Em pé diante do Rei


"E o povo estava em pé de longe. Moisés, porém, se chegou à escuridão, onde Deus estava.Ex. 20:21

      Sempre ouvimos dizer que diante de umaautoridade temos que ter reverencia e uma das melhores formas diante de um reiera se prostrar perante a sua face. Estudando alguns pequenos textos bíblicospodemos observar que em muitos casos era exatamente o oposto que era feito.Homens e mulheres foram chamados para estar na presença do rei, mas não de joelhos,mas sim em pé, na posição firme diante de um Rei que é sobre todos os reis.
      No livro de Êxodovemos Deus chamando o seu povo para estar diante de sua presença (Ex 19.10-15),Ele poderia ter pedido para que todos se prostrassem diante dEle, mas o seupedido foi ao contrário estar em pé diante de mim. O que Deus sempre quis foiter a simples e a mais perfeita comunhão com a sua criação. Seu povo escolhidoo ignorou, não quis escutar a voz de maneira clara e objetiva. 

1 - Rejeição do seu povo escolhido.

      No capítulo 20 de Êxodo vemos a escolha que o povo fez (Ex. 20.18-21), por ter medo da presença de Deus todos eles preferiram escutar a voz de um homem do que diretamente a Deus. Os trovões fizeram com que todos tivessem medo daquele Deus, mas, o que eles poderiam esperar? Ao longo mais de um ano o povo todo viu a grandeza do poder do Deus de Israel dentro do território egípcio. As pragas e a abertura do mar de Junco tudo isso demonstrava como o Deus deles era grande e terrível.
      O povo não ficou com medo da voz de Deus, eles não queriam a intimidade que estava sendo cobradadeles.

2 - O profeta em pé.

       Deus em toda a história da humanidade sempre procurou homens para que fossem sua boca e que através disso o elo perdido através por causa da queda de Adão. Veio Enoque homem que andou com Deus e não foi mais encontrado, Abraão, o amigo de Deus a quem Ele contou seus planos a respeito de Sodoma e Gomorra e outros grandes homens de Deus.
      O que falar de Ezequiel? Um profeta que foi humilhado e perseguido por seus contemporâneos sofreu por amar e ser o porta voz de Deus para o seu povo. Ezequiel combateu grandemente os falsos profetas, que enganavam todo o povo dizendo que haveria paz onde não iria acontecer. O povo sempre ficará do lado daqueles que te dão a esperança de dias melhores e que sua situação vai mudar quando menos se espera. Ezequiel sabia que por causa da sua mensagem contraria as perseguições seriam fortes para com ele, mas, apesar das várias lutas permaneceu firme e constante, pois, sabia de quem era a mensagem. Todo mundo tem chega em um ponto de querer desistir e foi o que aconteceu com o profeta ele pode ter pensado: "Ora, para que falar da palavra de Deus se o povo não me ouve e ainda sofro perseguições por causa disto? "Pode ter sido neste momento em que Deus age de forma sobrenatural e o chama para uma conversa, Deus poderia ter dito para Ezequielti põe de joelhos, mas foi diferente "Fica de pé que eu falareicontigo" (Ez 2.1-2).
      Estar de pé significaestar apto e pronto para enfrentar todas as diversidades que possam noscombater. Estar de pé demonstra que estamos dispostos a querer mudar a nossasituação e não nos conformar com o estado em que vivemos.

3 - Quando o rei não nos chama.

      Nem sempre o rei noschama, mas precisamos desesperado estar diante de sua presença. Isso aconteceucom Hadassa ela precisava falar com o rei sua vida dependia dessa pequenaatenção. Sua posição era muito boa na corte Assíria era a rainha, mas, mesmotendo esse cargo era necessário que o rei a chamasse. Ester não pensou duasvezes em estar diante do rei mesmo correndo o risco de morrer (Et 4.11, 14). Searriscou para salvar a sua vida e a vida de seus conterrâneos, Ester precisavada aprovação do rei Assuero, para poder levar sua petição diante dele. No livro de Ester (Et 5.1-3) lemos o desfecho do pedido de Ester para o com o rei. Ao tocar na ponta doCetro sua vida foi salva da sentença de morte.


Conclusão.

      Homens e mulheressempre se puseram diante de reis e de governadores. Mas, como estar diante damaior autoridade existente? Será que devemos estar de joelhos diante de um Deusque nos ama e nos abençoa? Ou em pé, aposto para as novas ordens que Ele nosmandar fazer?
O mais importante é de joelhos, prostradosou até mesmo em pé possamos estar diante da presença dEle, pois, Ele é a nossaFortaleza.

Shalom

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.