Marchem


"Disse então o Senhor a Moisés: "Por que você está clamando a mim? Diga aos israelitas que sigam avante." - Exodo 14:15

Uma situação inesperada alcança o povo de Israel. Seu inimigo volta a estar no seu encontro e Israel fica cercado pelo mar e as montanhas. O povo não vê saída para a sua situação e percebe que ele irá perecer. Tudo que Deus fez no Egito é esquecido e a falta de fé e de confiança no livramento vem atona.
A única solução é recorrer ao seu líder, Moisés, o qual se vê de mãos atadas sem nada poder fazer. No texto base podemos observar quatro verbos no versículo. Os quais vamos comentar sobre eles.

1 Clamar

O verbo clamar diz que devemos procurar ajuda pedir por socorro. Mas voltando dentro do hebraico a palavra aqui é "Tsaaq"  צעק אלי: clama a Deus. O verbo diz a forma do clamor dos filhos de Israel. O verbo pode ser traduzido por gritar, bradar, falar em alto som. Desespero tomou conta da vida de Moisés, a situação era de extrema calamidade e de urgência. Quando a esperança humana acaba o que resta e clamar e clamar e demonstrar o seu desespero para alguém. Um ato de pedir ajuda a espera de uma ordenança para seguir.

2. Dizer

Dividiremos em duas ações ou em duas palavras distintas dentro dos manuscritos. A primeira e "Amar" ואמר יהוה: E disse Deus; a expressão é falar, dizer, pensar. Três verbos que no português nos dá ações e acessos distintos a uma ordem do Senhor. A segunda é "Davar" דבר נני ישראל: diga aos filhos de Israel. A segunda tem seu significado de palavra, mandamentos, ordenação e uma ação para sair de algo. A palavra nos leva a um ponto de ação que nos conclama para mudar de estado. O povo precisava de uma ação direta vinda do alto e mais uma ordenança que o Senhor deu ao seu povo.
Tudo tem que partir de uma ação direta quando estamos em situação de risco ou em apuros nós sempre iremos precisar de uma ação direta e de uma ordenação a seguir.

3. Marchar

O quarto e o último e o que mais se prega se comenta em sermões expositivos pelas igrejas. A palavra é "Nasa" נסה. Nos escritos esta ויסו (marchem). O que nos manda a avançar, está pronto para a partida. Sim uma ordem que tinha uma ação. Avançar mesmo que parecesse impossível a saída a ordem era ir para frente. E estar pronto para que Deus agisse diante de seus olhos. Usando somente a fé em Deus o povo teria escape através de seu avanço diante das dificuldades postas em sua frente. 
Avance, conquiste e marche. Ordem dada a Moisés que se faz presente em nossas vidas. Diga ao povo que a salvação vem e que não precisa chorar apenas marche e conquiste aquilo que Deus preparou.

Shalom.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.