A oração de Jabez



"E foi Jabez mais ilustre do que seus irmãos; e sua mãe deu-lhe o nome de Jabez, dizendo: Porquanto com dores o dei à luz.
Porque Jabez invocou o Deus de Israel, dizendo: Se me abençoares muitíssimo, e meus termos ampliares, e a tua mão for comigo, e fizeres que do mal não seja afligido! E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido."
                                                                         I Cr 4. 9-10

      Nas partes, consideradas chatas para os leitores e estudantes da bíblia que são genealogias, temos um caso raro em todas as grandes listas de nomes na Bíblia se tem uma pausa dois versículos que contam uma história curta rápida e uma oração curta e que não tem o seu fim e nem sua finalidade posta de forma concreta.
      Encontramos a história de um homem, da tribo de Judá, que viveu aproximadamente no período da conquista da terra de Canaã, a parte que coube a família de Jabez não se tem notícias. O que nós sabemos sobre a vida de Jabez está baseado em dois versículos em toda a Bíblia. Dentro da cultural Judaica podemos ver algumas, características dentro do texto. Característica do nome: A crença judaica referente ao nome de uma pessoa é muito forte, o nome de Jabez, significa tristeza, dores, aflição. Os motivos não conhecemos ao certo, mas, podemos sugerir e crer que a sua mãe possa ser que teve problemas no seu parto ou uma perca muito grande no dia de seu nascimento, assim como a parteira de Benjamim queria colocar o seu nome de Benoni. Alguns teólogos, diz que Jabez ao nascer ele estava na posição contrária tendo assim dificuldades para ele nascer e sofrendo problemas na sua estrutura óssea.
      Em tudo que se trata sobre a vida de Jabez vamos parar no lado da suposição, nada de concreto, pois as informações são nulas. O texto continua da uma única qualidade para a sua vida, ele era honrado ou ilustre, alcançou a fama mais que seus irmãos, não podemos afirmar a quantidade de sua família, mas pelas escrituras temos a consciência e a informação de que ele tinha. Para a época que ele viveu ter muitos irmãos era ótimo para a família quanto maior o número da família mais fácil para conquistar o seu território.
      No versículo dez nos apresenta outra qualidade de Jabez ele invocava a Deus, as maravilhas que Jabez viu no deserto e presenciou tudo, ele sabia que o Deus a qual ele servia nunca iria negar nada para um servo dEle. A oração de Jabez não tem fim e não nos mostra o motivo principal ou o que levou para aquela pequena oração ser respondida. A bíblia nos mostra alguns exemplos, de pessoas que tiveram suas orações respondidas pode ser que elas nos ajude a conhecer as qualidades que Jabez poderia ter em sua vida.

1 - Homem reto igual à Jó

      A história de Jó é sem dúvidas umas das mais sofredoras histórias dentro da bíblia, logo no primeiro capítulo do seu livro vemos que Jó tinha quatro características ele era Justo, Integro, Temente a Deus e Evitava o mal. Essas eram as características própria da vida de Jó e mesmo assim ele sofreu, foi provado por Deus simplesmente pelo fato para provar a Satanás que o ser humano pode ser fiel a Deus. Ao longo dos 42 capítulos do livro de Jó temos seus quatro amigos os julgando dizendo que a culpa estava nele. Jó permaneceu firme naquilo que ele acreditava, assim, como na oração de Jabez 
Se me abençoares muitíssimo Jabez tinha o conhecimento da história de Jó (segundo alguns teólogos dizem que o livro de Jó foi o primeiro a ser escrito). Ele conhecia toda a situação que Jó passará, Ele via sua vida como estava é também queria a mesma mudança que ocorreu na vida de Jó no final de seu livro Jó 42,12.

2 - Homem temente a Deus como Abraão

      Abraão conhecido como o Pai da fé, ele recebe uma promessa em Gn 12.1-9 lemos sobre o chamado de Abraão, as promessas que Deus faz para ele também faz parte da oração de Jabez "e meus termos ampliares". Abraão recebe a promessa de que ele seria uma grande nação, uma pessoa que sai da terra de sua possessão e vai para outra desconhecida, dirigido apenas por uma voz que falar com ele. Jabez tinha o conhecimento dessa história, ele era fruto dessa promessa, ao trazer isso para sua oração foi um dos grandes motivos para sua oração e seu pedido ser respondido por Deus.
Jabez fez com que as promessas feitas a seu pai fossem cumpridas em sua vida, conhecer a história de sua parentela mudou a sua atitude.

3 - Homem amigo como Moisés

      Jabez tinha visto no inicio de sua vida a história de um homem chamado Moisés, qual tinha uma grande influência no Egito, sendo filho da filha de Faraó, logo tendo também direito legítimo ao trono, que trocou para viver com seu povo e com o Deus o qual passou quarenta anos aprendo a ter comunhão com ele. É o ponto onde nos leva a três partes da oração de Jabez 
"e a tua mão for comigo" no livro de Ex 32 e 33 para mim é uma das melhores e belas passagens da bíblia onde Moisés pede a Deus que Ele vá com na frente de Israel os guardando e os protegendo. Moisés aprenderá a ter comunhão com Deus e sabia que somente através de sua presença o povo teria vitória.
Jabez viu as maravilhas feitas por Deus através de Moisés e tinha a profunda convicção que ele pedisse a proteção do Seu Deus de Adonay ele teria o seu pedido aceito e que tudo que ele fizesse teria resultado positivo e esperado.  
4 - Homem segundo o coração de Deus com David

      Jabez ainda tinha uma parte em sua oração, em quem ele poderia se inspirar Sabia da sua promessa para conquistar a terra através da promessa, sabia que serias abençoado por confiar em Deus, tinha a mais pura convicção e experimentado que se ele pedisse a presença de Deus em sua vida Deus iria atender o seu pedido. Mas ele completa "e fizeres que do mal não seja afligido". Ele inspirou um jovem rejeitado como ele durante a sua adolescência, mas que se tornou rei de seu povo, Davi também tinha o conhecimento e pedia a proteção de Deus para que ele fosse livre de todo o mal, Salmo 23 é o grande exemplo da consciência de que Davi tinha a respeito da proteção de Hashem, do Deus vivo, ouviria a sua oração se ele o confiasse sua vida para Deus.

Conclusão

        Uma das orações mais curtas da bíblia nos mostra muito a respeito de uma pessoa que o autor colocou no meio de uma parte que muitos leitores e estudiosos da bíblia ignoram, mas esses dois versículos nos trazem grandes lições para a nossa vida. Antes de escrever procurei várias informações a respeito de Jabez, mas pouca coisa foi encontrada, uma personagem da bíblia que foi negado para nós sabermos mais a seu respeito, mas o autor de 1 Crônicas nos revela algo importante "E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido." Apesar de não sabermos sobre a sua vida, mas temos certeza que a sua oração foi respondida e Deus concedeu aquilo que ele desejava.
      Que o exemplo de Jabez possa nos inspirar grandemente. Que a graça do nosso Deus nos abençoe. 


"A história de Jabez na bíblia é uma prova de que o que importa não é quem você é, nem aquilo que seus pais decidiram que você fosse, nem qual é o seu “destino”. O que realmente importa é saber quem você quer ser, e pedir isto."
                                                                     (A oração de Jabez - Bruce Wilkinson pg. 12)




BLOG ATUALIZADO

A VERDADEIRA PROSPERIDADE

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.