Nada me faltará?


Essa e uma pergunta interessante para nos cristãos será que realmente nada nos falta? Será que o temos nos satisfaz o nosso desejo e o nosso anseio por querer o bem-estar? E com essas duas perguntas principais que me levou a meditar no versículo-chave que usarei nesse estudo.


“O Senhor é o meu pastor nada me faltará” Sl 23.1


         Passagem conhecida de todos os evangélicos, católicos, ateus enfim por todos os seres humanos na terra. Mas, realmente temos sentido falta de alguma coisa? Ou nada nos falta? O crente vive passando necessidades em sua vida, sempre precisando de algo para suprir e atender as suas necessidades básicas. Comida, água, casa, dinheiro, saúde e outras coisas. Estamos no limite de nossas vidas ate as pessoas que são ricas sentem falta de algo. Mas o que o rei David quis nos dizer com isso? Será que ele nunca passou por necessidade para poder escrever isso? Mas antes vamos analisar a vida de alguns homens importantes.

1 – Abraão, o pai da fé.

               Começarei logo pelo patriarca de David. Abraão tinha a promessa de ser uma grande nação e ser rico e prospero na terra. Deus o chamou com setenta e cinco anos de idade e pedindo para sair do meio de sua parentela e ir a uma terra que ele mostraria (Gn 12.1-7). Passou vinte e cinco anos esperando para nascer um filho que se cumpriria todos os desejos e vontade Deus. É um período muito longo de vida e ter muita fé para esperar todo esse tempo na promessa, claro que ele quis desistir no meio da jornada e voltar atrás para o meio de sua parentela. Mas, analisamos um pouco esses vinte e cinco anos que ele passou na terra de Canaã, Abraão passou por duas fomes graves na terra, armou todos os seus servos e foi à guerra com apenas 318 homens armados e saiu vitorioso, perdeu a esposa por duas vezes por medo de morrer pelos homens da terra de suas peregrinações. Apesar de todas essas coisas ele nunca desistiu de sua promessa e confiou em Deus que o supria de todas as suas necessidades diariamente.

2 – Jó, o rico pobre.

Assim como Abraão vemos a vida de Jó, alguns acreditam que eles tenham sidos contemporâneos e outros acreditam que não tenham sido. Apesar de todo o mistério temporal se ele existiu ou não Jó e uma prova grande de saber o que é ter um grande momento de aperreio. Logo no primeiro capítulo do livro que tem o seu nome (Jó 1.1-21) lemos a aposta feita entre Deus e o diabo o qual acusou Jó indignamente adorar a Deus por causa de seus bens, pois, Deus o abençoava em tudo que ele fazia. Jó assim como Abraão era um homem temente a Deus ao ponto que em Jó 1.1 vemos quatro características de sua vida. Ao perder tudo ele jamais se levantou indignamente para por a culpa em Deus, mas, ao contrário agradeceu a Deus por ter lhe dado tudo e ter lhe tirado aquilo que Ele tinha lhe dado. Ora quanto exemplo de fé e demonstração de confiança ao Senhor da parte de Jô que acreditava que ele não permaneceria nessa situação para sempre porque o seu Redentor iria livrá-lo da situação que ele se encontrava (Jó 19.25).


3 – O pastor do rei David

       Era por saber e acreditar no Redentor de Jó que Davi no meio do campo, segundo estudiosos composto este Salmo 23: “O Senhor é o meu pastor nada me faltará. Deitar-me faz em verdes pastos...”. Mas, espera um momento? Davi como israelita conhecia a história de seu patriarca Abraão e sabia de todas as suas dificuldades na terra de Canaã e o que o seu povo passou no deserto. Se levarmos em conta outra linha teológica que acredita que Jó foi o primeiro livro do povo israelita podemos acreditar que ele também conhecia a história de Jó. E no meio do campo escreve NADA ME FALTARÁ? Podemos ver o que realmente David escreveu: “ADONAY ROIY LOH ECHSAR”, quatro palavras hebraicas que por muito tempo tem sido o guia de muitos crentes que deixam suas bíblias abertas em sua casa nesse salmo especificamente. Vamos a uma tradução livre das palavras do versículo.
ADONAY= No texto original esta o nome de Deus, o qual substitui por Adonay;
ROIY=. A palavra Roi está terminada com Yud. Logo é usado o pronome obliquo meu traduzindo assim para; Meu pastor
LOH= Não
ECHSAR= Vem do verbo “chasar” que significa faltar, ter necessidade, sentir falta de. A palavra está conjugada na primeira pessoa do futuro.
       Vamos traduzir o texto no seu original O senhor meu pastor não faltará. A colocação da palavra “nada” na tradução portuguesa faz com que perca o real sentido daquilo que David quis realmente escreve no texto. Pode faltar todas as coisas mais Jamais Deus faltaria em sua vida.

Conclusão

E baseado nessa esperança que Abraão não perdeu a fé, José recusou se deitar com a esposa de Potifar por saber que esse Deus supria suas necessidades, Moisés no deserto por acreditar no Senhor teve o seu rosto resplandecido e por acreditar que Deus era o seu Redentor Jó não sentiu falta de nada. De que você tem falta?


Shalom Lekulam (Paz para todos)



Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.