Shalom

"E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus." Fl 4.7


É comum se ver no meio do protestantismo o aumento de palavras de origem hebraicas. E sem dúvida uma das palavras usadas é shalom. Interpretada como paz, sendo algumas vezes ligada a uma  י branca, momentos sem guerras ou sem conflitos.

Mas, ela vai muito além do que um mero momento. Para isso precisamos entender seus usos. A palavra era usada e é até os dias de hoje como cumprimento. Ma shlomchá? Para o masculino e para o feminino somente tirar o “a” do final. E uma pergunta clássica em todos os povos: Como você está?. Ou apenas como Shalom ou Shalom Alechem. 

Quando observamos que a palavra tem diversos significados, nem entramos em sua raiz etimológica. Mas, quando se passa a entender o seu profundo significado passamos não somente a  יpalavra, como o que Cristo quis dizer.

“A minha paz vos deixo, a minha paz vos dou.” 

A sua raiz está ligada a diversas palavras. E todas elas representam ou dão-se a compreensão de algo perfeito ou completo. Shalom não é somente paz. Mas e a plenitude deseja para você. Jesus usa a palavra como demonstração não somente de sossego e quietude. Mas, que a sua perfeição seja passada para você. Jesus não deseja somente momentos tranquilos e confortáveis, sem guerra. Pois o mesmo disse que teríamos aflições, mas ele venceu o mundo. 

A paz não é momento, ela faz parte da pessoa ser completa. Ela está ligada à essência de Deus. Os judeus antigos a vêem como a plenitude da vontade Deus em forma escrita ou falada. 

Eu pergunto a você como está a sua paz? Não falo em momentos de guerra ou de tranquilidade. Eu me refiro a sua pessoa, o seu coração está em paz mesmo em momento de guerra e dificuldade?

A paz foi dada e deixada para você. O preço (shillum), que também é uma palavra da raiz de Shalom. Já foi pago na cruz, o direito à sua vida e a redenção e a graça lhe é concedida. Através da Paz de Jesus.


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.