O Grande Exemplo de Paulo

“Em tudo o que fiz, mostrei-lhes que mediante trabalho árduo devemos ajudar os fracos, lembrando as palavras do próprio Senhor Jesus, que disse: ‘Há maior felicidade em dar do que em receber” (At 20:35 versão NVI).

No contexto dessa passagem, Paulo estava em Mileto quando decidiu chamar os presbíteros da igreja de Éfeso para lhes passar alguns conselhos antes de partir para Jerusalém.  
O apóstolo dos gentios, sem dúvida, nos deixou um exemplo formidável de amor, zelo, cuidado e dedicação com a igreja do Senhor Jesus. Podemos aprender com o exemplo de Paulo algumas lições importantes para nossa vida e serviço a Deus.

“Vocês sabem como vivi todo o tempo em que estive com vocês” (At 20.18). Paulo nos deixou um grande exemplo de comportamento. A conduta, o estilo de vida do cristão, diz muito a respeito de quem realmente ele é. A nossa conduta deve condizer com aquilo que professamos e pregamos. Assim como o apóstolo Paulo você tem demonstrado ser um servo de Cristo por meio do seu comportamento?

“Servi ao Senhor com toda a humildade e com lágrimas” (At 20.19). Paulo nos deixou um grande exemplo de serviço e humildade ainda que sendo impiedosamente perseguido pelos judeus não demostrou nenhum ressentimento, muito pelo contrário, humilhou-se, demonstrou fidelidade a Deus, a sua Palavra e a sua igreja.

“Vocês sabem que não deixei de pregar-lhes nada que fosse proveitoso...” (At 20.20). Paulo nos deixou um grande exemplo na pregação, como grande expositor, tinha todo o cuidado de transmitir nada além do que estava na Palavra de Deus. Assim como Paulo devemos pregar todo o conselho de Deus, pois só as Sagradas Escrituras são proveitosas para o crescimento saudável da igreja.

“Testifiquei, tanto a judeus como a gregos, que eles precisam converter-se a Deus com arrependimento e fé em nosso Senhor Jesus” (At 20.21). Paulo nos deixou um grande exemplo de fidelidade ao seu chamado. O apóstolo dos gentios não fez acepção de pessoas, mas, vencendo as barreiras existentes entre os judeus e gentio, anunciou o Evangelho a todos. Assim como Paulo precisamos vencer as barreiras que nos impedem de levar a mensagem de fé e arrependimento a todos os pecadores.

“Cuidem de vocês mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo os colocou como bispos” (At 20.28). Paulo nos deixou um grande exemplo de cuidado com igreja. O apóstolo sabia que na sua ausência lobos ferozes se infiltrariam e não tendo piedade do rebanho disseminariam doutrinas distorcidas e isso levaria muitos ao desvio da fé. Faço das minhas palavras o que Burk Parsons disse: “Nós todos devemos saber no que cremos, o porquê de crermos, como viver o que cremos, como defender e como proclamar o que cremos – e devemos fazê-lo com mansidão e temor”.

“Em tudo o que fiz, mostrei-lhes que mediante trabalho árduo devemos ajudar os fracos” (At 20.35). Que possamos seguir o exemplo de Paulo, trabalhando arduamente na obra do Senhor, ajudando os francos e necessitados, pregando o Evangelho com fidelidade e paixão e demonstrando com a vida a fé que professamos com os lábios. Ouso afirmar sem titubear que sem dúvidas podemos seguir a recomendação do apóstolo dos gentios quando afirmou: “Irmãos, sigam unidos o meu exemplo” (Fp 3.17).


No amor de Cristo, Rafael Willison.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.