Os Bereanos

"Ora, estes eram mais nobres do que os de Tessalônica, porque receberam a palavra com toda avidez, examinando diariamente as Escrituras para ver se estas coisas eram assim." At 17:11

Existem pessoas que amam estudar a palavra de Deus independente de seu credo ou religião e daquilo que eles acreditam. A bíblia e sem dúvida um dos livros se não for o livro mais vendido em todo o mundo. Assim, como esses apaixonados por ela existiam uns judeus na cidade de Beréia que eram sábios que estavam sempre em busca da verdade e pesquisava constantemente sobre as verdades contidas dentro dela.
É fato que desde o século I existiam pessoas que queriam tirar proveito da fé dos judeus que julgavam-se sendo o Cristo ou até mesmo ensinar uma outra religião para eles. Criando assim, as vertentes existentes no século I.


1. Pessoas sábias e diferentes dos outros.


Em Beréia essas pessoas falsos mestres não se davam bem, pois, os bereianos iam para dentro das escrituras e liam passagens para ver se era verdade. Assim, confirmando tal ensinamento como verdadeiro ou falso conforme a escritura. Nas outras cidades como observamos não tinham esse zelo pela palavra os quais podiam ser enganados facilmente ou tinham a dificuldade para aceitar as corretas interpretações bíblicas das passagens proferidas em suas reuniões.


2. Estudiosos das escrituras.


Quem gosta de ler a palavra sabe o tempo que tem que ser gasto para nós meditarmos constantemente nelas. Jesus nos deu um exemplos de Natanael, um judeu que fora apresentado a ele por Filipe (Jo 1.47-51). Ele era uma pessoa que passava um tempo determinado meditando nas escrituras não somente por ler, mas, para meditar e colocar em seu coração as palavras que estavam ali escritas. Poderíamos chamá-lo de bereano, pois, o mesmo estava ali para se alimentar do alimento escrito por Deus deixado para todo o seu povo.
Não poderei dizer se me perguntarem qual era a passagem ou que ele estava estudando naquele momento, mas ele estava cumprindo o "Shema Israel" (Dt 6.4-7) para guardar os ensinamentos que ali estavam escritos para ele e sua nação.


3. Aptos a reconhecer o evangelho.
Natanael conhecia as escrituras mas, pelo visto ele não conhecia muito bem já que perguntou se vinha algo bom da Galileia. O profeta Jonas filho de Amitai (II Rs 14.25; Jn 1.1) era descendente daquela região e natural talvez por falta de procurar tantas outras questões nas escrituras não se atentou para isso, ou simplesmente pelo fator histórico cultural daquela época. Sim, Natanael pode vir algo bom. Ao longo dos anos que passou com Jesus ele viu os sinais e maravilhas que foram realizados no meio do povo e teve a certeza de que Jesus era o Massiach. Os Bereanos eram mais sábios que Natanael, o quais estavam constantemente vendo dentro das escrituras as palavras de Paulo falaram para eles sobre o Mashiach. E eles creram que Jesus era o prometido e que a sua redenção já tinha chegou e eles não aceitaram.
Sejamos sábios e como os bereanos, os quais, estavam constantemente dentro das escrituras para corrigir e verificar se aquelas palavras estavam corretas. O zelo pela palavra tem que arder em nossos corações como fogo que nós consome e única esperança que temos deve estar nela.


Shalom.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.