Você é seguidor?

"Enquanto caminhavam, um homem lhe disse: ‘Senhor, seguir-te-ei para onde quer que vás’. Lc 9.57
Somos chamados para sermos servos de Cristo e seus seguidores. O apóstolo Paulo se coloca como sendo um firme seguidor de Cristo, o qual não tinha do que se envergonhar do evangelho (Rm 1.16). O evangelho de Lucas nos dá três exemplos clássicos de pessoas que não seguem a Cristo. E os seus principais motivos.

1. O que se preocupa com a casa.


Em Lc 9.58 Jesus responde ao escriba ou simplesmente ao homem que disse que o seguiria é que ele não tinha onde descansar. Julgamos muito o fato de Jesus ter feita a comparação  com dois animais a raposa e os pássaros. Ora simplesmente eles estão bem protegidos de seus inimigos e seguem diretamente aos seus lares quando se aproxima a noite. Em lugares onde se tem um número grande de pássaros podemos notar que durante o anoitecer os pássaros procuram os seus abrigos para se acalmarem e estarem protegido dos perigos da noite. O escriba estava acostumado com o conforto de sua casa, se fosse nos dias de hoje ele não queria trocar o seu ar condicionado ou o seu aquecedor para passar calor ou frio em qualquer lugar.
O que falar de Jacó que passou noite em claro deitado no chão com a cabeça em cima de uma pedra e pode contemplar a maravilha do trono de Deus e seus anjo subindo e descendo na cidade de Betel (Gn 28.10-18). Após a maravilhosa visão reconheceu que Deus estaria em sua jornada para lhe proteger e edificou ali uma coluna e fez um voto ao Senhor o que cumpriu na volta. E Marta mulher ocupada com os afazeres domésticos e criticava sua irmã que estava aos pés de Jesus escutando suas palavras e seus ensinamentos (Lc 10.38-42). Precisamos mudar o nosso foco queremos o conforto de nossos lares enquanto fomos chamados para estarmos fora de casa buscando pessoas para o reino de Deus.

2 O que se preocupa com os mortos.

A perda de um parente e doloroso para todo. Jesus não era contra o sentimento de luto. Mas se faz necessário estar diante das nossas escolhas e deixarmos nossos sofrimentos para trás e prosseguir em frente. Jesus passaria por isso em sua última semana na terra. Ao saber da notícia que Lázaro estava doente Jesus prefere continuar fazendo a vontade do Pai e aquilo que ele fora enviado a fazer. O Livro de João nos diz no capítulo 11 que somente após quatro dias após a morte de seu amigo ele foi até a sua cidade (Jo 11.11,14-15). Sem dúvida uma das poucas passagens que demonstra o lado humano de Jesus, o qual esquecemos muitas vezes. João narra que a vida de seu amigo era importante para ele, mas, as vidas que precisavam escutar e ver que a salvação de Deus já havia chegado a terra era maior.
É isso que Jesus se referiu a pessoa que ele chamou a segui-lo. Ora a resposta deixa enterrar o meu parente morto. Não podia ser feito mas nada além a não ser esperar pelo dia do juízo (Hb 9.27). Quando se trata de família e difícil tomamos nossas decisões primeiramente ficamos preocupados com nossos filhos e entes queridos e isso nos leva ao terceiro exemplo. 

3. O que coloca a família em primeiro lugar

Pode parecer uma contradição com os ensinamentos de Paulo, Mas, Jesus em muitos momentos deixou sua família para cuidar da obra de Deus (Mt 12. 46-50). O que me leva a vida de seus discípulos que largaram tudo por amor a obra de Deus. Pedro, e seus amigos pescadores deixaram seus afazeres para viver uma vida que eles não tinham a consciência de como seria Mt 19.27, mostrar o amor de Pedro pela vida que ele escolheu viver durante os 3 anos e meio que Jesus passou na terra e pela missão que ele levaria durante toda sua vida.
Pedro optou por amar uma outra família, o qual ele teria irmãos adotivos de todos os cantos do mundo e todas as épocas. Somos levados a escolha de não perder a nossa família e sim de ganharmos uma família muito maior por causa de nossa missão e propósito que nos fora entregue.

Shalom Lekulam

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.