O ungido do Senhor

“Não toqueis em meus ungidos, não maltrateis meus profetas!” Sl 105.15


Sem dúvida é uma frase usada por muitos líderes religiosos ou seguidores fiéis de determinados líderes. Mas, o que é ser ungido do Senhor? Dentro das páginas sagradas só existe três tipos de unção. O leproso após a sua cura (Lv 14.26-32); O sumo sacerdote (Êx 29) e a unção sobre rei (I Sm 16.12). Não existe outro tipo de pessoas que foram ungidas ou que era para ser ungidas nas páginas sagradas. Mas quem seriam os ungidos do Senhor e porque não tocá-los.


1- Os ungidos.


Dos três tipos de unção dentro da bíblia duas deles era para cumprir cargos importantes no governo de Israel. O Sacerdote, que representava todo o poder divino e a representação de Deus ao povo e o rei que era autoridade civil, militar e política de toda a nação. Apenas essas duas pessoas eram ungidas para fins definitivos já que, as duas funções eram para cargos vitalícios (até a sua morte). Vejamos agora a passagem de Davi (I Sm 26.11) ele sabia que sobre a vida Saul havia sido derramado o óleo da consagração o qual dava o direito a ele de ser um escolhido de Deus ou um enviado de Deus para os homens. 
Mas de onde vem esta palavra “ungido” o que ela significa? Vamos para os texto dentro do original hebraico vou colocar o transliterado aqui:
“Al tiguehu beMishihay velibiay al tareu”
A palavra que está grifada (Mishihay) se origina da palavra Mashiach  (Messias) conhecido como enviado. Então eram pessoas que Deus enviara a terra para funções determinadas. Interessante é que essa palavra é atribuída em sua forma original a duas pessoas no velho testamento. Primeiramente a Ciro, o libertador de Israel do cativeiro (Is 45.1) e a Jesus o Massiach prometido.


2. O Cristo.


Ainda dentro do texto de Is 45.1 ao pegarmos a versão da septuaginta (tradução dos escritos da tanach para o grego) a mesma palavra ungido está escrito como χριστω (Cristo). Logo, esta palavra podemos relacionar diretamente com Cristo Jesus nosso salvador e enviado de Deus aos homens. Muitos dizem para nós não tocarmos nós ungidos de Senhor nós dias de hoje, mas, em nenhuma passagem dentro do novo testamento vemos um discípulo sendo ungido com óleo para ser enviado a missão. E sim vemos eles recebendo oração com imposição de mãos para que Deus abençoe eles em sua jornada (At 13.2-3). De nenhuma forma analisamos que eles se intitulam como ungidos (cristos) do Senhor, mas, como enviados.
Mas em Mt 24.5 nós diz que surgiram falsos cristos (ungidos), que enganaram o povo e farão grandes milagres e enganarão até mesmo os escolhidos. Então sou profeta do Senhor e não pode me tocar ou fazer mal a mim. E ainda tem esse pequeno detalhe mas as ´páginas sagradas nós diz outras coisa a respeito dos profetas.


3. Os profetas


Muitos os dias de hoje se intitulam profetas do Senhor, mensageiros de Deus ao povo para exortar a igreja e levar a palavra. Eu creio no dom de profecia, a qual Deus dá às pessoas que ele quer e para fazer a sua vontade. Mas o que Jesus falou sobre os profetas? No livro de Lucas nos diz: “A Lei e os Profetas profetizaram até João. Dessa época em diante estão sendo pregadas as Boas Novas do Reino de Deus, e todos tentam conquistar sua entrada no Reino.” (Lc 16.16). Ora o ministério profético teve seu fim sua importância era anunciar a chegada de Cristo para os Judeus e o último foi João Batista.
Porque querer fazer uso de títulos que já não se tem utilidade? Será que é preciso voltar para o básico? Porque, o ensino atual desvirtuou por completo o nosso entendimento? Voltemos ao evangelho, vivamos a simplicidade e viver ele da forma mais pura e simples como ele é.


Shalom Lekulam.

(Paz a todos).

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.