A certeza da salvação





Como é que os cristãos podem ter certeza de que Cristo realmente os salvou e de que eles estão andando em comunhão diária com Ele? João propõe uma lista de perguntas para ajudar-nos a determinar tanto a nossa filiação como o nosso grau de comunhão [com Cristo].
A. Eu conduzo minha vida aqui na terra com o arrebatamento em vista? (1 Jo 3.3).
B. Eu vivo continuamente no pecado?  (1 Jo 3.6,9; 5.18).
  Esses versículos não ensinam a perfeição impecável. Os verbos gregos estão todos no presente, referindo-se à prática constante do pecado. Portanto, embora os cristãos não sejam impecáveis, João afirma que eles deveriam pecar menos.
C. Eu odeio meu irmão espiritual (1 Jo 4.20).
D. Eu desejo ajudar o meu irmão? (1 Jo 3.17).
E. Eu realmente amo o meu irmão?  (1 Jo 4.7,21). Aqui, João está referindo-se ao amor verdadeiro! O amor bíblico pode ser definido como "uma preocupação Altruísta pelo bem-estar do outro".
F. Eu realmente amo a Deus?  (1 Jo 5.2).
G. Eu vivo em concordância com os demais servos de Deus? (1 Jo 4.6).
H. Eu sou constantemente atormentado pelo medo?  (1 Jo 4.18).
I. Eu sou capaz de vencer o mundo?  (1 Jo 5.4).
J. Eu consigo reconhecer as falsas doutrinas quando elas surgem diante de mim ? (1 Jo 4.1-3).
K. Eu creio na divindade de Cristo? (1 Jo 4.15; 5.1).
L. Eu creio na obra de Cristo? (1 Jo 5.13,20).
 Esse, portanto, é o teste de 12 perguntas proposto por João. Se alguém não passar no teste, duas conclusões são possíveis:
 1. Eu não sou filho de Deus.
 2. Eu preciso ler mais a palavra, orar mais e crescer mais na graça, servindo ao Mestre.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.