A casa do luto

Melhor e está na casa do luto do que onde há festa. Ec 7.4 


Ao estar em um velório de partida de uma irmã querida. A palavra de Eclesiastes me veio em mente. E fiquei pensando o que Deus tinha para mim naquele lugar. Conhecia os familiares desde a minha adolescência e vi os filhos dela crescerem e se casarem. Naquele lugar compreendi o porquê das sábias palavras de Salomão.
Só vai para a casa do luto quem se importa com os familiares quem tem algo a passar e dizer para os familiares. Mas, nesse em especial tinha muito a aprender.

1. Quando a esperança acaba.

É um livro que eu gosto muito e uma das histórias pra mim que são das mais belas dentro da bíblia. A história de um homem que perdeu tudo aquilo que ele tinha, filhos, bens (gados) e por último a sua saúde.  Tinha tudo para deixar de confiar em Deus. Mas, a sua fé era maior do que a sua dor (Jó 1.20) ele tinha motivos para deixar de crer mas não largou a sua convicção. Ora, não tinha mais nada que pudesse obter para lhe dar paz. E o único conselho de seus familiares mais perto era amaldiçoa teu Deus e morre.
Jó sabia que a única esperança era o Deus a quem era fiel (Jó 19.25) o qual com todos os seus problemas e dores  ele veria a Deus com a solução. E mudaria a sua situação.

2. Quando há esperança na resposta.

A dor da perda para nós cristãos possa ser diferente do que a de Jó. Mas, nos agimos como David o qual jejuou pela vida de seu filho fruto de um adultério e após sete dias sem comer e sem tomar água ele sabe que seu filho faleceu (II Sm 12.15). Não se tinha mas nada a ser feito Deus não traria o seu filho de volta. E a ação de David foi mudar suas vestes e ir adorar ao Senhor.

3. Quando a nossa esperança é no futuro.

Hoje muitos de nós não conseguimos compreender o que Deus faz. Ele sempre agirá da melhor forma apesar de nossa dor física as vezes parecer superior e não vamos conseguir suportar. Mas a nossa esperança para quando um ente querido morre em Cristo é a esperança de um dia nós reencontramos novamente nos braços do pai.
 Mas, o melhor da parte de Deus se cumpriu. Cabe a nós termos a fé de que um dia os que dormem no Senhor ressuscitarão e depois nós seremos transformados em um corpo glorioso (I Ts 4.13-15).

Shalom.

3 comentários

Leonardo Feitosa disse...

Muito profundo esse tema,isso faz nos pensarmos mais na nossa existência terrena,faz vermos que essa vida e só a preparação,para uma vida eterna com Deus..

André Vasconcelos disse...

Obrigado Leonardo Feitosa. Ajude a divulgar o blogger pessoas precisam ler a palavra de Deus. O intuito do blog e de levar palavras de edificação as pessoas que precisam.

Johnata Gabriel disse...

Excelente texto. Salomão foi muito sábio a dizer tais coisas.

Tecnologia do Blogger.