, é como disseram nessa postagem,"a pessoa que dita a estoria" e nem sempre precisa do livro pra jogar, nem todo RPG tem a ver com ocultismos... mas enfim o post foi mt bom, porém com muitos equívocos e algumas coisas vc exagerou muito. o pokemon n tem dwarfs nem elfos nem nada disso, n tem nada a ver com a obra de tolkie.e quem iria começar a adorar outros deuses por causa de um jogo?, são essas e algumas outras coisas que discordo de seu ponto de vista. mas vc explicou tudo direito. algumas coisas tem a ver com ocultismo mesmo... parabéns pelo post, abraço