Risco de contaminacao



"Aquele a quem pertencer a casa virá e informará ao sacerdote, dizendo: Parece-me que há como que praga em minha casa." Lv.14: 35.


      Temos no livro de Levítico certas orientações acerca da limpeza ou pureza do corpo, leis que tratavam do cuidado com o corpo e de doenças que produziam algum tipo de excreção no corpo. Deus em sua infinita sabedoria não somente desejava que o povo dEle conhece suas leis para andar em segurança mas também queria garantir que nenhuma espécie de pragas ou doença se espalhassem no meio do Seu povo.

      Não era simplesmente uma questão de segurança biológica , o Senhor queria eliminar os riscos de contaminação tanto físicos como espirituais, o dever de não andar nos costumes de outros povos e culturas pagãs (Lv 20.23), a busca por viver em santidade (Lv 20.26), porém curiosamente observamos que a partir do capítulo 14  versículo 35 em diante vemos a lei acerca de lepra (ou mofo) numa casa , a casa biblicamente diz respeito a família , clã ou classe a qual pertencemos (Js. 24.15) , espiritualmente a casa representa o santuário do Espírito (1Co.6:19) , e que o Pai anela por habitar em cada um dos Seus (2 Co.16.18).
     Diante de tais esclarecimentos sabemos que tanto físico como espiritualmente corremos os riscos de sermos contaminados com as impurezas desse mundo , imoralidade, violência, toda a forma de injustiça e falta de amor a Deus e ao próximo podem ser a causa de maldição dentro de uma casa. 
No entanto sempre há uma saída,  o primeiro passo a ser dado é  reconhecer quando estamos contaminados , o reconhecimento de nossos pecados já é o indício de que a mudança ou limpeza se faz necessária em nossas vidas , o segundo passo é a atitude que temos que tomar de levar ao conhecimento do sacerdote (Lv.14:35) , somente quando temos a humildade de apresentarmos nossas falhas diante do sacerdote (Jesus) , o único que pode nos avaliar e nos limpar de todas as impurezas.

 Em Lc.5:12 nos deparamos com um leproso que prostou-se aos pés de Jesus desejando ser purificado e Jesus o curou de sua doença, "Quero fica limpo!" disse Jesus. A vontade do Pai através de Jesus é que todos nós sejamos limpos de nossos pecados para vivermos em santidade. 
Sabemos que não é tão fácil como parece, principalmente quando a mente está completamente contaminada com  o pecado , é necessário que muitos conceitos e sofismas sejam quebrados para que haja cura , padrões de pensamentos que presumimos ser corretos aos nossos olhos , mas que aos olhos de Deus está completamente errado. Como em Lv.14:35 é imprescindível a avaliação do sacerdote , para que as velhas estruturas de pensamento  sejam quebradas as paredes de nossa consciência sejam limpas das iniquidades , mas nem todos temos coragem de encarar nossos pecados , nossos medos , nossos traumas , e decepções do passado,  por vezes nossos pecados ocultod acabam até afetando nosso corpo*(Sl.32:3). Nem sempre temos a coragem e a humildade que o leproso teve ao chegar perto de Jesus, muitas vezes somos como o paralítico de Carfanaum  *(Lc.5:17-26) , incapazes de nos movermos diante do peso de nossas falhas , incapazes reconhecer que precisamos do perdão de Deus para nos curar , dói, sangra , mas é necessário primeiramente a cura interior para que haja cura exterior.


 Se Jesus não mexer nas nossas estruturas mais profundas jamais seremos limpos de todas influências que contaminam , somente a palavra é capaz de nos lavar *(Ef.5:26) , somente o Espírito Santo agindo dentro do mais profundo do nosso ser pode reconhecer que precisamos de uma  reestruturação do nosso caráter. A cura e limpeza exteriores são consequência daquilo que Deus faz no nosso íntimo por isso necessitamos de perdão e limpeza em nossa consciência, ações que somente Jesus , nosso sumo sacerdote pode realizar.

Deus abençoe a todos.


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.