Qual será o futuro?

 “... Esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante." Fp 3.13


        Mais um ano chega ao seu final, e um novo ano se inicia. Para muitos 2020 foi um ano de muita luta, perdas, sofrimento, um ano sem esperança. A pandemia do Covid-19 pegou todo o mundo desprevenido causando pavor e medo em todos. Ao analisarmos a historia da humanidade houve diversas pandemias grandes e mais letais que a de 2020. Mas, nenhuma delas provocaram tantas mudanças no comportamento da sociedade.
        Igrejas fechadas, o evangelho sendo pregado ou difundido através das redes sociais um grande avanço para a sociedade cristã. As religiões como  um todo tiveram que rever suas crenças e pensamentos e buscarem se unir para que as suas rezas e orações pudessem ajudar o povo. Se eu pudesse resumir esse ano em uma palavra de força esta palavra seria fé.

1 - A fé em um novo ano

    O que é fé? Uma definição a qual eu aprendi quando ainda era criança com meu tio. Me faz entender e me levar a compreensão de sua importância. No  livro de Hebreus (Hb 11.1) vemos o melhor conceito de fé.  "Agora, fé é confiança no que esperamos e certeza sobre o que não vemos." . É justamente o que nós precisamos ter nos momentos de crises e de aflições. Aprofundando mais no teor da palavra podemos observar que ela tem muitos conceitos interessantes que aos poucos exporei no texto. 
        O primeiro que me chamou a atenção está relacionado a sua origem. Alguns acreditam que ela seja de origem francesa, o qual tem o seu significado de "dar importância". Nas línguas mais antigas como o latim vamos encontrar a palavra "fidelita" o que significa "adesão". Segundo o site gramatica.net.br a mesma palavra derivou uma palavra de sua importância para quem tem fé ou quem crerem algo. A palavra "fidelis" o que deu origem a palavra fiel. A fé não e somente uma crença relacionada em fatos que ainda irão acontecer ou aquilo que se espera. Ela está diretamente relacionada com aquilo que você tem como sendo verdadeiro e que seja digno de sua confiança.
        Mas, como o texto de hebreus foi encontrar no grego examinando o versículo encontraremos a palavra "PISTIS" a qual tem a sua raiz em "peitho" que significa "persuadir ou ser persuadido" então assim a fé pode ser considerada uma persuasão divina que é gerada no homem para que ele creia em Deus e em suas promessas sendo como verdadeiras. Há de observar que a fé é nada mais que crença moral de  que se tem em algo.

2 - As coisas que para trás ficam.

        Quando eu decidi escrever sobre o que seria do futuro ou o que esperar me deparei com essa passagem do apostolo Paulo. Poucas vezes, fugirei do contexto do texto ou a importância bíblica para o mesmo. Mas, hoje é uma data especial. 2020 daqui a poucas horas vai ser deixado para trás e vai ficar na memória de muitos. Mas, de nenhuma maneira podemos viver na dependência dos fatos ocorridos. Ano difícil ele foi mas, também tivemos os nossos momentos de alegrias e vitórias. Um tempo onde mais de hum milhão de pessoas morrem por causa de uma única doença. E que o pânico possa ser esquecido e tenhamos que nos adaptar com o "novo normal". Onde a nossa missão continua sendo a mesma. Muitos esqueceram do que realmente é importante para nós. Muitos abdicaram da sua fé por motivos diversos. Esqueceram de olhar para o alto (Sl 121.1) e assim, por causa das circunstâncias posta perderam o pouco de fé que tinham e a esperança de sua solução.

3 - Avanço para o que está adiante.

        Não tem como dizer que vai terminar que pessoas não perderão mais as suas vidas. Mas, eu sei que temos que olhar para o que está adiante. E prosseguir para o alvo (Fl 3.14). Foi um ano para que nos perguntássemos "Onde está Deus?" Eu posso afirmar com toda a fé que eu tenho. Ele está nos protegendo e olhando por nós durante esses dias difíceis.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.