Qual o seu espinho?

“E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo.” II Co 12.9
Às vezes temos medo de mostrar as nossas fraquezas e falta de forças perante situações que passamos
lutas, dificuldades, perseguições, prisões, doenças e outros mais problemas que podemos viver e ver
outras pessoas passando e sofrendo. Eu me lembrei esses dias desse versículo que muitos falam, mas,
quando se é necessário não se põe em prática. Estando um hospital pronto-socorro vivenciando
sofrimento e a dor do próximo e muitas vezes o descaso de parte de muitos que estão ali para ajudá-los
Paulo vivenciou um momento parecido com esse de doença, ou outro problema que não sabemos
ao certo que é. Mas, é em casos especiais que precisamos  escutar a voz de Deus e pararmos para
entender.
Paulo era uma pessoa comum como nós sofredores de dores, desejos, fome, sede, às vezes agia por
impulso e pagava o preço pelas suas ações. E dentro desse grande homem que nos dá mais uma bela
lição de vida. O capítulo relata a história de um homem que subiu até o terceiro céu, morada de Deus, e
mesmo assim, não conseguia libertar de suas dores e limitações.

  1. UM ESPINHO QUE NINGUÉM SABE.


O versículo sete do mesmo capítulo do texto tema (II Co 12.7), nós diz que ele recebeu um espinho na
carne, o qual, orou a Deus para que o tirasse e Deus não escutou a sua oração. Teólogos vão dizer
diversas coisas que poderiam ser esse espinho, mas todos eles seriam apenas especulações. Não
somente os teólogos, mas às mais diferentes versões vão dar um significado diferente ao texto. O que
seria esse espinho? A primeira que os estudiosos afirmam que seria as provações do ministério
eclesiástico de Paulo. As prisões, sofrimentos, açoites e outros mais. Paulo e Silas estavam presos após
serem tidos como quase mortos, mas, eles estavam louvando a Deus a meia-noite e as portas da cadeia
se abriu pela graça de Deus.
A segunda teoria seria a visão que Paulo estava perdendo com o passar dos anos. Mas, o que seria um
pequeno problema de visão para um homem que contemplou o céu dos céus? Como aquela visão
gloriosa acarretaria uma perda a tal ponto de um espinho. A minha vontade é poder ter essa
experiência que Paulo teve. Quem me dera conseguisse chegar a ter a mesma visão que o apóstolo
Paulo. Não iria querer ver mais nada a não ser lembrar aquilo que eu presenciara. Ao procurar mais
informações sobre o texto dentro dos escritos mais antigos me deparei com a versão da vulgatta (latim),
as palavras que foram traduzidas como espinho pelas demais línguas, ali estava como “stimulus carnis”
um desejo carnal, ou um sentimento. E dentro desse ponto que podemos observar que Paulo tinha suas
fraquezas em todas as suas áreas de vida.
Com toda a certeza, Paulo poderia ter problemas em seu trabalho, problemas financeiros para dizer que
sabia enfrentar qualquer adversidade (Fl 4.12). Paulo sabia que sua doença debilitada poderia atrapalhar
a seu ministério, mas a sua vida não era importante para ele (Fl 1.21-24). E sabia que tudo que ele
passasse a recompensa maior estaria o aguardando (II Tm 4.7-8). Nada separaria Paulo do amor de
Cristo e nada o afetaria em sua confiança no Senhor.

  1. A GRAÇA QUE TE BASTA.


O desejo de Paulo era ficar curado de suas dores e tormentos sim, é natural de um homem querer ficar
são, mas, quando Deus diz que a graça é o suficiente cabe a aceitarmos e reconhecermos a nossa
insignificância diante de Deus. A palavra graça é Charis (rraris), O qual podemos interpretar como aquilo
que te dar alegria, prazer, doçura, bondade de Deus. A palavra é muito mais que um favor imerecido, o
qual é o significado da palavra em português? E com esse conhecimento que pergunto o que lhe dá
alegria? Será que tendo a sua saúde e dinheiro no bolso trará a sua alegria e sua paz? Ou qual o seu
prazer? Estar rodeados de amigos, mulheres, jogando conversa fora pelas ruas da cidade onde moras?
Ou tem outra importância para você?
Para Paulo a graça era mais além dentro da peshitta siríaca a palavra graça está traduzida como
“Chesed” (rresed), a qual, podemos interpretá-la como amor, bondade, misericórdia. Que maravilha!
Um Deus dizendo para o seu servo. Olha Paulo “o meu amor, a minha misericórdia, a minha bondade,
o que te dá alegria a bondade de Deus” te basta. Porque nós às vezes esquecemos desta passagem.
Hoje mais uma vez. Deus está nos dizendo a minha graça te basta.

Shalom Lekulam. (Paz a todos)

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.