O samaritano


Uma parábola bem conhecida de.todos que já foram um dia para a igreja. O bom samaritano, mas será que ele era realmente bom? O livro de Lucas relata essa passagem e o ensinamento de Jesus. Existem quatro pessoas envolvidas as quais são representantes grandes áreas atuais que estão diretamente envolvidos no meio cristão.
O texto apresenta o sacerdote, o levita, o samaritano e o moribundo ou o ferido. Sabendo a origem dos três primeiros, mas, não diz a origem do quarto e nesse ponto que entraremos nas suposições para alimentar o nosso texto e a nossa visão e entendimento sobre o texto.


1. O moribundo.


Não diz a sua linhagem, mas ele estava saindo de Jerusalém e indo à Samaria. Vamos trabalhar com duas posições bem distintas para ele e depois aplicar dentro do contexto dos outros três e compreender onde estamos errando. A primeira sugestão que podemos acreditar e que ele seja judeu, morador de Jerusalém ou de alguma cidade próxima. Ao ser judeus ele tinha que ser ajudado e socorrido pelos seus irmãos, os judeus, a observação da lei mosaica nos mostra isto dentro da Torah. Mas, o direito que fora negado a ele pelos seus irmãos que passaram pelo local e deixado para morrer pelo seu inimigo.
A outra sugestão é que ele seria um samaritano. O homem que era odiado pelos judeus pelo fator histórico da formação da Judeia. Com essa visão veria que a linha de pensamento seguiu uma ordem comum das coisas, mas, a bíblia deixa para a nossa interpretação a naturalidade daquele homem.


2. Os judeus (o sistema religioso).


Existem duas pessoas das quatro que são judeus, o sacerdote e o levita. Todos eles fazem parte do sistema religioso dos judeus. O primeiro é o sacerdote, que era responsável por toda a cerimônia judaica a Deus estava diante do altar responsável de organizar e ensinar a leis ao povo. O sacerdote tinha a obrigação de ter ajudado aquele homem no meio do caminho. Estava dentro da lei que ele ensinava aos seus compatriotas, mas, aquela situação foi ao contrário. Talvez por medo de ficar impuro, pois, o sacerdote não podia pegar em corpo morto. Então julgou que aquele homem não teria esperança de sobreviver aquele ataque. O segundo é o levita, assim como o primeiro era descendente da tribo de Levi. Responsável por ajudar o sacerdote naquilo que era necessário no templo e para com o povo. Não tinha sobre a vida dele nenhuma lei que proibisse eles de ajudar o próximo por causa de algum morto. Mas, ao negar ajuda ele simplesmente faz o descaso daquela situação.
Agora observem comigo não sabemos a origem do homem na estrada a não ser supor que ele seria judeu ou samaritano. O primeiro tópico abordamos a condição dele, agora as ações dos viajantes no mesmo caminho. O sacerdote e o levita teriam o dever de ajudá-lo se ele fosse um judeu. Se não fosse a Torah também mostrava que eles deveriam ajudar a um estrangeiro. Suas ações foram contrárias aos seus ensinamentos que propagavam ao povo. Assim, muitos cristãos de hoje agem da mesma forma que os religiosos. São levados pelo preconceito de ajudar somente aqueles que professam a mesma fé e negam o ensinamento de Cristo. Agora sempre as mensagens interpretam o nosso outro personagem como sendo o exemplo de cristão a ser imitado.


3. O samaritano.


Agora vamos observar a vida do quarto personagem que passou pelo caminho. Ele era um samaritano, natural da cidade de Samaria ou da região de Samaria, antigo reino do norte. Após a derrubada do reino de Israel pelos assírios, era costume os reis que conquistaram o reino inimigo levar outros povos para aquele lugar (II Cr 17.1-5). É certo que ficou alguns remanescentes israelitas em Samaria, mas na maioria eram povos pagãos. Após a volta do exílio de Babilônia, os samaritanos se tornam contra os judeus e tentam impedir a construção do templo e dos muros de Jerusalém. O nível de situação entre os povos era de  hostilidade. Ao ponto de não poderem falar com os outros, a exemplo o caso da mulher samaritana.
Aquele samaritano não ligou para a origem do homem se ele era judeu ou samaritano. Mas, esteve pronto para ajudar e estender o braço para ele. A bíblia diz que ele limpou as suas feridas e cuidou dele e pagou às suas despesas e agiu de misericórdia para com moribundo. Assim, é o não cristão ao ver pessoas necessitadas estendem o braço e ajudam famílias que eles nem conhecem sem querer nada em troca. Até mesmo os nossos irmãos que estão passando por necessidade. Negamos às vezes o nosso dever de ajudar o próximo por causa de um orgulho, de julgarmos que somos melhores que aqueles que estão passando por dificuldades. Muitas vezes agimos como os amigos de Jó, que ao invés de ajudar acusam cada vez mais.


O que ti levas a separar as pessoas? Será que não sabe que o ide de Cristo também é ajudar ao próximo? Quando vamos deixar o nosso ego de lado e praticar as boas novas para com todos? Que Deus nos abençoe e tenha misericórdia de nossas vidas!


Shalom lekulam

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.